Projetos de Extensão Projetos de Extensão Título: Educação Estratégica em Saúde: Programa de...
Graduação - Disciplina de Clínica Médica e Medicina Laboratorial
A Disciplina de Clínica Médica e Medicina Laboratorial é responsável pelas seguintes Unidades Curriculares (UCs) do Curso de Medicina:
Área: Clínica Médica
Unidade Curricular: Semiologia do Adulto
Coordenação: Profa. Dra. Patrícia Teófilo Monteagudo
Público Alvo: Estudantes do 3º ano do Curso de Medicina.
Ementa
Ementa:
Fornecer os conhecimentos básicos da metodologia do exame clínico, incluindo comunicação, ética, relação médico-paciente, anamnese, exame físico geral e dos diferentes aparelhos e sistemas.
Objetivos:
Geral: Realizar a anamnese, oexame clínico e desenvolver o raciocínio clínico.
Específicos: Noções básicas da metodologia do exame clínico: coleta da anamnese; exame físico geral e segmentar, incluindo a avaliação semiótica dos diferentes aparelhos e sistemas.
Desenvolver atitudes e habilidades necessárias para a compreensão dos principais sinais e sintomas e das grandes síndromes clínicas
Capacitar para a compreensão e interpretação clínica dos principais métodos propedêuticos complementares utilizados em Medicina.
Metas
Competências:
Ao final do estágio o discente deverá ter adquirido os principais conhecimentosrelacionados às principais doenças que acometem o sistema respiratório, cardiovascular, digestório endócrino e locomotor.
Habilidades:
• Capacitação na comunicação clara com pacientes e seus familiares por meio de linguagem adequada, respeito e postura ética
• Desenvolvimento de convivência harmônica junto aos colegas, funcionários, professores e equipe multiprofissional no local de trabalho para o desenvolvimento da interdisciplinaridade
• Realização anamnese e exame físico tecnicamente adequados, além da interpretação de exames subsidiários para a elaboração de hipóteses diagnósticas e planejamento terapêutico apropriado para cada situação
• Anotação informações da anamnese, exame físico, hipóteses diagnósticas de forma ordenada e clara
• Busca de informações, conforme a metodologia adequada para cada caso, em textos clássicos de livros de medicina, artigos e/ou textos baseados em evidências econtribuir para o desenvolvimento da medicina baseada em evidências
Atitudes:
• Comportamento compatível com o ato médico, na sua apresentação, postura, educação, responsabilidade e ética
• Comprometimento com a assiduidade e pontualidade
• Cordialidade com colgas, funcionário, professores e outros profissionais do serviço
• Cumprimento ao Código Disciplinar da UNIFESP e desenvolvimento das tarefas, quando solicitadas, dentro do prazo estipulado
Conteúdo Programático:
• Anamnese
• Exame físico geral quantitativo
• Exame físico geral qualitativo
• Doenças de Cabeça e Pescoço
• Sintomas respiratórios 1
• Dispneia
• Exame físico do tórax
• Sintomas cardiológicos
• Exame físico cardiológico
• Ausculta cardíaca
• Sintomas gastrointestinais altos
• Sintomas gastrointestinais baixos
• Exame físico do abdome
• Icterícia
• Sintomas osteomusculares
• Exame físico musculoesquelético
• Sintomas endocrinológicos
• Exame físico endocrinológico
• Semiologia neurológica
Metodologias de Ensino Utilizadas:
• Atividades práticas nas Enfermarias do Hospital São Paulo
- Gastroenterologia– 2º andar
- Cirurgia Cardíaca– 3º andar
- Terceirinha– 3º andar
- Reumatologia– 3º andar
- Terceirona – 3º andar
- Endocrinologia – Geriatria – 10º andar
- Nefrologia – 10º andar
- Cardiologia clínica– 10º andar
- Pneumologia – 11º andar
• Atividades de Simulação (Centro de Habilidades)
• Discussão de casos clínicos (Google Forms e Classroom)
Recursos Institucionais Utilizados:
Recursos humanos: docentes da UNIFESP e técnicos administrativos em educação do Hospital São Paulo
• Abrão José Cury Júnior
• Celso Ferreira Filho
• Claudio Miguel Rufino
• Fátima Dumas Cintra Luiz
• Patricia Teofilo Monteagudo / Ricardo Rosenfeld
• Flavia Amanda Costa Barbosa
• Paulo Sergio Massabki
• Sonia Maria Guimaraes Pereira Togeiro Moura
• Suely Roizenblatt
Cenários: Enfermarias do Hospital São Paulo, Salas de Aula e Centro de Habilidades
Técnicas de Ensino:
• Aula teórica interativa (Problematização, integração teórico-prática)
• Discussão de casos clínicos.
