Acesse a Newsletter do ComunicaSP com divulgação semanal
Série sobre estudantes e residentes do HSP
Residência Médica da Unifesp: pioneirismo e ensino em prol da saúde
O Hospital São Paulo é o Hospital Universitário da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp). Pela sua alta complexidade, o médico residente em formação tem a oportunidade de vivenciar tanto situações médicas mais prevalentes, como, também, as raras e desafiadoras.
O programa contempla praticamente todas as especialidades médicas no seu corpo clínico, e o residente tem sua formação ampliada através das discussões acadêmicas rotineiras que envolvem o tratamento multiprofissional do paciente.
Profissionais e números
Dados a partir do ano de 2000 mostram que a residência médica da Unifesp já formou 11.674 médicos(as) e hoje conta com 100 programas credenciados, de acordo com os avanços da medicina e as necessidades da sociedade, sempre procurando o aprimoramento e modernização constantes. No último edital (2021/2022) foram ofertadas 576 vagas, participando do processo seletivo 5.589 candidatos(as) de todos os estados brasileiros, além de 33 estrangeiros(as).
Na EPM/Unifesp os programas são coordenados pela Comissão de Residência Médica (Coreme), que está subordinada a Congregação da Escola Paulista de Medicina, tendo como atual coordenador Fabio Veiga de Castro Sparapani, docente da Disciplina de Neurocirurgia, e como vice coordenador Nelson Americo Hossne Junior, docente da Disciplina de Cirurgia Cardiovascular.
Outras informações estão disponíveis no site.
Assista também à nossa série de vídeos: HSP - hospital-escola da Unifesp, no YouTube, clicando aqui.
Fonte: DCI/Unifesp