Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Dia mundial de combate ao Câncer

Publicado: Sexta, 08 de Abril de 2022, 00h00 | Última atualização em Sexta, 08 de Abril de 2022, 09h47 | Acessos: 41624

Alguns fatos e mitos sobre o câncer

É muito comum que alguns adultos, ao serem questionados sobre a busca por assistência em saúde, respondam que não a procuram porque “quem procura, acha!”

Sim, é um fato! Toda a investigação médica levará a um diagnóstico, de perfeito estado de saúde ou de algum adoecimento. Mas o quanto isto deve ser interpretado como ruim? Nunca, principalmente, quando se trata de câncer, pois quanto mais cedo o diagnóstico ocorrer, maiores serão as chances de cura e muitas incapacidades e sofrimentos poderão ser evitados (1-2).


O câncer é uma doença celular, ou seja, uma única célula, de algum lugar do organismo, sofreu alterações malignas e esta célula começou um processo descontrolado de multiplicação, observe a figura 1(3)Assim, dependendo de onde este tumor maligno está crescendo no corpo e da velocidade de crescimento, a pessoa poderá sentir sinais e sintomas de maneira mais rápida ou mais lenta.

o que e cancer celulas 1
Figura 1: A formação do câncer
Fonte: O que é câncer. Instituto Nacional do Câncer, INCA. Disponível em https://www.inca.gov.br/o-que-e-cancer

Qual a vantagem de se fazer exames que rastreiam(buscam) os tumores nos estágios iniciais?

Início do combate ao câncer

A grande vantagem é que esse pequeno amontoado de células malignas poderá ser retirado, principalmente por um procedimento cirúrgico, se o câncer inicial estiver em órgão sólido, como exemplos: mama, pele, colo do útero, pulmões, estômago, intestino ou reto.

Uma vez retirado completamente, na grande maioria das vezes, poderemos dizer que a pessoa está curada, principalmente quando se verifica que as células malignas não conseguiram “viajar” pelo corpo e se alojar em outros órgãos, condição chamada de metástase, que está demonstrada na figura 2(4).

comportamento das celulas cancerosas 0 0

Figura 2: O desenvolvimento das metástases no câncer. Fonte: Como se comportam as células cancerosas? Instituto Nacional do Câncer, INCA. Disponível em https://www.inca.gov.br/como-se-comportam-celulas-cancerosas.

O medo do diagnóstico

Outro motivo bastante utilizado por adultos para evitar a assistência em saúde é que “o diagnóstico de câncer traz a morte”. De fato, quando o diagnóstico do câncer é realizado e a doença está avançada, o tratamento será menos eficaz, mais caro e a pessoa poderá ter várias complicações, tanto da doença, como do tratamento(1).

Entretanto, na doença inicial ou não, a associação morte e câncer mudou muito ao longo das últimas décadas devido às novas descobertas que favoreceram uma maior compreensão sobre as células malignas, gerando melhorias para o diagnóstico e, também, para os diferentes tratamentos: cirurgia, radioterapia e quimioterapia antineoplásica(2).

A importância do tempo para o câncer

É importante destacar que quando falamos em câncer o tempo é algo muito importante! Há um tempo ideal para a prevenção do câncer. Há um tempo ideal para o diagnóstico. Como há um tempo ideal para o início do tratamento. Fugir do diagnóstico de câncer fará com que esses “tempos” fiquem atrasados e, nessa condição, a morte pelo câncer poderá ser um fato.

Mitos e como se prevenir

Ainda sobre os mitos, muitos acreditam que não há prevenção para o câncer! Porém, de acordo com a Organização Mundial de Saúde(2), quase a metade de todos os cânceres poderiam ser prevenidos com o conhecimento e a tecnologia que existem atualmente.

Como se prevenir do câncer? Há vários comportamentos importantes para serem adotados por cada um de nós, em diferentes fases da vida, e que previnem o aparecimento do câncer, são estes (2):

• Não fumar;
• Receber as vacinas para prevenir a infecção pelo papilomavírus humano (HPV) e vírus da hepatite B;
• Evitar a obesidade, o consumo abusivo de álcool e o sedentarismo;
• Procurar saber se a profissão que exerce traz riscos para saúde e evitar ou se proteger desses riscos, incluindo a poluição do ar.

Assim, obter informações adequadas sobre o câncer e mudar o comportamento de resistência ao cuidado com a própria saúde é o que precisamos fazer com urgência. Seja um multiplicador dessas importantes informações junto aos seus familiares e amigos. Comece agora mesmo, neste Dia Mundial de Luta Contra o Câncer!

Referências

1. Sung, H, Ferlay, J, Siegel, RL, Laversanne, M, Soerjomataram, I, Jemal, A, Bray, F. Global cancer statistics 2020: GLOBOCAN estimates of incidence and mortality worldwide for 36 cancers in 185 countries. CA Cancer J Clin. 2021: 71: 209- 249. https://doi.org/10.3322/caac.21660
2. World Health Organization. WHO report on cancer: setting priorities, investing wisely and providing care for all. Geneva: World Health Organization; 2020. Licence: CC BY-NC-SA 3.0 IGO. http://apps.who.int/iris
3. Instituto Nacional de Câncer. O que é câncer. Rio de Janeiro: INCA. Disponível em https://www.inca.gov.br/o-que-e-cancer
4. Instituto Nacional de Câncer. Como se comportam as células cancerosas? Rio de Janeiro: INCA. Disponível em https://www.inca.gov.br/o-que-e-cancer

Autora

edvane

 

Edvane Birelo Lopes De Domenico
Professora Associada, Livre-Docente, Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica, Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo, EPE-Unifesp. Líder do Grupo de Pesquisa GEPEBE (CNPq). Coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia do Hospital São Paulo/Unifesp. Coordenadora do Programa de Extensão Universitária Acolhe-Onco: interdisciplinaridade no cuidado integral ao paciente com câncer. Ambulatório de Oncologia do HU2 - Unifesp. Mais inform ações: clique aqui

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil

Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...

Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil

Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...

Fim do conteúdo da página