• Prática em Enfermarias
• Laboratório de habilidades
• Google Classroom, Forms e Meet
Avaliação - Rubricas
APRESENTAÇÃO DOS CASOS (cada grupo terá uma data no Cronograma) ..............30%
QUALIDADE DA ANAMNESE
• sequência lógica
• caracterização das informações
• conteúdo
QUALIDADE DO EXAME FÍSICO
• sequência
• caracterização dos achados clínicos
• clareza na apresentação
RACIOCÍNIO CLÍNICO
AULAS PRÁTICAS .................................................................................................. 40%
ABORDAGEM AO PACIENTE – 15%
• comunicação com o paciente
• história clínica completa, abrangente e suficiente
• exame físico
RACIOCINIO CLÍNICO – 15%
ASSIDUIDADE E PONTUALIDADE – 10%
CASO CLÍNICO A SER ENTREGUE PARA O PROFESSOR NO FINAL DO CURSO ........ 30%
Ao final do curso cada aluno entregará para o Professor responsável pelo Grupo o estudo por escrito de um dos casos estudados no Grupo com História, Exame Físico, Raciocínio Clínico
Literatura Principal
BICKLEY, L.S. BATES - Propedêutica Médica. 11ª ed. Guanabara Koogan, 2015
PORTO, C.C. Semiologia Médica. 7ª ed. Rio de janeiro. Guanabara, 2014
Sites de interesse
https://stanfordmedicine25.stanford.edu/videos.html
https://onlinemeded.org/
https://www.littmann.com/3M/en_US/littmann-stethoscopes/education-center/lli-app/
Unidade Curricular: Clínica Médica
Coordenação: Prof. Dr. Celso Ferreira Filho
Público Alvo: Estudantes do 4º ano do Curso de Medicina
Ementa
EMENTA
Semiologia das principais síndromes clínicas. Valorização da anamnese e exame físico, respeitando a melhor relação médico-paciente da medicina humanizada. Fisiologia, fisiopatologia, quadro clínico, diagnóstico e tratamento.
Objetivos
Geral: propiciar a formação de um profissional consoante com a realidade e o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de conhecimento, habilidades e atitudes que permitam reconhecer as principais síndromes clínicas.
Específicos: Espera-se que esta unidade curricular possibilite ao estudante:
1) Conhecer as síndromes clínicas e hematológicas mais frequentes e importantes na formação desse profissional.
2) Demonstrar capacidade para realizar anamnese, exame físico, hipótesis diagnósticas, diagnósticos diferenciais e evolutivos
3) Avaliar o impacto das doenças no doente e nos seus familiares.
4) Compreender os princípios do tratamento clínico.
5) Traçar planos terapêuticos pertinentes, baseados em princípios humanos, éticos e de boa prática médica.
Metas (Competências)
- Ao final do estágio, o discente deverá adquirir conteúdos básicos das síndromes clínicas e hematológicas mais prevalentes.
