Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > A ESCOLA > Introdução
Início do conteúdo da página

Introdução

Publicado: Terça, 07 de Novembro de 2023, 11h37 | Acessos: 740
imagem sem descrição.

Seja bem-vinda(o) à Escola Paulista de Enfermagem (EPE), uma unidade acadêmica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

fachada_epe_artigo_introducao_2.png

A Escola Paulista de Enfermagem (EPE) da Universidade Federal de São Paulo, situada no Campus São Paulo, é uma unidade universitária que exerce atividades de ensino, pesquisa, assistência e extensão. Durante sua história de 75 anos, a EPE – que atualmente mantém intercâmbio científico e cultural com universidades europeias – tem contribuído para o avanço da ciência da Enfermagem por meio de pesquisas inovadoras, aprendizado prático e um firme compromisso com a comunidade.

Em sua estrutura organizacional, a EPE é constituída pelos seguintes departamentos acadêmicos: Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica (DECC), Departamento de Administração em Serviços de Saúde e Enfermagem (DASSE), Departamento de Saúde Coletiva (DESC), Departamento de Enfermagem Pediátrica (DEP) e Departamento de Enfermagem na Saúde da Mulher (DESM).

No âmbito da graduação, A Escola Paulista de Enfermagem (EPE) oferece o Curso de Graduação em Enfermagem. O curso se dedica à formação de enfermeiros com capacidade de atuar profissionalmente respeitando os princípios da universalidade, integralidade, equidade, solidariedade e hierarquização que norteiam o Sistema Único de Saúde do país.

A filosofia do Curso de Graduação em Enfermagem da EPE está pautada no valor do cuidado ao ser humano, em sua dignidade e integralidade; no conhecimento científico; na construção de competências e habilidades, subsidiadas pela ética, em prol da prática profissional reflexiva, crítica e transformadora.

A principal forma de ingresso, atualmente, dá-se pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), um sistema online do Ministério da Educação em que algumas instituições públicas de ensino superior brasileiras oferecem vagas para pessoas que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Clique aqui para conhecer todas as possibilidades de ingresso. Clique aqui para obter mais detalhes sobre o Curso de Graduação em Enfermagem.


No âmbito da pós-graduação stricto-sensu, o atual programa Programa de Pós-Graduação em Enfermagem oferece formação nos níveis de mestrado (Mestrado Acadêmico em Enfermagem), doutorado (Doutorado em Enfermagem) e pós-doutorado (Pós-Doutorado em Enfermagem).

O Programa tem por escopo formar mestres, doutores e pós-doutores capazes de ampliar, consolidar e divulgar a ciência da Enfermagem, promover práticas transformadoras e difundir o ensino e a pesquisa, contribuindo individual e coletivamente em questões de caráter social, político e ético para a melhoria da qualidade do cuidado e da saúde da população. Clique aqui para obter mais detalhes sobre a Pós-Graduação Stricto-Sensu da EPE

A EPE também oferece cursos de especialização nas diversas áreas do saber da Enfermagem, como o Curso de Especialização Enfermagem em Saúde Pública, o Curso de Especialização em Gerontologia e Geriátrica, dentre outros.

Criado em 1988, o periódico científico Acta Paulista de Enfermagem, de acesso aberto, está indexado em bases de dados nacionais e internacionais, constituindo um veículo fundamental para a divulgação do conhecimento em Enfermagem e áreas afins.

 

FOTO_ESPIRAL.png

Conheça a história da Escola Paulista de Enfermagem através do Museu Digital-EPE

O Museu Digital da Escola Paulista de Enfermagem (MD-EPE) abriga o acervo de imagens sobre a memória e história da EPE-Unifesp, contada por meio de fotografias, relatos, objetos e documentos, bem como as produções científicas e artísticas de estudantes e professores/as dos cursos de Graduação e Pós-graduação desta casa. Há também espaço para divulgação de notícias, eventos e pesquisas sobre História da Enfermagem no Brasil e no mundo. 

Pretende-se, assim, estreitar a relação entre a EPE e a sociedade, publicizando sua história, convidando a comunidade a conhecer e participar dessa trajetória e constituindo um centro histórico dinâmico de reflexão, ação e transformação.

 

O Museu Digital-EPE já conta com diversas mostras e o seu conteúdo é atualizado periodicamente.

 

A EPE forma importantes líderes no ensino de Enfermagem, na pesquisa e na assistência. Participa de diversos grupos de profissionais, organizações e núcleos comunitários, que se empenham na concretização das prioridades locais, nacionais e globais em saúde. Convive em um ambiente de aprendizagem propiciado pela atitude colaborativa entre professores, funcionários e estudantes, no qual o conhecimento é criado e compartilhado. É, por fim, reconhecida pelo saber científico, pensamento crítico, trabalho em equipe interprofissional e profundo compromisso com a saúde dos indivíduos e das comunidades.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Fim do conteúdo da página