Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Afasia: saiba mais sobre a condição neurológica que afeta a comunicação

Publicado: Quinta, 29 de Junho de 2023, 10h20 | Última atualização em Segunda, 04 de Setembro de 2023, 15h49 | Acessos: 12622

O acidente vascular cerebral é a causa mais comum para a afasia

Clique acima para ouvir o conteúdo deste artigo.

A afasia é um distúrbio de linguagem que decorre de uma lesão no Sistema Nervoso Central (SNC). Entre as causas mais comuns estão o acidente vascular cerebral (AVC), algumas doenças neurodegenerativas, os tumores cerebrais, encefalites, os traumatismos cranioencefálicos (TCEs), entre outras. Há diversos tipos de afasia e há grande variabilidade clínica quanto à gravidade.

 afasia cerebro

 A afasia é decorrente de danos nas áreas do cérebro que afetam a linguagem. Imagem: Shutterstock

 

As alterações de linguagem impactam a vida do indivíduo, uma vez que geram dificuldades em todas as atividades que envolvem a comunicação. Um indivíduo com afasia pode apresentar dificuldades para compreender e expressar-se pela fala, para ler e escrever, entre outras. Todo paciente, independentemente da gravidade inicial do quadro, deve ser exposto à terapia fonoaudiológica.

A eficácia do tratamento depende de inúmeras variáveis, tais como: etiologia, gravidade inicial do quadro, área e extensão da lesão cerebral, perfil sociodemográfico prévio do paciente (incluindo hábitos de leitura e de escrita), entre outras, mas, independentemente de como essas variáveis
possam interferir no tratamento, o que já se sabe é que, quanto mais rápido e intensivo for o início do tratamento, maior a sua eficácia.

 

fonoaudiologia e afasia

Terapia fonoaudiológica Imagem: Shutterstock

 

A terapia depende de um diagnóstico extremamente complexo e detalhado que busque identificar todos os processamentos linguísticos deficitários após a lesão. Os testes padronizados, elaborados para este fim, têm extrema importância para a identificação das alterações e para a análise acerca da resposta do paciente ao tratamento. É apenas com um diagnóstico preciso que é possível realizar o planejamento terapêutico adequado para cada caso. Em casos de afasia por lesão aguda, a terapia deve ter como principal objetivo a estimulação dos processamentos linguísticos alterados e retorno da função. No entanto, mesmo que a terapia comece na fase crônica, é possível investir em metodologias de melhora ou compensação dos déficits. 

 

avc e afasia

O AVC é a etiologia mais comum para a afasia. Imagem: Shutterstock

 

Por fim, é muito importante que, ao perceber sinais de um possível AVC, os pacientes procurem imediatamente um serviço de emergência e ainda, que os pacientes que apresentem fatores de risco para o AVC realizem o acompanhamento e sigam todas as orientações médicas. Por outro lado, caso o início das alterações de linguagem seja insidioso, o primeiro passo é realizar o diagnóstico neurológico. Isso porque, a afasia pode acontecer em quadros neurológicos distintos, portanto, o diagnóstico neurológico é fundamental para o planejamento da reabilitação adequada a cada caso, considerando-se a sua evolução. 

Existem diversas metodologias de tratamento que podem ser utilizadas tanto para os casos agudos como para as afasias que ocorrem em doenças neurodegenerativas. Por isso, a reabilitação é sempre indicada.

 

 

 

karin

Por Karin Zazo Ortiz

Professora Associada do Departamento de Fonoaudiologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp). Outras informações, clique aqui.

 

 

 

 

 

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil

Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...

Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil

Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...

Fim do conteúdo da página