- O discente deverá estar capacitado, durante e ao final do estágio, nas seguintes habilidades:
- Relacionamento profissional com pacientes, familiares, colegas e funcionários do local de trabalho, respeitando normas éticas e bioéticas. Considera-se desejável, que o discente adquira a capacidade de contato clínico, de forma a poder estabelecer com os doentes e familiares uma relação fácil e cordial, de modo a transmitir confiança e criar as condições para uma boa história clínica, observação e coleta de dados objetivos. Além da relação interprofissional no tratamento de síndromes clínicas e hematológicas,
- Realização de anamnese e exame físico tecnicamente adequados. A condução do interrogatório deverá ser de forma serena e ordenada, procurando hierarquizar e correlacionar às manifestações da doença, assim como os antecedentes pessoais e familiares,
- Elaboração de Lista de Problemas referente a cada situação clínica, plano diagnóstico e terapêutico e prescrição médica com todos os detalhes necessários. O discente deverá saber valorizar as queixas, os sinais e sintomas. A coleta de elementos, por meio da semiologia, permitirá reconhecer o início, envolvimento sequencial, eventuais períodos de melhoria ou agravamento e a sua correlação com fatores endógenos ou exógenos. Assim, o discente poderá concretizar as hipóteses diagnósticas, técnicas semióticas, indicação, solicitação e interpretação de exames laboratoriais para diagnóstico, utilização de técnicas semióticas e terapêutica,
- Saber buscar as informações, conforme a metodologia adequada para cada caso, em textos clássicos de livros de medicina interna, cirurgia, textos baseados em evidências e contribuir para o desenvolvimento da Medicina, por meio da prática da metodologia científica.
Durante e ao final do estágio, o aluno deverá estar capacitado nas seguintes atitudes:
- comportamento compatível com o ato médico, na sua apresentação, postura, educação, responsabilidade e ética,
- assiduidade e pontualidade,
- cordialidade no trato com colegas e funcionários,
- cumprimento ao Código Disciplinar da UNIFESP e o desempenho das tarefas, quando solicitadas deverão ser cumpridas dentro destes preceitos. Assim instruído, o discente, compreenderá o seu importante papel na preservação da saúde comunitária ao cuidar das síndromes clínicas.
Bibliografia Básica
Lopes, A.C. - Tratado de Clínica Médica. 3. ed. São Paulo: Rocca, 2016.
Atualização Terapêutica de Prado, Ramos e Valle: Diagnóstico e Tratamento - 2014-2015 - 25.ed. - São Paulo: Artes Médicas, 2015.
Medicina Interna - Harrison. 20 edição.
Medicina-Goldman-Cecil. 25 edição.
Última Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial Sistêmica (VIII). Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Última Diretriz Brasileira de Diabetes Mellitus.
Unidade Curricular: Enfermaria Geral Clínica
Coordenação: Profa. Dra. Fátima Dumas Cintra Luiz
Público Alvo: Estudantes do 5º ano do Curso de Medicina
Ementa
Ementa: Compreender o processo diagnóstico e terapêutico nas doenças mais frequentes em Clínica Médica no manejo do paciente hospitalizado.
Objetivos:
Geral: Ao final do estágio, o discente deverá compreender o processo diagnóstico e terapêutico nas patologias mais frequentes em Clínica Médica.
Específicos: O discente deverá estar capacitado, durante e ao final do estágio, nas seguintes habilidades:
- Estabelecer a relação médico-paciente saudável e realizar anamnese e exame físico completos com registro em prontuário de forma clara e organizada, valorizando as informações mais relevantes e estabelecendo as possíveis hipóteses diagnósticas, assim como, seus diagnósticos diferenciais.
- Elaborar Lista de Problemas referente a cada situação clínica e solicitar exames complementares pertinentes a cada caso de forma custo-efetiva e eficiente.
- Estabelecer plano terapêutico e parâmetros de seguimento durante a internação.
- Realizar a prescrição médica completa, organizada e embasada nas principais diretrizes sobre o assunto, sob a supervisão do responsável pelo setor.
