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Graduação

Publicado: Segunda, 08 de Maio de 2023, 13h40 | Última atualização em Terça, 14 de Novembro de 2023, 09h28 | Acessos: 738

DIRETRIZES DO ENSINO EM CIRURGIA VASCULAR E ENDOVASCULAR NA GRADUAÇÃO

Perfil do formando (*)

O perfil que a Disciplina de Cirurgia Vascular e Endovascular idealiza é formar médicos com visão geral da Medicina, humanistas e que tenham capacidade crítica e reflexiva. Eles deverão, após a graduação, ter capacidade de atuar no processo saúde-doença, compreendendo desde ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde. Além disso, deverão ter compromisso com os princípios éticos, com responsabilidade social e cidadania, promovendo a saúde integral do ser humano.

Competências e habilidades gerais (*)

Os médicos deverão atuar dentro dos mais altos padrões de qualidade e princípios da ética/bioética baseados na responsabilidade da atenção à saúde, compreendendo não somente o ato técnico, mas também a resolução do problema da saúde em nível individual e coletivo. Deverão saber avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas nas mais atuais evidências científicas, mantendo a confidencialidade das informações a eles confiadas. Deverão, também, desenvolver a capacidade de comunicação escrita e falada, dominando língua estrangeira e tecnologias de comunicação e informação. Deverão desenvolver durante o Curso de Graduação capacidade de liderança em equipes multiprofissionais, de administração e gerenciamento, estando aptos a serem empreendedores, gestores e/ou empregadores de equipes de saúde. Deverão aprender continuamente, tendo responsabilidade e compromisso com a própria educação e com o treinamento de futuras gerações de profissionais, estimulando a mobilidade acadêmico/profissional.

Conhecimento, competência e habilidades específicas (*)

Deverão realizar anamnese, exame físico geral e especial vascular, interpretando os dados em contexto bio-psico-social, com raciocínio crítico visando, com isto, identificar a natureza dos problemas e suas resoluções. Deverão diagnosticar e tratar corretamente as principais doenças vasculares arteriais, venosas ou linfáticas em todas as fases do ciclo biológico, com base na prevalência, potencial mórbido das doenças e eficácia das ações médicas, reconhecendo e encaminhando adequadamente pacientes com problemas de outras especialidades, que não estejam habilitados a tratar. Deverão aprender a exercer a medicina utilizando os recursos diagnósticos e terapêuticos validados cientificamente, contemporâneos e hierarquizados para a atenção à saúde nos três níveis de atenção, com ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos. Deverão realizar procedimentos clínicos e cirúrgicos para o atendimento ambulatorial rotineiro e inicial das urgências e emergências vasculares, considerando-se a relação custo-benefício nas suas decisões. Deverão conhecer metodologia cientifica com leitura critica de artigos técnico-científicos, participando da produção de conhecimentos; aprender a lidar com a dinâmica do mercado e políticas de saúde como sistemas de referência e contra-referência; ter visão de seu papel social nas políticas de saúde, atuando em equipes multiprofissionais e mantendo-se atualizado com a legislação pertinente à saúde.

Fonte - (**) Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Medicina.

 

CURSO MÉDICO:

Ciclo formativo com apresentação das disciplinas básicas envolvidas no desenvolvimento do conhecimento do sistema cárdio-circulatório.

  • · Anatomia: (relevância das relações anatômicas para a determinação de vias de acesso, palpação de pulsos arteriais e correlação com a localização das principais doenças vasculares, facilitando o diagnóstico etiológico),
  • · Fisiologia: (função do sistema vascular voltado para a perfusão tissular e suas implicações na isquemia aguda ou crônica, hipertensão venosa e insuficiência linfática)
  • · Embriologia: (alterações do desenvolvimento durante as fases embriológicas dos vasos sanguíneos e linfáticos, que possam acarretar doenças no decorrer da vida)
  • · Anatomia Patológica: (alterações tissulares causadas pelas doenças vasculares, incluindo o próprio sistema vascular)
  • · Fisiopatologia (fenômenos fisiopatológicos envolvidos na gênese dos sinais e sintomas das doenças arteriais, venosas ou linfáticas agudas ou crônicas)

 

CICLO INTERMEDIÁRIO (3º ANO):

Ciclo formativo com apresentação das doenças vasculares mais prevalentes em nosso meio.

  • · Aulas teóricas com apresentação das mais prevalentes doenças vasculares periféricas arteriais, venosas e linfáticas, agudas e crônicas. As aulas deverão contemplar os conteúdos de: conceito, epidemiologia, etiopatogenia, fisiopatologia, quadro clínico, diagnóstico clínico, diagnóstico subsidiário e tratamento.
  • · Aulas práticas de semiologia vascular — Relevância da anamnese e do exame físico geral e especial, com formulação das hipóteses diagnósticas (sindrômicas, etiológicas e topográficas). Treinamento para habilidades de palpação de pulsos arteriais e manobras especiais vasculares. Interpretação dos principais exames subsidiários utilizados na especialidade.
  • · Conteúdo Programático:

          - Varizes dos Membros Inferiores

          - Trombose Venosa Profunda

          - Oclusão Arterial Aguda

          - Oclusão Arterial Crônica

          - Aneurisma da Aorta Abdominal

          - Linfedema

          - Insuficiência cérebro-vascular

 ****CICLO DO INTERNATO (5º ANO):

  • · Estágios práticos nos diferentes cenários de atuação médica da especialidade, supervisionado pelo preceptor docente ou médico concursado. Os cenários são a enfermaria e centro cirúrgico. Ensino voltado para o treinamento em serviço de médico com formação generalista. Os docentes devem proporcionar não somente o ensino voltado para a técnica como também para os aspectos humanista e ético de cada situação, contribuindo para uma formação completa do aluno:
  • · São objetivos do internato:

          1 – Fornecer subsídios teóricos e práticos para permitir realização de diagnóstico inicial das principais síndromes arteriais, venosas e linfáticas, nas suas formas agudas e crônicas.

          2 – Fornecer subsídios para análise e interpretação dos exames complementares mais utilizados na rotina diagnóstica das doenças vasculares, bem como a sua indicação racional, evitando exames desnecessários.

          3 – Oferecer noções fundamentais para as bases terapêuticas clínicas e cirúrgicas destas síndromes, possibilitando condutas iniciais em casos de urgência/emergência, minimizando o impacto da doença até a chegada do especialista.

                                           ATIVIDADES DO INTERNO

1 – Enfermaria

Acompanhamento de pacientes internados na enfermaria de Cirurgia Vascular e Endovascular, realizando anamnese  e exame físico na internação. Evolução clínica diária, com realização de prescrição médica sob supervisão do médico residente e/ou preceptor. As dúvidas devem ser esclarecidas com o preceptor do dia. Verificação de resultados de exames subsidiários solicitados e acompanhamento do paciente durante os exames de interesse (Cirurgia Endovascular, Laboratório de Fluxo, Tomografia computadorizada, Ressonância Nuclear Magnética). Apresentação dos casos ao preceptor durante as visitas.

AVALIAÇÃO: Provas práticas de avaliação de conteúdo programático e de habilidades mínimas para diagnóstico clínico correto e encaminhamento adequado das doenças vasculares mais prevalentes.

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