Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...
Dia Mundial da Reciclagem
Confira 4 dicas fáceis de reciclagem para colocar em prática no dia a dia
O Dia Internacional da Reciclagem é comemorado em 17 de maio. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência, e a Cultura (UNESCO) e busca estimular a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correto dos itens consumidos.
Segundo levantamento do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o Brasil é o quarto produtor de lixo plástico do mundo. Das 11.355.220 toneladas, apenas 1,28% são destinados à reciclagem. Só ficamos atrás de Estados Unidos, China e Índia. Os aterros sanitários continuam sendo o destino da maior parte dos resíduos, ocasionando graves prejuízos ao meio ambiente e à qualidade de vida da população.
O resultado alarmante envolve outra questão de difícil solução: quando dispostos em aterros sanitários, os resíduos sólidos emitem gases de efeito estufa (GEE), principalmente o metano. Alguns materiais levam anos ou décadas para se decompor, como os descartáveis (fraldas e copos plásticos, por exemplo).
Todo o processo de geração, coleta, processamento e armazenamento do lixo resulta em problemas sociais, ambientais e econômicos. Como quase todas as atividades humanas geram resíduos, em quase todos os lugares há a possibilidade do lixo causar problemas.
A reciclagem é o processo em que há a transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao resíduo para que ele se torne novamente matéria-prima ou produto, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010)
Confira 4 dicas fáceis de reciclagem para colocar em prática no dia a dia
1. Resíduo seco e reciclável x orgânico | Pode parecer simples, mas muitos não fazem a separação do resíduo sólido e orgânico na hora do descarte. Separar o lixo seco e reciclável do lixo orgânico é simples e ajuda muito os coletores de lixo. |
2. Restos de comida | Outra dica valiosa é limpar os restos de comida dos resíduos especiais antes de descartar o material. Uma rápida enxaguada já faz toda a diferença. |
3. Se atente aos vidros | Vidros mal embalados podem colocar em risco a vida dos coletores. Por isso, antes de descartar espelhos, copos, garrafas e derivados, os embale com papelão ou jornal e sinalize que ali existe um resíduo cortante. |
4. Adote e ensine atitudes sustentáveis às crianças |
A educação das crianças para a sustentabilidade precisa começar o quanto antes. Ensine por meio de bons exemplos, como:
|
Iniciativas no Campus São Paulo
Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...
Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...
Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...
Redes Sociais