- Aprimorar seus relacionamentos profissionais de forma empática, respeitosa e cordial com os demais membros da equipe, com outros profissionais de saúde e familiares de pacientes, promovendo trabalho em equipe e desenvolvendo competências de liderança.
- Realizar a evolução médica diária e registrá-la de forma clara, organizada e compreensível.
- Desenvolver a percepção e análise crítica do sistema de saúde, relações institucionais, e seu papel como agente transformador.
Metas
As seguintes competências serão desenvolvidas:
Comportamento: apresentação, postura, educação, responsabilidade e ética,
Assiduidade e pontualidade,
Empatia e liderança
Conteúdo Programático:
Conteúdo
Professor responsável
Programa de desenvolvimento de competencias Médicas
Fatima Dumas Cintra
Patologias cardiovasculares e interpretação eletrocardiográfica
Fatima Dumas Cintra
Patologias respiratórias
Sonia Maria Guimarães Pereira Togeiro de Moura
Condutas no paciente crítico
Letícia Sandre
Vendrame Saes
Patologias e propedêutica reumatológica
Paulo Sergio Massabik
Visão Integrada do paciente
Fernando Sabia Tallo
Lucas Victoria de Oliveira Martins
Diagnóstico Diferencial
Edson Fernandes de
Faria
Patologias endocrinológicas
Patricia Teófilo Monteagudo
Anormalidades do sono no
paciente clínico
Dalva Lucia Rollermberg
Poyares
Patologias renais
Miguel Angelo de Goes Junior
Racional de solicitação e Interpretação de exames Laboratoriais
Adagmar Andriolo
Metodologia de Ensino Utilizada
ATIVIDADES PRÁTICAS PRESENCIAIS
Estágio Enfermaria:
Local: Realizado nas enfermarias feminina e masculina de Clínica Médica e Unidade de Terapia Intensiva da Disciplina, todas localizadas no terceiro andar do Hospital São Paulo.
- As atividades serão divididas da seguinte forma: 5 alunos na enfermaria masculina diariamente das 8:00 as 16:00h; 5 alunos na enfermaria feminina diariamente das 8:00 as 16:00h,
Descrição: Durante o final de semana e feriados (1 aluno na enfermaria masculina e 1 aluno na enfermaria feminina serão alocados para visita médica).
Plantões noturnos:
Os alunos terão escala de plantão noturno na UTI da disciplina de segunda a sexta das 19:00 as 7:00h.
Visitas complementares realizadas a beira do leito
Discussão eletrocardiograma: Discussão de casos clínicos baseados nos traçados de ECG de 12 derivações. Análise, interpretação e discussão de todos os traçados eletrocardiográficos de pacientes internados na enfermaria.
Local: Atividade PRESENCIAL a beira do leito
Responsável: Fatima Dumas Cintra
Discussão casos graves: Casos de maior gravidade internados na UTI do terceiro andar terão uma discussão mais detalhada visando o treinamento da prescrição em pacientes críticos, parâmetros ventilatórios, ajuste de respirador e avaliação de morte encefálica. Local: Atividade PRESENCIAL a beira do leito
Responsável: Leticia Sandre Vendrame Saes
Discussão de casos de Reumatologia: Seleção e discussão dos casos de reumatologia internados na enfermaria com ênfase em seu diagnóstico diferencial e peculiaridades da prescrição em reumatologia
Local: Atividade PRESENCIAL a beira do leito
Reponsável: Paulo Massabki
Protocolos Institucionais: Protocolos de prevenção de hiperglicemia e hipoglicemia, sedação e tratamento da insônia é discutido a beira do leito
Local: Atividade PRESENCIAL a beira do leito
Responsáveis: Prof. Patricia Monteagudo e Prof. Dalva Poyares.
Oficina de simulação
Simulação de casos clínicos: Atividade prática realizada em ambiente de simulação com treinamento teórico-prático do atendimento ao paciente clínico.
