Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Ampliado e modernizado, pronto-socorro do Hospital São Paulo é inaugurado

Publicado: Terça, 18 de Fevereiro de 2025, 14h33 | Última atualização em Terça, 18 de Fevereiro de 2025, 14h34 | Acessos: 634

A nova Unidade de Emergência Referenciada do hospital universitário da Unifesp tem 70 leitos para atendimento de diversas especialidades médicas

 

Descerramento da placa de inauguração

 

O novo pronto-socorro do Hospital São Paulo, hospital universitário da Universidade Federal de São Paulo (HSP/HU Unifesp), foi inaugurado nesta segunda-feira (17/2) totalmente reformado, modernizado, ampliado e equipado para atender a casos graves e de alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As obras custaram cerca de R$ 23 milhões.

A nova Unidade de Emergência Referenciada (UER) do HSP/HU Unifesp, um marco importante para a cidade e para a saúde da população, possui 70 leitos e capacidade para atendimento de diversas especialidades médicas, com foco em cardiologia, neurologia (Acidente Vascular Cerebral - AVC), neurocirurgia, ortopedia, ginecologia e obstetrícia (Gestação de Alto Risco), oftalmologia, otorrinolaringologia, urgências pediátricas, clínicas e cirúrgicas, entre outras.


A solenidade de inauguração contou com a presença de Nísia Trindade, ministra da Saúde; Raiane Assumpção, reitora da Unifesp; Ana Estela Haddad, secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde; Adriano Massuda, secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde; Ronaldo Laranjeira, presidente da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM); Nacime Mansur, diretor-superintendente do Hospital São Paulo; Eleuses Paiva, secretário de Estado da Saúde de São Paulo, que representou o governador Tarcísio de Freitas; Luiz Carlos Zamarco, secretário municipal de Saúde de São Paulo, representando o prefeito Ricardo Nunes; Gilberto Kassab, secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo; da senadora Mara Gabrilli e da deputada federal Tabata Amaral, entre outras autoridades.

 

O local receberá pacientes encaminhados(as) pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), resgate do Corpo de Bombeiros e aqueles(as) transferidos(as) via ambulância – por outros hospitais – com mediação das centrais de regulação municipal e estadual. Além disso, será referência para 22 bairros e aproximadamente três milhões de habitantes da zona sul da capital paulista, mas poderá atender a pacientes de todo o estado e do país, quando estiver operando em plena capacidade.

A imagem mostra uma mulher de cabelos escuros e ondulados falando ao microfone com um sorriso no rosto. Ela está vestindo uma blusa clara e usa um pequeno microfone de lapela preso à roupa. Atrás dela, há um fundo com o logotipo "SP" repetido, sugerindo um evento oficial ou institucional. Algumas pessoas estão desfocadas ao fundo, incluindo um homem de terno e óculos, que parece estar acompanhando a fala dela. O clima da imagem transmite positividade e entusiasmo, indicando um momento importante e celebrado.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a estrutura do hospital e ressaltou a inauguração dessa unidade de emergência referenciada como sendo fruto de um trabalho conjunto que proporciona uma melhor qualidade de atendimento e uma melhor condição de vida para a população de São Paulo. Ao final da cerimônia, a ministra anunciou o aporte de novos recursos no valor de R$ 24 milhões para o custeio das ações do hospital.

A imagem mostra uma mulher de cabelos curtos discursando em um evento. Ela segura um microfone e faz um gesto com a mão, parecendo expressiva e engajada. Ela veste um blazer branco com detalhes verdes e uma blusa preta.  Atrás dela, há várias pessoas, incluindo médicos de jaleco branco e outras figuras de terno, que aparentam ser profissionais da área da saúde e autoridades. O fundo exibe um banner com o logotipo "SP" e as palavras "Hospital" e "Unidade de Emergência Referenciada", indicando que o evento está relacionado à saúde pública, possivelmente uma inauguração ou anúncio importante.  O ambiente tem um clima formal e institucional, e a expressão da mulher sugere entusiasmo e comprometimento com o que está sendo apresentado.

“A abertura desse serviço reforça nosso papel institucional de formação de pessoas, de produção de conhecimento, de entrega de protocolos e também de efetivação de políticas públicas. A presença do estado, da prefeitura e do governo federal aqui é uma reafirmação de que essa parceria dá certo e que podemos entregar cada vez mais à população”, declarou Raiane Assumpção, reitora da Unifesp.

