História da Disciplina de Pneumologia
Em 1951, a mercê do pioneirismo do Professor Jairo Ramos, catedrático de propedêutica médica da Escola Paulista de Medicina, foi criado o Departamento de Medicina. Naquela ocasião, já havia uma nítida diferenciação em especialidades, tendo sido criadas várias delas, inclusive a Pneumologia.
O primeiro Chefe da Disciplina de Pneumologia foi o Professor Doutor Ítalo Domingos Le Voci. O primeiro grande impulso para o crescimento da Disciplina foi com a chefia do Professor Titular, Professor Dr Otávio Ribeiro Ratto, auxiliado pelo Professor Dr Manuel Lopes Dos Santos, que posteriormente foi Professor Titular da Disciplina e também Diretor da Escola Paulista de Medicina, onde foi o idealizador da transformação da Escola na primeira Universidade especifica da área da saúde do Brasil. Ela foi criada com a lei número 8.957 de 15 de dezembro de 1994. O Prof. Dr. Manuel Lopes dos Santos foi o primeiro Reitor Pró-Tempore da nova Universidade.
A Disciplina realmente começou a ter um notável crescimento com a chegada no ano de 1971 de cinco Residentes, e hoje é considerada um dos principais serviços de pneumologia do Pais, baseada no alicerce da assistência, ensino e pesquisa.
Na Graduação, a Disciplina ministra curso regular de Propedêutica Pneumológica para os alunos de quarto ano e de Clinica Pneumológica para os alunos do quinto ano. A partir de 2021 a Disciplina fará parte da Unidade Curricular do Sistema Respiratório em conjunto com a cirurgia torácica, pneumologia pediátrica, departamento de diagnóstico em imagem e departamento de anatomia patológica, em regime de internato.
Recebemos anualmente médicos residentes da Clínica Médica e de especialidades. A Residência Médica de Pneumologia é uma das mais antigas criadas no Brasil. Atualmente contamos também com a Residência Multiprofissional, integrada por profissionais da área da enfermagem, fisioterapia e nutrição.
A Disciplina de Pneumologia foi uma das pioneiras na construção de um Programa de Pós-Graduação em Pneumologia no Brasil, sendo o primeiro a ter o nível de Doutorado no Brasil. Este curso já formou centenas de Doutores e Mestres que se encontram em Universidades, públicas e privadas, em praticamente todos os estados brasileiros.
Em 1991, foi criado o primeiro curso de Pós Graduação em Ciências Pneumológicas (para não médicos) no Pais, servindo como modelo para a criação em outras Universidades.
A Disciplina apresenta no seu histórico uma série de ações inéditas no campo das doenças respiratórias:
- primeiro a enviar para o exterior um profissional para fazer o Pós-Doutorado;
- primeiro Laboratório de Função Pulmonar;
- uma unidade de Terapia Intensiva Respiratória em hospitais de ensino;
- centro de Reabilitação Pulmonar
- laboratório de pesquisas para animais de grande porte para estudar as doenças respiratória, principalmente a Síndrome de Desconforto Respiratório Agudo.
A Disciplina de Pneumologia mantem o seu destaque na formação de pessoas, geração de conhecimento e assistência aos portadores de doenças respiratórias.
Prof. Osvaldo Shigueomi Beppu
Dezembro de 2020