Local: Atividade PRESENCIAL Centro de Simulação Realística
Responsável: Miguel Angelo de Goes Junior
Programa de desenvolvimento de competências Médicas: Atividade prática com simulação de conflitos frequentes em ambientes hospitalares (queda de paciente, complicação clínica, falta de materiais) onde são discutidas protocolos e estatutos que norteiam a prática clínica. (temporariamente suspenso)
Oficina de Diagnóstico Por imagem (em implementação)
Ultrassom a beira do Leito: Utilização da ultrassonografia para realização de point-of- care testing visando o aprendizado na detecção de na região abdominal e pulmonar para avaliação cardíaca e em parada cardiorrespiratória; nortear procedimentos invasivos, identificação de derrame pleural, pneumotórax, ascite, dentre outros.
Atividades Complementares Online
Discussão de Casos em Pneumologia: Discussão de casos clínico baseado nas diretrizes atuais para tratamento de pneumonias da comunidade; DPOC e Asma.
Local: Atividade online
Responsável: Sonia Maria Togeiro
Oficina de Diagnóstico Diferencial: Dinâmica de discussão de casos com ênfase em identificar os possíveis diagnósticos diferenciais para cada cenário.
Local: Atividade online
Responsável: Edson Faria
Reunião Clínica: Discussão clinico laboratorial de casos clínicos. Local:
Atividade online
Responsável: Adagmar Andriolo
ATIVIDADES TEÓRICAS:
Videoaulas e material didático disponíveis no googleclassroom para serem assistidas durante o estágio.
AVALIAÇÃO DO ALUNO:
Conceito: a nota de conceito será realizada de acordo com os seguintes critérios: Assiduidade, Pontualidade e Participação nas discussões e será a média das notas dos professores Responsáveis pelas enfermarias
Prova: realizada de forma presencial com questões de múltipla escolha de acordo com o conteúdo estudado. A data e horário da realização da prova será enviado pela coordenação.
Após as avaliações haverá sessão para discutir as questões da prova com todos os alunos.
AVALIAÇÃO DO DOCENTE/PRECEPTOR:
Todos os alunos recebem no final do estágio um questionário de avaliação relacionado as expectativas com o estágio, estrutura, material didático e desempenho da equipe.
OBS: Visitas complementares de segunda feira (Prof. Dalva: primeira semana do estágio) (Prof. Patrícia: segunda semana do estágio)
GRADE GERAL DE ATIVIDADES
Conteúdo Programático:
Conteúdo programático |
1. Desenvolvimento de competências Médicas; |
2. Patologias cardiovasculares e interpretação eletrocardiográfica; |
3. Patologias respiratórias; |
4. Condutas no paciente crítico; |
5. Patologias e propedêutica reumatológica; |
6. Visão Integrada do paciente; |
7. Diagnóstico diferencial; |
8. Patologias endocrinológicas; |
9. Anormalidades do sono no paciente crítico; |
10. Patologias renais; |
11. Racional de solicitação e interpretação de exames laboratoriais; |
12. Princípios do tratamento do paciente oncológico |
13. Segurança do paciente |
Bibliografia Básica:
BORGES, D. R. et al. Atualização terapêutica de Prado, Ramos e Valle: diagnóstico e tratamento
- 2014/15. 25. ed. São Paulo: Artes Médicas, 2014. 2064p.
BORGES, D. R. et al. Atualização terapêutica de Prado, Ramos e Valle: diagnóstico e tratamento
- 2014/15. 26. ed. São Paulo: Artes Médicas, 2017. 2018p.
Goldman L, Ausiello D. Cecil -Tratado de Medicina Interna. 24ª ed. São Paulo: Editora Elsevier, 2005.
Goldman L, Ausiello D. Cecil -Tratado de Medicina Interna. 25ª ed. São Paulo: Editora Elsevier, 2018.
