Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...
Lydia Masako Ferreira é a nova professora Emérita e Sênior da EPM
Cerimônia homenageou a docente com 44 anos de trajetória dedicada à Cirurgia Plástica
Clique acima para ouvir o conteúdo abaixo.
Em sessão solene de sua Congregação, realizada no dia 4 de abril de 2023, a Escola Paulista de Medicina concedeu o título de professora emérita e sênior à docente Lydia Masako Ferreira da Disciplina de Cirurgia Plástica do Departamento de Cirurgia da Escola Paulista de Medicina (EPM). A cerimônia realizada no Anfiteatro Leitão da Cunha – Campus SP contou com a presença de membros da Congregação, amigos e familiares da homenageada.
A mesa de abertura contou com a presença do Diretor da EPM, Fulvio Scorza, representante da Comissão de Títulos Honoríficos da EPM, Arnaldo Colombo, da Profa Emérita e Sênior do Departamento de Bioquímica da EPM, Helena Nader, do Prof. Titular do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da EPM, Flávio Faloppa e do chefe da Disciplina de Cirurgia Plástica do Departamento de Cirurgia da EPM, Miguel Sabino.
Também estiveram presentes as autoridades Prof. Rubens Belfort, da Academia Nacional de Medicina(ACM), Prof. Nacime Salomão, diretor Superintendente do Hospital São Paulo, Prof. Ronaldo Laranjeiras, presidente da Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), Prof. Walter Mana Albertoni, ex-reitor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Ulysses Fagundes, ex-reitor da Unifesp e Prof. Magnus Regius Dias da Silva, Diretor eleito da EPM.
Cada membro da mesa trouxe uma particularidade em seu discurso. O exímio currículo da docente, que iniciou na academia em 1979, foi apresentado na fala do prof. Miguel "Hoje nos reunimos aqui para rever as afetividades e homenagear a professora que trouxe muitas memórias para a Disciplina de Cirurgia Plástica e para a EPM". Já a carreira de sucesso foi observada por Colombo "Lydia simboliza o que esta casa entende como um caminho de sucesso. Ela é um exemplo para os jovens e líderes que vão imergir". A relação de amizade e dinamismo foram evidenciados nas palavras de Nader: "Lydia nunca permitiu acomodação. Todas as suas atividades foram de grande impacto e dinamismo" e Faloppa "Muito ativa e muito importante para a instituição"
Após os discursos, houve a apresentação de vídeo com depoimentos dos filhos, do neto e profissionais de saúde de vários pontos do Brasil.
O título de professora emérita foi outorgado pelos professores Fulvio Scorza e Helena Nader e o título de professora sênior pelos professores Miguel Sabino, Arnaldo Colombo e Flávio Faloppa.
{gallery cols=3 alignment="center"}CSP/USER/galerias/lydiaemerito{/gallery}
Durante seu discurso, a Profa. Lydia falou sobre sua trajetória repleta de encontros com pessoas especiais e brilhantes e acrescentou: "Algumas pessoas participaram de minha jornada como bênçãos. Outras aparecem em nosso caminho com dificuldades mas representam formas de exercício de maturidade e de serenidade. Todos, sem exceção, deixaram um pouco de si em minha jornada e a gratidão é um ingrediente doce e o mais belo exagero do mundo. Tenho muita gratidão, orgulho e amor pela EPM".
O Diretor da EPM, Prof. Fulvio Scorza, após declarar que se emocionou com as palavras de admiração e respeito dos filhos da professora neste momento tão importante, encerrou a cerimônia.
Para rever a cerimônia na íntegra, basta acessar o link.
Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...
Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...
Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...
Redes Sociais