Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > NOTÍCIAS > 1º Fórum de Médicos na Saúde Digital discute o futuro da tecnologia e formação em saúde
Início do conteúdo da página

1º Fórum de Médicos na Saúde Digital discute o futuro da tecnologia e formação em saúde

Publicado: Segunda, 16 de Dezembro de 2024, 18h30 | Última atualização em Segunda, 16 de Dezembro de 2024, 19h09 | Acessos: 91

Evento reuniu especialistas e contou com a participação da professora Claudia Galino Novoa, do Departamento de Informática em Saúde da EPM/Unifesp

No dia 13 de dezembro de 2024, a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) promoveu o 1º Fórum de Médicos na Saúde Digital, um evento voltado para debater o papel dos médicos na transformação digital da saúde no Brasil. O encontro, realizado na Unidade Central do Seconci-SP, em São Paulo, foi transmitido ao vivo e contou com a presença de mais de 150 participantes, entre profissionais de saúde, pesquisadores e especialistas.

forumsd equipeFoto: (Claudia Galindo Novoa, -, Beatriz Faria de Leão, Paula Fuscaldo Calderon, Antônio Carlos Onofe de Lira, Paulo Roberto de Lima Lopes, Ricardo Gamarski, Leonardo Costa Miranda).

A professora Claudia Galino Novoa, chefe da Disciplina de Informática em Saúde do Departamento de Informática em Saúde (DIS) da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), marcou presença, reforçando a importância do diálogo entre instituições de ensino e os avanços da saúde digital. A participação da professora destaca o compromisso do departamento em contribuir para a capacitação de médicos e profissionais na integração de tecnologias em suas práticas clínicas.

O fórum trouxe temas essenciais para o futuro da saúde digital no Brasil, com ênfase em:

  • Competências tecnológicas para médicos: Discussão sobre as habilidades necessárias para atuar na transformação digital em saúde.
  • Censo Médicos na Saúde Digital 2024: Apresentado pelo professor Antônio Carlos Endrigo, o estudo revelou que 19% dos médicos brasileiros já têm atividades relacionadas à tecnologia da informação em saúde, evidenciando a necessidade de formação específica na área.
  • Formalização da informática médica: Foi abordado o avanço no processo de reconhecimento da informática em saúde como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), previsto para 2025.

O evento contou com palestras de Umberto Tachinardi e Eneida Mendonça, professores da University of Cincinnati College of Medicine (EUA), que compartilharam experiências sobre a integração de tecnologia na medicina e apresentaram soluções aplicadas no cenário norte-americano.

O fórum foi concluído com uma mesa-redonda interativa, na qual o diretor de TI da Ebserh, Giliate Cardoso Coelho Neto, destacou a necessidade urgente de formalizar a informática em saúde como área de atuação médica e a importância de programas específicos de residência para capacitação profissional.

"A participação neste evento reforça a missão do DIS de fomentar a inovação e preparar profissionais para os desafios tecnológicos da saúde. O fórum proporcionou debates relevantes e abriu caminhos para colaborações interinstitucionais, além de contribuir para a disseminação de conhecimentos fundamentais para a área", afirmou a professora Claudia Galino Novoa.

O evento está disponível para ser assistido na íntegra no YouTube, ampliando o acesso a todos os interessados no futuro da saúde digital no Brasil: https://www.youtube.com/watch?v=qLItXpI49pY

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Desafios da educação em saúde digital são debatidos na V JAESD

Durante o evento promovido pela Liga de Saúde Digital do NUTEDS/FAMED/UFC, foram discutidos os...

1º Fórum de Médicos na Saúde Digital discute o futuro da tecnologia e formação em saúde

Evento reuniu especialistas e contou com a participação da professora Claudia Galino Novoa, do...

LABDIS marca presença em evento no Insper para impulsionar inovação em saúde

Evento propôs caminhos para inovações transformadoras na saúde

DIS/EPM celebra fim de ano com confraternização e destaca conquistas e perspectivas para 2025

Evento promoveu reflexões sobre avanços, áreas de pesquisa/atuação e planos para o futuro

Fim do conteúdo da página