Andriolo, Adagmar- Guias de medicina Ambulatorial e Hospitalar – UNIFESP, EPM. 2 ª ed. São Paulo: Editora Manole: 2005
Bibliografia Complementar:
British Medical Journal (www.bmj.com)
New England Journal Medicine (www.nejm.org) Revistas do Scielo (www.scielo.org)
Sítios de busca médica: www.pubmed.gov
Área: Medicina Laboratorial
Unidade Curricular: Eletivas Medicina Laboratorial
Coordenação: Prof. Dr. Adagmar Andriolo
Público Alvo: Estudantes dos Cursos Biomedicina, Enfermagem, Fonoaudiologia e Medicina.
- Eletiva de Hematologia Laboratorial – Coagulograma
- Eletiva de Hematologia Laboratorial – Hemograma
- Eletiva Microbiologia Aplicada
- Eletiva de Toxicologia Forense
Ementa
Eletiva de Hematologia Laboratorial – Coagulograma
Ementa: A Disciplina Eletiva de Hematologia Laboratorial propõe um estudo teórico com aulas expositivas (quadro negro, internet e projetor de multimídia) baseado na fisiopatologia para diagnóstico diferencial das principais alterações hematológicas através do coagulograma, exame de importância na prática clínica e cirúrgica, e visitas ao Laboratório Central. A avaliação constará da frequência e do desempenho e no relatório entregue ao final do curso.
Objetivos Gerais: Ensinar as noções básicas do exame laboratorial coagulograma, propiciando a capacidade de indicar o exame e interpretar os resultados tendo como objetivo o diagnóstico das doenças hematológicas.
Objetivos Específicos: A coleta e o processo analítico do coagulograma. A correlação clínica e laboratorial do coagulograma. Exames relacionados: os testes plaquetários, os tempos de coagulação, a dosagem de fatores, a pesquisa dos inibidores. O diagnóstico das trombocitopenias e trombocitopatias, das coagulopatias hereditárias e adquiridas, o controle da anticoagulação, etc.
Conteúdo Programático: INTRODUÇÃO AO CURSO Aula 1 Atividade teórica: A coleta de amostra, o processamento analítico e o controle de qualidade laboratorial do coagulograma. Atividade prática: Visita ao laboratório (uso obrigatório de avental). Aula 2 As plaquetas. As alterações plaquetárias. A contagem de plaquetas. O TS e a agregação plaquetária. Aula 3 Os fatores de coagulação. As coagulopatias. O TP e o TTPA. A dosagem dos fatores. A pesquisa dos inibidores. Aula 4 A trombofilia. Os medicamentos anticoagulantes. Os mecanismos de ação. O controle laboratorial. O tromboelastograma. Aula 5 Atividade prática: Discussão de casos clínicos.
Bibliografia Básica: Henry'sClinicalDiagnosisand Management byLaboratoryMethodsby Richard A. McPherson (Author), Matthew R. Pincus (Author) 21st Edition- SaundersElsevier
Bibliografia Complementar: Sites de interesse: https://www.practical-haemostasis.com/
Hematologia Laboratorial – Hemograma
Ementa: A Disciplina Eletiva de Hematologia Laboratorial propõe um estudo teórico com aulas expositivas (quadro negro, internet e projetor de multimídia) baseado na fisiopatologia para diagnóstico diferencial das principais alterações hematológicas através do hemograma, exame de importância na prática clínica e cirúrgica, e visitas ao Laboratório Central. A avaliação constará da frequência e do desempenho e no relatório entregue ao final do curso.
Objetivos Gerais: Ensinar as noções básicas do exame laboratorial hemograma, propiciando a capacidade de indicar o exame e interpretar os resultados tendo como objetivo o diagnóstico das doenças hematológicas.
Objetivos Específicos: A coleta e o processo analítico do hemograma. A correlação clínica e laboratorial do hemograma. Exames relacionados: o perfil do ferro, o perfil hemolítico, o mielograma. O diagnóstico das anemias, das leucocitoses reacionais, das neoplasias hematológicas, etc.
