Agora as solicitações de manutenção geral do Campus São Paulo têm um novo endereço.
Descarte de pilhas e baterias: Como proceder?
As pilhas e baterias de uso doméstico apresentam um grande perigo quando descartadas incorretamente
Na composição dessas pilhas são encontrados metais pesados como: cádmio, chumbo, mercúrio, que são extremamente perigosos à saúde humana. Dentre os males provocados pela contaminação com metais pesados está o câncer e mutações genéticas.
Só para esclarecer, as pilhas e baterias em funcionamento não oferecem riscos, uma vez que o perigo está contido no interior delas. O problema é quando elas são descartadas e passam por deformações na cápsula que as envolvem: amassam, estouram, e deixam vazar o líquido tóxico de seus interiores. Esse líquido se acumula na natureza e representa o lixo não biodegradável, ou seja, não é consumido com o passar dos anos. A contaminação envolve o solo e lençóis freáticos prejudicando a agricultura e a hidrografia.
Justamente por serem biocumulativas é que surgiu a necessidade do descarte correto de pilhas e baterias usadas. O que não pode ser feito é o descarte desses materiais no lixo comum. Segundo o artigo 33 da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e o Decreto federal nº 9.177, de 23 de outubro de 2017, são produtos que devem participar, obrigatoriamente, do sistema de logística reversa, este resíduo perigoso deve retornar ao fabricante, que é o responsável por tratar e descartar as pilhas e baterias de forma ambientalmente correta.
O campus São Paulo recolhe pilhas e baterias em seu ponto de coleta, localizado no térreo do Edifício Octávio de Carvalho (Rua Botucatu, 740) e por solicitação de coleta nos edifícios e laboratórios de pesquisa.
No dia 04/04/2022, o Instituto de Farmacologia (INFAR) destinou cerca de 7,5 kg de pilhas e baterias, dos seus pontos de coleta para o descarte ambientalmente correto. Parabéns a todos os servidores, docentes, discentes e colaboradores do INFAR.
Caso desejem orientações sobre o descarte, entrem em contato com a divisão de gestão ambiental do campus São Paulo:
Voip: 1800 (Gilberto Furuzawa)
E-mails: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Roberto Troccoli
Alexandre Gregorio
O logotipo deve ser usado por toda a comunidade acadêmica em ações de divulgação sem fins...
Instrução normativa tem como objetivo uniformizar os procedimentos operacionais relacionados à...
Fique atento às dicas de segurança e compartilhe com os/as colegas, zelando por nossa comunidade acadêmica