Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Docente da Disciplina de Endocrinologia da EPM/Unifesp toma posse na Academia Nacional de Medicina

Publicado: Sexta, 24 de Novembro de 2017, 10h15 | Última atualização em Segunda, 27 de Julho de 2020, 18h40 | Acessos: 32450

Rui Maciel ocupa a cadeira de número 49, cujo patrono é Enjolras Vampré

O professor da Disciplina de Endocrinologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) - Campus São Paulo Rui Maciel tomou posse como membro titular da Academia Nacional de Medicina (ANM), ocupando a cadeira de número 49. A sessão solene aconteceu na noite de terça-feira, 21 de novembro, na própria sede da academia, situada no Rio de Janeiro.

Rui Maciel ocupa a vaga de Hélcio Alvarenga, professor titular emérito de Neurologia da Escola de Medicina e Cirurgia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. A cadeira de número 49 possui como patrono Enjolras Vampré. A entrega da medalha e do calor acadêmico à Maciel foi feita pelo atual presidente da Academia Nacional de Medicina, Jorge Alberto Costa e Silva. Já o diploma, foi concedido pelo acadêmico José Osmar Medina Pestana, professor da Disciplina de Nefrologia da EPM/Unifesp.

Docente EPM ANM1

Da esquerda para direita: José Osmar Medina Pestana, Jorge Alberto Costa e Silva e Rui Maciel. (Crédito da foto: ANM)

O acadêmico Rubens Belfort Junior, professor do Departamento de Oftalmologia da EPM/Unifesp, saudou e apresentou o novo membro titular. “Meu colega da Escola Paulista de Medicina, desde o primeiro ano, em 1965, e sempre, nesses anos todos, um paradigma de ética, moral e excelência. Trata-se de escolher, aqui, quem, não importa a origem, tenha demonstrado a sua personalidade e, além de igualmente importante, apresentar-se a vontade de continuar lutando pelo aprimoramento médico e social e estabelecer a melhor estratégia para que possamos tornar os nossos ideais em realidade e a melhor medicina sempre acessível a todos os brasileiros. Rui Maciel, analisado detalhadamente pelos acadêmicos nessa casa, terminou por ser aprovado em eleição onde recebeu maciço apoio de todos nós.”

“Estou muito honrado e feliz pela eleição para membro titular da Academia Nacional de Medicina. Agradeço a generosidade dos confrades e confreiras e gostaria de lhes dizer o quanto eu apreciei o processo de eleição, quando eu aproveitei a circunstância magnífica de conhecer pessoalmente profissionais ilustres e receber conselhos e ensinamentos dentro de uma cordialidade extrema. Além de ter sido recebido com fidalguia e atenção, as visitas alargaram-me o espírito, abriram-me perspectivas e adquiri novos amigos e amigas, tenho certeza. Como membro, prometo honrar os ideais da academia e continuar fazendo ações que fortaleçam a prática da medicina”, pontuou Rui Maciel, que, durante seu discurso, realizou um breve histórico sobre os acadêmicos que ocuparam a cadeira de número 49, além de agradecer a muitos colegas.

Docente EPM ANM2

Foto à esquerda: Rui Maciel agradecendo seu padrinho, Rubens Belfort Junior. Foto à direita: O docente Maciel discursando na Academina Nacional de Medicina. (Créditos das fotos: arquivo pessoal)

Emília Sato, diretora da EPM/Unifesp, enalteceu a trajetória acadêmica do professor Rui. "Mesmo após a sua aposentadoria, (Rui) continua exercendo suas atividades de ensino e pesquisa, como professor sênior e orientador em Programas de Pós-Graduação da EPM. Foi uma honra representar a Escola Paulista de Medicina na posse do professor. A Escola sente-se orgulhosa em ter mais um docente como membro desta importante Academia e espera que sua trajetória acadêmica possa servir de exemplo a todos dessa Instituição."

A cerimônia contou com a presença da reitora da Unifesp, Soraya Smaili, docentes, servidores e ex-alunos do professor.

Docente EPM ANM3

Rubens Belfort Junior e Emília Sato prestigiaram o docente. (Crédito da foto: arquivo pessoal)

Veja o evento na íntegra no vídeo disponibilizado pela ANM (clique aqui).

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil

Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...

Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil

Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...

Fim do conteúdo da página