Conteúdo Programático: INTRODUÇÃO AO CURSO Aula 1 Atividade teórica: A coleta de amostra, o processamento analítico e o controle de qualidade laboratorial do hemograma. Atividade prática: Visita ao laboratório (uso obrigatório de avental). Aula 2 Os eritrócitos. A microscopia dos eritrócitos. Os índices hematimétricos. A classificação das anemias. Aula 3 O perfil do ferro. O perfil hemolítico. A investigação diagnóstica das anemias. O mielograma. Aula 4 Os leucócitos. A microscopia dos leucócitos. As leucocitoses reacionais. A investigação diagnóstica das neoplasias hematológicas. O mielograma. Aula 5 Atividade prática: Discussão de casos clínicos.
Bibliografia Básica: Henry'sClinicalDiagnosisand Management byLaboratoryMethodsby Richard A. McPherson (Author), Matthew R. Pincus (Author) 21st Edition- SaundersElsevier
Bibliografia Complementar: Sites de interesse: http://hema.umn.edu/pages/casestudiesreal.html
Eletiva Microbiologia Aplicada
Ementa: A UC de Microbiologia Aplicada permite ao aluno: compreender sobre o diagnóstico microbiológico com ênfase nas etapas pré-analítica e analítica das infecções da corrente sanguínea, dos tratos respiratório, gastrintestinal, urogenital e meningites bacterianas e fúngicas. Através de técnicas dependentes e não-dependentes de cultivos agregando valor clínico. A fase pós-analítica será baseada em discussão de casos clínicos.
Objetivos Gerais: Elucidar sobre a realização do diagnóstico laboratorial de infecções em amostras clínicas humanas, dos principais grupos bacterianos e fúngicos.
Objetivos Específicos: Promover a compreensão sobre as metodologias utilizadas para diagnóstico em microbiologia e micologia médica. Realizar a correlação clínico-laboratorial dos exames correlatos.
Conteúdo Programático: CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Aula 1: Importância do Pré-analitico e Microscopia - quando agregam ou não valor diagnóstico Importância da pré-analítico no exame microbiológico assegurando um diagnóstico correto, confiável e reprodutível. Na microscopia será orientado sobre a realização e interpretação dos métodos utilizados na microbiologia. Docente: Ana Paula Cury Aula 2: Principais testes rápidos em microbiologia não dependentes de cultivo Apresentação sobre os principais métodos de diagnóstico rápido em microbiologia e a sua correlação com aplicações clínicas. Docente: Ana Paula Cury Aula 3: Diagnóstico laboratorial das infecções urogenitais. Do pré-analitico ao pós analítico Diagnóstico laboratorial das bactérias mais prevalentes, associadas às principais infecções do trato genito-urinário com discussão de casos clínicos. Docente: Natalya Zaidan Dra. Antonia Maria de Oliveira Machado/Thomás Cardoso Chagas Neto Aula 4: Diagnóstico das infecções gastrointestinais. Do pré-analitico ao pós analítico Diagnóstico laboratorial das bactérias mais prevalentes, associadas às principais infecções do trato gastrintestinal com discussão de casos clínicos. Docente: Natalya Zaidan Maluf Aula 5: Diagnóstico laboratorial das infecções de corrente sanguínea. Do pré-analitico ao pós analítico Descrever os métodos e as técnicas empregadas para diagnóstico das infecções da corrente sanguínea e
Bibliografia Básica: Murray, PR; Rosenthal, KS; Pfaller, MA – Microbiologia Médica – 8ª ed. Elsevier, 2017(E-book Evolution) • Trabulsi, LR; Alterthum, F – Microbiologia – 5ª ed. Atheneu, 2008 • Tortora, GJ; Funke, BR; Case, CL -Microbiologia - 10ª ed. Artmed, 2012 • Oplustil, CP; Zoccoli, CM; Tobouti, NR; Sinto, SI. Procedimentos básicos em Microbiologia Clínica. São Paulo: Savier, 4.ed. 2019. • Brazilian Committee on Antimicrobial Susceptibility Testing – BrCAST. Tabelas de pontos de corte para interpretação de CIMs e diâmetros de halos. • Europen Committee on Antimnicrobial Susceptibility Testing. Breakpoint tables for interpretation of MICs and zone diameters Europen Committee on Antimnicrobial Susceptibility Testing. EUCAST Expert Rules Version 3.1. Intrinsic resistance and exceptional phenotypes table, 2016.
