Página inicial > SOBRE > História

História da Disciplina de Nutrologia Pediátrica

Publicado: Quinta, 15 de Agosto de 2019, 12h49 | Acessos: 19895

A Disciplina de Nutrologia, antiga Nutrição e Metabolismo, do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP-EPM criada em 1984, pelo Prof. Dr. Fernando José de Nóbrega, foi à primeira Disciplina de Nutrição Pediátrica de todo o país.

A Nutrologia desenvolve suas atividades de assistência e ensino ambulatorial e hospitalar em seus vários setores – Crescimento, Distúrbios do Apetite, Nutrição Clínica, Obesidade e Suporte Nutricional – oferecendo, por meio de equipe multiprofissional altamente qualificada, atendimento global às crianças e adolescentes com Distúrbios Nutricionais.

Participa da formação de recursos humanos, em todos os níveis – Graduação, Residência Médica, Especialização e Pós-Graduação para Pediatras, Nutricionistas e outros profissionais da saúde, contando com a atuação de um grupo de diferentes especialidades e formação: Pediatras Nutrólogos, Nutricionistas, Psicólogos, Fonoaudiólogos e Educadores Físicos.

Desenvolve vários Projetos de Pesquisa que contemplam aspectos preventivos (Creches e Escolas de Rede Pública e Privada) e clínicos, com financiamento de entidades governamentais e privadas, gerando conhecimentos na Área e sendo responsável pela maior produção científica e acadêmica do país em Nutrição Infantil.

O Laboratório de Pesquisa desenvolve projetos da Disciplina de Nutrologia e de Professores de outras Disciplinas do Departamento de Pediatria. O Setor de Pesquisa em Nutrologia e Saúde Pública é coordenado pelo Prof. Dr. José Augusto de Aguiar Carrazedo Taddei, com área de concentração em Epidemiologia em Nutrição.

O Prof. Dr. José Augusto de Aguiar Carrazedo Taddei é o Coordenador do Núcleo Interdepartamental de Segurança Alimentar e Nutricional (NISAN) que tem como objetivo agregar toda experiência acumulada pelos diferentes Departamentos, Setores e Serviços da UNIFESP, que atuem em Segurança Alimentar e Nutricional. Este grupo desenvolveu um site que aborda temas a respeito de Estilo de Vida Saudável – Portal Estilo de Vida Saudável - http://www.saude.br

Na Unidade Assistencial da Disciplina, a Cozinha Pedagógica realiza atividades educativas para Graduandos, Residentes e Pediatras, com ênfase em Nutrição Infantil.

Na Graduação, a Disciplina de Nutrologia participa de atividades educacionais nos seguintes anos do Curso de Medicina: 2º ano (Semiologia Integrada) – Prof. Dr. Luiz Anderson Lopes; 3º ano (Semiologia Pediátrica) – Profs. Drs. Luiz Anderson Lopes e Anne Lise Dias Brasil e 4º ano – Atividades Teóricas com aulas semanais na área de Nutrologia Pediátrica abordando os seguintes temas: Aleitamento Materno, Alimentação nos dois primeiros anos de vida, Avaliação Nutricional, Anemia, Obesidade e Desnutrição – Profa. Dra. Maria Arlete Meil Schimith Escrivão.

Além de participar de Disciplina Eletiva “Temas Atuais em Nutrição e Saúde na Infância e Adolescência”, coordenado pelo Prof. Dr. José Augusto de Aguiar Carrazedo Taddei.

Outra atividade educativa oferecida para os graduandos é a Liga de Pediatria sob a Coordenação do Prof. Dr. Luiz Anderson Lopes.

A Disciplina oferece Cenário de Prática para os residentes do Departamento de Pediatria (R1 e R2), além dos residentes da Área de Atuação em Nutrologia Pediátrica (R3 e R4) e outros serviços: Hospital do Servidor Público Municipal(HSPM) – R1; Hospital Infantil Darcy Vargas(HIDV) – R2 e Universidade de Santo Amaro(UNISA) – R1.

A Nutrologia Pediátrica é uma área de atuação da Pediatria reconhecida pela Associação Médica Brasileira em 2002, todos os docentes pediatras da Disciplina de Nutrologia obtiveram Título por Proficiência pela Sociedade Brasileira de Pediatria e pela Associação Brasileira de Nutrologia. Também foi concedido pela Sociedade Brasileira de Pediatria a creditação do serviço para capacitação de pediatra na área de atuação em Nutrologia Pediátrica.

TÉCNICA DIETÉTICA E CULINÁRIA

Equipe Técnica Dietética e Culinária:

MIL DIAS

Equipe Mil Dias:

OBESIDADE

Equipe Obesidade: Prof. Dra. Daniela Franca Gomes.

DIFICULDADE ALIMENTAR

Equipe Dificuldade Alimentar: