Programa de Pós-Graduação em Ginecologia
Em 1977, o Departamento de Tocoginecologia da Escola Paulista de Medicina solicita ao MEC, credenciamento do Curso de Pós-Graduação, tendo como coordenador o Prof. Dr. Octavio Ribeiro Ratto. O início do Curso de Pós-Graduação da Disciplina de Ginecologia ocorre em outubro de 1977, liderado pelo Prof Dr Octaviano Alves de Lima Filho, Titular da Disciplina de Ginecologia.
Em 1979, o Professor Assistente Carlos Alberto Valente auxilia na estrutura e implantação do Curso de Pós-Graduação da Disciplina de Ginecologia da EPM.
Em 1981, há um pedido de recredenciamento ao MEC pelo Coordenador da Pós-Graduação, Prof Dr. Octavio Ribeiro Ratto, sendo que no dia 03/07/1981, o Parecer 552/81 da CFE autoriza o Curso de Pós-Graduação do Departamento de Tocoginecologia da EPM, com área de Concentração em Ginecologia. Ficam estabelecidas 3 vagas para Mestrado e 3 vagas para Doutorado, e curso obrigatório de 120 créditos para Mestrado e 240 créditos para Doutorado, sendo oferecidas aos candidatos 18 disciplinas.
Em setembro de 1983, é defendido o primeiro Doutorado pelo Prof. Dr. Nelson Valente Martins e a primeira defesa de Mestrado ocorre em novembro de 1983, pelo Dr. José Focchi.
Inicia-se, também, a Comissão Especial da Pós-Graduação, composta pelos Prof. Dr. Octaviano Alves de Lima Filho, Prof. Dr. Geraldo Rodrigues de Lima, Dr José Focchi e Dr. Carlos Alberto Valente. Em 1985, são defendidos 2 novos doutorados, da Profa. Dra. Julisa Chamorro Lascasas Ribalta e Prof. Dr. Edmund Chada Baracat.
Em 1985, o Curso de Pós-Graduação da Disciplina de Ginecologia contava com 13 alunos, dos quais 6 estavam prestes a apresentar suas defesas. Em 1986, eram já 25 candidatos, dentre os quais 10 docentes de outras Faculdades de Medicina do Brasil.
Hoje, 43 anos depois, estamos com 136 alunos matriculados nos Cursos de Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado e com um total de 27 orientadores credenciados.