Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Workshop sobre Aleitamento Materno e Desenvolvimento Neurológico Infantil destaca importância das políticas públicas de saúde

Publicado: Terça, 11 de Julho de 2023, 08h49 | Última atualização em Segunda, 31 de Julho de 2023, 10h16 | Acessos: 4721

Evento na Escola Paulista de Enfermagem discute avanços e desafios relacionados ao aleitamento materno e celebra os 20 anos do Centro de Aleitamento Ana Abrão

Clique acima para ouvir o conteúdo deste artigo.

Nos dias 4 e 5 de julho, a Escola Paulista de Enfermagem, da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), sediou o Workshop sobre Aleitamento Materno e Desenvolvimento Neurológico Infantil, com o objetivo principal de discutir a importância da implementação e avaliação de políticas públicas de saúde relacionadas ao título do evento. O encontro, que reuniu profissionais da área, contou com o apoio do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos - NIH (chamada Eunice Kennedy Shriver National Institute of Child Health and Human Development) e teve como destaque a comemoração dos 20 anos do Centro de Aleitamento e Banco de Leite Humano (BLH) da Unifesp.

{gallery cols=4 alignment="center"}CSP/USER/galerias/evento-epe-04072023{/gallery}

Imagens: EPE

A abertura foi marcada por agradecimentos e boas-vindas da organização, incluindo a vice-diretora do campus São Paulo da Unifesp, professora Maria Cristina Gabrielloni, e a diretora da EPE, professora Janine Schirmer. Ambas ressaltaram a relevância do trabalho desenvolvido pela professora Kelly P. Coca, que iniciou o projeto em parceria com pesquisadores, o Dr. Michael Ross e da Dra. Mina Desai da Universidade de Los Angeles, em 2020 e realiza o workshop para discutir a temática e propostas futuras, além do orgulho da escola em ver a pesquisadora evoluir e conquistar reconhecimento internacional ao longo dos anos.

O workshop foi um importante evento que reuniu profissionais e especialistas para discutir a implementação e avaliação de políticas públicas relacionadas ao aleitamento materno e seu impacto no desenvolvimento neurológico da criança. As discussões e resultados apresentados no evento certamente contribuirão para o aprimoramento das práticas e políticas de saúde voltadas para essa temática essencial.

O evento contou com a participação de diversos parceiros e apoiadores, membros da Comissão Organizadora, representantes de universidades e outros profissionais da área da saúde. A palestra inicial foi proferida pela Coordenadora de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente do Ministério da Saúde, Dra. Sônia Venâncio, que abordou a Saúde da Criança no Brasil e sobre o Monitoramento de indicadores do desenvolvimento infantil e a formulação de políticas públicas. Em seguida, o professor parceiro do projeto, Dr. Bernardo Horta, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e coordenador da Área de Saúde Coletiva da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), apresentou uma palestra sobre a situação nutricional das mães e crianças no Brasil.

Durante os debates realizados, foram discutidas questões relacionadas às dificuldades enfrentadas pelas mães obesas no que diz respeito ao aleitamento materno. Estudos estão sendo realizados para oferecer apoio e suporte adequados, abordar estudos de base e de orientação prática. Medidas recomendadas incluem a promoção da autoconfiança materna, o ensinamento sobre posicionamento e pega adequados, a identificação e tratamento de problemas de saúde relacionados à amamentação, além de disponibilizar recursos e informações relevantes.

No primeiro dia contamos com a presença online do Dr. Michael Ross que explanou sobre o impacto da obesidade no neurodesenvolvimento infantil e o conceito DOHaD, além das professoras da Dra. Alexandra Brentani, diretora do Centro de Desenvolvimento Infantil da Faculdade de medicina da Universidade de São Paulo (CEDI-FMUSP), que palestrou sobre a promoção do desenvolvimento neurológico nas áreas sociais, cognitivas e emocionais da criança. A Dra. Maria Paula Albuquerque, Gerente Geral Clínica do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN), que abordou a saúde da criança e as principais estratégias para o desenvolvimento infantil; da Dra. Dayana Rodrigues da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e da Dr. Wolney Conde e Dra. Marly Cardoso da Faculdade de Saúde Pública da USP.

No segundo dia de programação, especialistas em áreas como aleitamento materno e desenvolvimento neurocognitivo, social e emocional na primeira infância apresentaram palestras. A Dra. Elsa Giugliani, professora Titular do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do SuL (UFRGS) destacou a importância do aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida para o desenvolvimento neurológico da criança. A Dr. Maria Teresa Bechere, da USP-SP explanou sobre o programa educacional e ideias de cuidado de saúde para prevenir a obesidade na infância. O Dr. Daniel Fatori, pesquisador do Laboratório de Psicopatologia e Terapêutica Psiquiátrica do HC-FMUSP abordou a intervenção no desenvolvimento neurocognitivo, social e emocional no primeiro ano de vida, ressaltando os benefícios de programas de visitação para mães e crianças em situação de vulnerabilidade.  

20 anos do Centro de Aleitamento Ana Abrão

"O Centro de Aleitamento e BLH da Unifesp continua sendo um centro de excelência no campo do aleitamento materno, contribuindo para a promoção da saúde da mulher e da criança". Kelly Coca

O workshop não se limitou às discussões científicas, também marcou o início da celebração dos 20 anos do Centro de Aleitamento Ana Abrão e BLH, que foi fundado em 2003 pela professora Dra. Ana Cristina Abrão, docente aposentada da EPE/Unifesp. Durante o evento, a coordenadora atual do centro, Dra. Kelly Coca, expressou sua gratidão e apresentou um vídeo retrospectivo das duas décadas de existência do ambulatório. No material exibido, a fundadora do serviço deixou uma mensagem de profunda gratidão pelo impacto positivo que o centro teve e continua tendo na vida das mulheres, crianças, famílias e no apoio à amamentação. Após o vídeo emocionante, Kelly agradeceu a todos os envolvidos, incluindo sua equipe e parceiros, e enfatizou o crescimento e a consolidação do centro nas áreas de assistência, ensino, pesquisa e divulgação científica. "O Centro de Aleitamento Ana Abrão continua sendo uma referência no campo do aleitamento materno, contribuindo significativamente para a promoção da saúde da mulher e da criança", celebrou a coordenadora.

Links:


Vídeo do evento - 4 de julho - manhã

Vídeo do evento - dia 4 de julho - tarde

Vídeo do evento - dia 5 de julho - manhã

Agenda do evento

Centro Ana Abrão

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil

Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...

Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil

Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...

Fim do conteúdo da página