PRM. Cirurgia Plástica - cód. 319
PRM. Cirurgia Plástica - (319) - Especialidade - Aprovado em 22/01/2015.
A Cirurgia Plástica é a especialidade da Medicina que objetiva a correção anatômica e funcional de partes do organismo que possuem alterações por deformidades congênitas ou adquiridas, atuando também nas alterações estéticas.
O Programa é dividido em 3 anos, com atividades teóricas e práticas em nível ambulatorial, enfermaria e centro cirúrgico, específicas para cada ano. As atividades teóricas envolvem um curso anual com aulas semanais ministradas pelos alunos de residência-especialização, discussão de casos clínicos, cursos, reuniões mensais de discussão de artigos de revistas, aulas semanais com professores convidados e aulas semanais com alunos da pós-graduação senso estrito.
Os alunos realizam estágios em setores de Queimaduras, Cirurgia de Mão, Cirurgia Ambulatorial na Casa da Plástica, Cirurgias Estéticas e Reconstrutivas Mamária e Órbito Palpebrais, Cosmiatria, Deformidades Congênitas da Face, Cirurgias Estéticas da Face e Orelhas, Trauma Craniomaxilofacial, Rinologia, Reconstrução Urogenital, Cirurgias Estéticas e Reconstrutivas do Abdome, Microcirurgia, Reconstrução de Membros Inferiores, Feridas, Tumores, Cicatrizes Patológicas, Microcirurgia, Cirurgia Bariátrica, Cirurgia de Transgêneros, Cirurgia Estética e Reconstrução de Cabeça e Pescoço, nos Hospitais São Paulo, Diadema, Pirajussara, AME Maria Zélia, Hospital Vila Maria, Hospital Jabaquara, Hospital Pedreira, Hospital GRAAC e Hospital Universitário II.
Objetivos do Programa
O curso de Residência Médica da Disciplina de Cirurgia Plástica faz parte do curso de pós-graduação Senso Lato da EPM-UNIFESP.
O curso tem duração de três anos, sendo desenvolvidas atividades voltadas a área da especialidade sob supervisão dos professores da Disciplina de Cirurgia Plástica. Estas atividades envolvem todas as áreas que compõe a Cirurgia Plástica, com a participação dos residentes em todos os setores da Disciplina, de modo a cumprir a carga horária e curricular exigidas pelo MEC.
O curso é reconhecido pelo MEC, sendo que a aquisição do Título de Especialista em Cirurgia Plástica está vinculada às normas da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Os objetivos do curso são:
▪ Formar médicos, cirurgiões plásticos competentes profissionalmente e que sejam difusores do conhecimento científico de sua área.
▪ Formar cirurgiões plásticos portadores de atitudes que lhes permitam valorizar o significado dos fatores somáticos, psicológicos, sociais que interferem em uma determinada enfermidade focada no paciente.
▪ Formar cirurgiões plásticos com as bases médicas necessárias para satisfazer atividades assistenciais médicas, assim como formação psicológica, humanística e ética na atenção das enfermidades dos pacientes que fazem parte da cirurgia plástica.
▪ Adquirir raciocínio clínico, habilidades técnicas e capacidade de autoformação para continuar o processo de aprendizagem de uma forma constante, em benefício do paciente.
▪ Formar profissionais em Cirurgia Plástica que desenvolvam estratégias complementares de trabalho em nível assistencial, docente e investigativo, de forma ética e humanística, de maneira que enriqueçam a bibliografia médica com publicações nacionais e internacionais, em prol do paciente.
Ao final do curso, espera-se que o aluno tenha adquirido conhecimentos e experiência suficientes para:
▪ Atuar educada e eticamente e de forma responsável e comprometida junto aos pacientes, colegas e funcionários.
▪ Diagnosticar e tratar a maioria das entidades patológicas dentro da Cirurgia Plástica.
▪ Adquirir noções em cirurgia plástica que possibilitem ao médico residente avaliar qual procedimento deve ser indicado.
▪ Realizar tratamentos apropriados com os princípios terapêuticos do ponto de vista médico cirúrgico-reparador e estético.
▪ Adquirir habilidade cirúrgica nas diversas e modernas técnicas em cirurgia plástica
▪ Resolver as intercorrências em cirurgia plástica
▪ Desenvolver projetos de investigação e publicações de competitividade internacional, utilizando metodologia científica rigorosa.
▪ Apresentar trabalhos científicos em Congressos nacionais e internacionais.
▪ Manejar equipamentos fotográficos e audiovisuais.
▪ Executar levantamentos bibliográficos na Internet em fontes ricas e confiáveis.
▪ Adquirir habilidades didáticas para ministrar aulas.
▪ Adquirir habilidades de discussão de temáticas da área.
▪ Adquirir habilidades profissionais, humanísticas e acadêmicas.
▪ Adquirir habilidades de liderança.
Supervisão: Profa Dra. Lydia Masako Ferreira |
Preceptor Administrativo: Prof. Dr. Fabio Xerfan Nahas |
Preceptores Didáticos: |
Dr. Anderson Henrique da Silva Stahelin |
Dra. Isabel Cestaro Saada Corrêa |
Dr. Rafael Silva de Araújo |
Duração: 3 anos |
Carga Horária Total: Teórica: 1.728 / Prática: 6.912 |
Vagas (2022): 8 |
Processo Seletivo: Anual - Final do 2º Semestre via Comissão de Residência Médica
|
Redes Sociais