A imagem mostra um homem de terno escuro e óculos falando ao microfone em um evento. Ele está atrás de um púlpito transparente com um logotipo repetido, sugerindo uma instituição ou organização. Atrás dele, há dois homens de terno e outro de camisa branca com um crachá, todos atentos ao discurso. O ambiente parece ser ao ar livre, sob uma tenda branca, e há uma caixa de som ao fundo. A expressão do orador é séria e confiante, indicando um momento formal e importante.

Para Nacime Mansur, superintendente do Hospital São Paulo, o novo PS propiciará melhores condições de trabalho e de ensino, simbolizando o compromisso do hospital com o SUS, com a qualidade assistencial e com o cuidado dos(as) pacientes. “Esta unidade será um local de alta competência técnica, mas também de acolhimento humanizado e de esperança para uma medicina digna, de qualidade e de compromisso social e na busca de uma sociedade mais justa e igualitária”.

Responsável por coordenar a organização da nova Unidade de Emergência Referenciada, o diretor-técnico do Hospital São Paulo, Eduardo Medeiros, reforçou o papel da Unifesp para além da questão assistencial, com destaque para o seu compromisso com o ensino e com a pesquisa. “Queremos oferecer aos estudantes e residentes em formação o que há de melhor na área de emergência, no cuidado do paciente e também na pesquisa, algo tão importante para a universidade”, explicou.

A imagem mostra uma área hospitalar moderna e bem organizada, provavelmente uma sala de atendimento ou recuperação. Há três poltronas estofadas de cor bege dispostas em fila, cada uma posicionada sob um painel de equipamentos médicos na parede.  Os painéis contêm tomadas para equipamentos, saídas de oxigênio e outros recursos hospitalares. Há também cortinas brancas entre os assentos, sugerindo a possibilidade de separação entre pacientes para maior privacidade.  No lado esquerdo da imagem, há um suporte de soro em aço inoxidável com rodinhas. O ambiente tem piso claro, paredes em tons neutros e iluminação adequada, criando um espaço limpo, confortável e funcional para atendimento médico.
Unidade foi entregue totalmente reformada, modernizada, ampliada e equipada para atender a casos graves e de alta complexidade pelo SUS

Patrimônio da saúde pública nacional

Fundado em 1940, o Hospital São Paulo é marcado por uma longa tradição na formação de recursos humanos e na assistência médica qualificada, na pesquisa científica e no desenvolvimento tecnológico, por meio da atuação das escolas Paulista de Medicina (EPM) e Paulista de Enfermagem (EPE).

A Unifesp e a SPDM – entidade filantrópica de prestação de serviços de saúde mantenedora e responsável pelo hospital no âmbito operacional do SUS – mantêm um acordo de cooperação para gestão conjunta da unidade hospitalar.

A imagem mostra um grupo de pessoas reunidas para uma cerimônia de inauguração. No centro, um homem de terno e uma mulher de blazer branco e saia preta seguram juntos uma tesoura, cortando uma fita vermelha com um laço decorativo, simbolizando a abertura oficial de um novo espaço. Ao redor deles, há várias pessoas sorrindo e posando para a foto, muitas vestindo jalecos vermelhos, possivelmente indicando que fazem parte de uma equipe de saúde ou acadêmica. Algumas pessoas usam crachás de identificação, e o ambiente sugere a entrada de um edifício institucional. O clima da foto é festivo e positivo.

Fotos: Alex Reipert

 

Fonte: DCI/Unifesp

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Comissão eleitoral divulga link da sessão pública de apuração dos votos

Sessão poderá ser acompanhada pelo YouTube

Votação para a Diretoria do Campus São Paulo acontece em 19 e 20 de fevereiro

A comunidade do Campus São Paulo pode votar por meio do Sistema Eletrônico de Votação da Unifesp

Ampliado e modernizado, pronto-socorro do Hospital São Paulo é inaugurado

A nova Unidade de Emergência Referenciada do hospital universitário da Unifesp tem 70 leitos para...

ProPessoas abre inscrições para processo seletivo de formação de multiplicadores em desenvolvimento humano

Edital nº 29/2025 está com inscrições abertas até 26 de fevereiro

Fim do conteúdo da página