Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Programa Notifica reforça ações de vigilância epidemiológica no HSP/HU Unifesp

Publicado: Terça, 18 de Janeiro de 2022, 11h46 | Última atualização em Quinta, 20 de Janeiro de 2022, 09h29 | Acessos: 35376

Atividades de extensão possibilitam a prática dos conhecimentos teóricos e contribuem no acompanhamento de doenças no âmbito hospitalar

 

Por Paula Garcia

PORTAL programa notifica
Foto: Alex Reipert

No Brasil, a vigilância epidemiológica hospitalar é uma das mais antigas estratégias de monitoramento da saúde da população. É por meio deste trabalho que são geradas as informações essenciais para subsidiar a implementação de ações de promoção à saúde e prevenção de doenças. A participação ativa dos hospitais nesse processo é fundamental e ocorre por meio dos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE).

Diante do cenário pandêmico da covid-19 e o aumento dos desafios encontrados nesta área de atuação, o NHE do Hospital São Paulo (HSP/HU Unifesp), em conjunto com professores do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) e da Escola Paulista de Enfermagem (EPE/Unifesp), identificou a necessidade da criação de um programa de extensão, visando promover atividades de caráter formativo e congregar esforços e projetos, com objetivo final de fortalecer as ações de vigilância epidemiológica no âmbito hospitalar.

Com isso, nasce em agosto de 2021 o Programa Notifica, que tem promovido atividades contínuas de extensão para que estudantes possam aprender na prática como realizar a investigação clínica e epidemiologica de casos de agravo ou doença de notificação compulsória, com base em critérios técnicos e fluxogramas já pré-estabelecidos, colaborando também na análise de dados e divulgação das informações à comunidade.

“A participação neste processo é elemento fundamental na formação acadêmica, uma vez que possibilita o aprofundamento dos conhecimentos teórico-práticos e aproxima os(as) estudantes da comunidade. A experiência de investigar clínica e epidemiologicamente um caso de agravo ou doença de notificação compulsória permite um maior entendimento acerca do contexto do indivíduo afetado e dos determinantes sociais de saúde”, explica Thais Claudia Roma de Oliveira Konstantyner, coordenadora do programa e docente do Departamento de Medicina Preventiva da EPM/Unifesp.

Projeto Notifica Covid-19

Um dos projetos desenvolvido pelo programa é o Notifica Covid-19, que conta com a participação de estudantes de graduação dos cursos de Enfermagem, Medicina e Tecnologia da Informação, além de profissionais e docentes de várias áreas da saúde. Seu objetivo foi investigar os casos de síndrome gripal suspeitos de covid-19 atendidos pelo Hospital São Paulo em 2020, e está sob a coordenação de Carla Gianna Luppi, docente do Departamento de Medicina Preventiva.

“Devido ao grande número de atendimentos, a notificação destes casos estava atrasada. Ao todo, foram notificados pelo projeto 3.277 casos de síndrome gripal. Todos(as) os(as) estudantes foram treinados(as), supervisionados(as) e realizaram as atividades de forma remota. A notificação destes casos permitiu a avaliação do perfil dos(as) pacientes que evoluíram com quadros mais leves e sem internação”, conta Konstantyner.

Futuramente também se pretende desenvolver projetos de extensão voltados à Vigilância Epidemiológica da Tuberculose, Vigilância Sindrômica e Informatização na Saúde.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil

Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...

Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil

Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...

Fim do conteúdo da página