Bibliografia Complementar: Sites de interesse SUCEN: http://www.saude.sp.gov.br/sucen-superintendencia-de-controle-de-endemias/ OMS- http://www.who.int/en/ http://faculty.ccbcmd.edu/courses/bio141/lecguide/ http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/ http://www.cdc.gov/ http://brcast.org.br
Eletiva de Toxicologia Forense
Ementa: O curso objetiva fornecer aos alunos condições de reconhecer potenciais condições de intoxicação, seja ambiental, ocupacional, medicamentosa ou por outros agentes. Serão discutidos os aspectos relevantes das vias de exposição fisiopatologia de agentes tóxicos e recursos diagnósticos. As atividades práticas envolverão cuidados pré analíticos relacionados as condições de coletas de material biológico, seu acondicionamento e transporte. A parte analítica incluirá discussão sobre as metodologias disponíveis. Será oferecida oportunidade de visitação e serviços especializado e discussão de casos clínicos concreto.
Objetivos Gerais: Ao final dessa disciplina, o aluno deverá estar habilitado a usar racionalmente os recursos diagnósticos do laboratório clínico com a finalidade de detectar situações de intoxicação por agentes químicos.
Objetivos Específicos: Ao final dessa disciplina o aluno deverá conhecer: 1- Indicação de exames laboratoriais mais frequentemente utilizados nas suspeitas de intoxicação por agentes externos 2- As condições específicas de coletas e de processamento de amostras 3- A interpretação dos resultados de exames mais comumente utilizados nas suspeitas de intoxicação por agentes externos.
Conteúdo Programático: Aula1: Princípios de Toxicologia - Prof. Dr. Adagmar Andriolo/ Dr. Alvaro Pulchinelli Aspectos gerais de adição de drogas / Psic Michel Indalecio de Souza Aula 2: Laboratório em Toxicologia/ Dr. Alvaro Pulchinelli Perícias, peritos e documentação médico legal / Prof Edna Iwamura Aula3: Seminário 1 álcool , maconha, benzodiazepinicos / Dr. Alvaro Pulchinelli Seminário 2 cocaina, anfetaminas e ecstasy/ Dr. Alvaro Pulchinelli Aula4: Toxicologia forense e a atuação da polícia científica / Dr. Alvaro Pulchinelli Drogas de abuso no ambiente de trabalho / Prof Edna Iwamura Aula5: Prova / Dr. AlvaroPulchinelli Discussão da prova / Dr. AlvaroPulchinelli
Bibliografia Básica: 1- Pulchinelli Jr A; Andriolo A. - Toxicologia, in Guias de Medicina Ambulatorial e Hopsitalar da Unifesp / EPM .Medicina Laboratorial - 2ª ed. Barueri, SP: Manole, 2008, pg 239-242 2- Amdur MO; Doull J: Klasser CD - Casaret and Doull`s toxicology: the basic science of poisons - 4ª ed. St. Louis, MC Graw - hill, 1993 3- Oga S - Fundamentos de Toxicologia - 4º ed. São Paulo: Ateneu, 2014
Endereços: Anfiteatro Emil Burihan: Rua Napoleão de Barros, 715 - 3º andar do HSP Outros...
Orientações aos servidores Esta área foi desenvolvida com a finalidade de orientar o público...
Orientações Progressão Docente Orientações Progressão Docente A Comissão Permanente do Pessoal...