Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...
Docente da EPM/Unifesp compõe a nova gestão da SBPC
Primeira diretoria com sete mulheres eleitas
Por Renato Conte
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) elegeu o filósofo e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, para ocupar o cargo de presidente da entidade em substituição a Ildeu de Castro Moreira, para o biênio 2021-2023.
Na composição da nova gestão, chama a atenção, a escolha inédita, em 73 anos da SBPC, de sete mulheres eleitas. Onde podemos destacar a professora da Escola Paulista de Medicina/Unifesp, a Dra. Marimélia Porcionatto, como 1° Tesoureira.
Marimélia Porcionatto
Biomédica formada pela Escola Paulista de Medicina (EPM) (1984), com mestrado (1989) e doutorado em Biologia Molecular (1996) pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), mestrado em História da Ciência (2001) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Realizou pós-doutorado na EPM-UNIFESP (1997) e no Dana-Farber Cancer Institute (DFCI) / Harvard Medical School (2001-2003). É Professora Associada Livre Docente da Disciplina de Biologia Molecular do Departamento de Bioquímica, orientadora e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Biologia Molecular da EPM-UNIFESP, pesquisadora do INCT-Regenera e da RNTC (Rede Nacional de Terapia Celular). Tem se dedicado à neurobiologia, atuando principalmente no estudo da neurogênese em resposta a lesões no SNC e doenças neurodegenerativas; bioengenharia tecidual aplicada ao SNC; e fabricação de sistemas biomiméticos do SNC.
Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...
Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...
Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...
Redes Sociais