Descrição
O Programa de Extensão “Lá Fora”, foi criado em 2003 vinculado à disciplina de Saúde Pública e Administração Aplicada à Enfermagem do Departamento de Enfermagem da UNIFESP, com principal finalidade de instrumentalizar os estudantes da área de saúde para a reflexão e construção de proposta de avaliação, promoção e prevenção no âmbito da Educação em saúde. Desde a sua criação, o programa tem desenvolvido os projetos de ações socioeducativas em diversas comunidades abrangendo funcionários de instituições de ensino, saúde, família e comunidade da área de abrangência. A principal característica de o Programa realizar projetos a partir temas gerados das demandas manifestadas pelos participantes beneficiados, pois, acredita-seque a relação com a comunidade favorece a troca de experiências e assim contribuem para a ampliação da prática do graduandos para lidar situações que podem vivenciar em sua pratica profissional.
Desde a sua criação o Programa de Extensão Lá Fora, vem atuando em comunidades como: UBS Milton Santos e Comunidade Mauro I, Associação Maria Helen Drexel (AMHD), Associação de Assistência à Criança com Câncer (AACC) e EMEFs com a prevenção ao uso e abuso de drogas, bem como a prevenção ao Bullyng e violência no contexto escolar. As ações ocorreram na cidade de São Paulo comunidade do entorno da UBS Vila Nogueira, UBS Promissão e Escolas no Município de Diadema-SP. Os projetos desenvolveram ações de Educação em Saúde em comunidades, Escolas Unidade de Saúde com as famílias usuários dos Serviços de Saúde e Educação. Outro projeto de destaque foi desenvolvido em uma escola com adolescentes de comunidades do entorno da CIC Casa da Cidadania, instalado no Centro de Tecnologia e Inclusão Social - PEFI, administrado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, localizado no sudeste do município de São Paulo, limite com o município de Diadema. A região é uma importante área de preservação ambiental que convive com um forte contraste da desigualdade social, onde são identificados inúmeros problemas sociais, econômicos e educacionais que afetam o desenvolvimento da comunidade do entorno e adjacências, configurando como uma população de baixa renda e escolaridade, em condições precárias de saúde entre outras. Levantamento do CIC identificou que usuários desse serviço residem nos bairros do Jabaquara, Americanópolis, , Cidade Vargas, Jd. Lourdes, Jd. São Savério, Pq. Bristol, Vila Campestre, Vila Clara, Vila do Encontro, Vila Guarani, Vila Moraes, Vila Santa Catarina e Campanário município de Diadema. O CIC objetivando a expansão das atividades para comunidade buscou a parceria com o Programa de Extensão Lá fora, visando contribuir com as ações de Educação em Saúde com estudantes de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, a partir de temas relacionados a sexualidade na adolescência devido a detecção de comportamento riscos detectado pela instituição. Assim, foram organizadas intervenções com abordagens relevantes sobre: Cuidado com o corpo e saúde; a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência; questões de identidade de gênero, no sentido de atender as demandas dos estudantes, colaborando com a equipe da unidade de saúde e educação da área de abrangência.
A experiência adquirida nos últimos anos permitiu verificar a importância de continuar ações do Programa Lá Fora, com foco nas áreas de Saúde, Educação e Social por considerar a contribuição para as ciências voltadas à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, possibilitando ao participante da comunidade assistida o acesso as informações sobre os cuidados com a saúde e a prevenção de doenças. Docentes e graduandos UNIFESP vinculados a esse Programa de extensão consolidam a proposta de contribuir com a formação de estudantes dedicados ao desenvolvimento da área do estudo com família. O projeto tem como proposta, colocar em prática os conhecimentos acadêmicos em diferentes contextos de atuação, onde a educação em saúde é o principal cenário, sobretudo no que se refere sexualidade na adolescência.
O Programa Lá fora propões no biênio 2019/2020, desenvolver o projeto: Educação em Saúde e a Sexualidade na adolescência, visa contribuir com as ações de Educação em Saúde e intervenções com estudantes da Educação Básica, desenvolvendo atividades de inserção dos graduandos em escolas de educação básica- EMEF vinculados a Diretoria Regional de Ensino-DRE Ipiranga região sudeste-São Paulo, nos bairros de Vila Mariana, Saúde, a partir de temas relacionados a sexualidade a adolescência, considerando a necessidade de abordagem relevantes como: cuidado com o corpo, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência, com possibilidade de desenvolver outros temas a fim de atender as demandas das escolas, dos estudantes e suas respectivas famílias.
O método para realização do estudo será por meio de aplicação de um jogo educativo, em plataforma digital visando ainda contribuir na ampliando o conhecimento sobre a prevenção das IST/HIV, relacionando com o conteúdo programático do currículo escolar sobre saúde escolar, prevenção e cuidados no desenvolvimento do adolescente, além de contribuir com as equipes das unidades de saúde do entorno na elaboração de estratégias assertivas no que se refere a sexualidade na adolescência.