EPM realiza I Fórum sobre Neurodiversidade e Inclusão na Universidade
O evento tem como objetivo criar um espaço de diálogo e reflexão sobre a neurodiversidade e as práticas inclusivas no ambiente universitário
A Escola Paulista de Medicina promoverá, no dia 10 de dezembro de 2024, o I Fórum sobre Neurodiversidade e Inclusão na Universidade. O evento tem como objetivo criar um espaço de diálogo e reflexão sobre a neurodiversidade e as práticas inclusivas no ambiente universitário.
A iniciativa busca sensibilizar e mobilizar docentes, discentes, técnicos administrativos em educação, profissionais da saúde e da educação superior para a importância da inclusão de alunos neurodivergentes. A proposta é estabelecer um espaço de construção coletiva para a promoção conjunta de uma educação mais inclusiva e uma prática profissional que reflita a riqueza da diversidade humana a partir do debate, compartilhamento de experiências e elaboração de propostas que possam ser implementadas nos currículos e na realidade educacional universitária.
A proposta parte da ideia de que a formação de profissionais da saúde deve contemplar não apenas conhecimentos técnicos, mas também habilidades socioemocionais e competências para lidar com a diversidade. A neurodiversidade reconhece e valoriza a diversidade, entendendo-a como parte integrante da experiência humana. Nesse sentido, o Fórum visa promover um ambiente inclusivo, visando valorizar essas diferenças e preparar futuros profissionais da saúde e educação para lidar com a diversidade de maneira acolhedora e efetiva.
Confira abaixo a programação do evento:
Manhã: Anfiteatro Leitão da Cunha
8h: Início do Check-in: Recepção dos participantes, networking e coffee break.
9h: Abertura Oficial: Apresentação dos organizadores e dos objetivos do fórum.
9h30min: Mesa Redonda e Debate Integrativo com o tema: “Entendendo a Neurodiversidade: Um Novo Paradigma”
Palestrantes:
- Graccielle Rodrigues (TEAMM UNIFESP): Estigma e Aceitação: A Realidade dos Estudantes Neurodivergentes na Universidade.
- Marisa Sacaloski (Câmara Técnica de Acessibilidade e Inclusão da PRAEPA): Neurodiversidade e Inclusão no Ambiente Universitário: Abordagens Educacionais e de Convivência.
- Marina de Souza Dias (PRAEPA): Construindo Espaços Inclusivos: A Luta Contra o Capacitismo na Educação.
- Narrativas de Vida: Experiências de Pessoas Neurodivergentes no Combate ao Capacitismo.
Tarde
13h: Oficinas simultâneas:
Oficina A (Anfiteatro Ricardo Smith): Personalizando a Experiência Universitária: Ferramentas e Recursos para Estudantes Neurodivergentes: apresentação de recursos, tecnologias assistivas e práticas pedagógicas inclusivas.
Oficina B (Anfiteatro José Carlos Prates): Neurodiversidade e Autonomia: Construindo Caminhos para o Sucesso Acadêmico: reflexão sobre o desenvolvimento de habilidades de vida e estratégias para apoio aos estudantes neurodivergentes.
15h: Apresentação das Propostas das Oficinas: Soluções discutidas e elaboradas pelos participantes.
16h: Encaminhamentos: Encerramento com proposição de ações futuras para a inclusão na universidade.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas em https://siex.siiu.unifesp.br/catalogo-siex/26599/mais-info. Para mais detalhes sobre o evento, acesse o PDF.