DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO
O dia 2 de abril foi instituído pela ONU em 2008 como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Em dezembro de 2012, alguns dos direitos dos autistas passaram a ser assegurados pela lei 12.764, chamada de “Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).” Em 2014 o Estado de São Paulo cria o Protocolo de Diagnóstico, Tratamento e Encaminhamento de pacientes com Transtorno do Espectro do Autismo e o Ministério da saúde cria as Diretrizes de atenção à reabilitação da pessoa com TEA. O Transtorno do Espectro Autista é uma síndrome neuropsiquiátrica, identificada por dificuldade de comunicação social e comportamentos repetitivos e restritivos (DSM-5, 2014).
Em todos os estudos há destaque para a grande variabilidade de apresentações clínicas e a importância da visibilidade do quadro para a identificação e intervenção precoces; criação e manutenção de serviços de atendimento a essa população.
Na semana do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, o NIFLINC-TEA, que a cerca de três décadas se dedica a promover a assistência, ensino e pesquisa na área do TEA, tem por objetivo dar visibilidade às pessoas com TEA na comunidade do Campus São Paulo. Sendo assim, em parceria com alunos de graduação do Curso de Fonoaudiologia, de pós-graduação do Programa de Distúrbios da Comunicação Humana, de Especialização em Linguagem e Fala do Departamento de Fonoaudiologia e a Liga Acadêmica de Autismo (LAut) com preceptoria dos Departamentos de Psiquiatria e Fonoaudiologia, convida a todos para participarem da Caminhada no dia 02 de abril às 12h30min.