Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Espaço novo para a Medicina Preventiva

Publicado: Quarta, 27 de Abril de 2022, 16h00 | Última atualização em Quarta, 04 de Maio de 2022, 09h05 | Acessos: 35885

Inauguração ocorreu no dia 25 de abril

Por Renato Conte

O Departamento da Medicina Preventiva inaugurou na manhã do dia 25, o seu espaço físico, no quarto andar do edifício Octávio de Carvalho, após a reforma planejada.

{gallery cols=4 alignment="center"}CSP/USER/galerias/medprev{/gallery}
Fotos: Departamento de Comunicação  Institucional - Alex Reipert

A chefe do Departamento, Rosemarie Andreazza, fez um breve resumo, citando os 62 anos da Medicina Preventiva na Unifesp, falou do retorno ao presencial, e que as atividades foram mantidas durante os dois anos da pandemia. “A pós - graduação nunca parou, a graduação já voltou e tivemos concurso público para professor titular”. Contou também, que enfrentaram problemas com a burocracia durante a reforma, um incêndio no andar e com perdas de cabos e estrutura de luz. Mas com satisfação, diz que o dia 25 de abril é emblemático, “é o dia da Revolução dos Cravos com o significado de - alegria, amor e a democracia”, recordou Rosemarie.

Outro destaque foi para as atividades praticadas pela MedPrev, com a missão de falar, apoiar e ajudar na construção e na manutenção do Sistema Único de Saúde (SUS). “Se não fosse ele, a barbárie teria sido muito pior. É isso que nos faz diferentes”, ressalta Andreazza.

Agradeceu ao magnífico reitor, Nelson Sass, ao diretor da Escola Paulista de Medicina, Fúlvio Alexandre Scorza, ao diretor do Campus São Paulo, Ramiro Anthero de Azevedo e à diretora administrativa do Campus, Sinara Aparecida Farago de Melo. Estendeu os agradecimentos para todos que se empenharam e colaboraram para essa conquista. Finalizou pedindo um pouco mais de paciência para os servidores da Medicina Preventiva, até a conclusão da obra, que ainda se encontra na fase um, e adiantou que as fases dois e três devem estar prontas até o final deste ano. “A fase quatro, conclusiva, não há previsão, vamos buscar recursos financeiros”, espera Rosemarie.

Fizeram uso da palavra - Professor Fúlvio: “Durante a pandemia, tocamos a vida como foi possível. Valorizamos a ciência, os profissionais da saúde e o SUS. A solidariedade das pessoas aflorou e fez despertar a necessidade das parcerias com a academia. Essa valorização nos proporciona a infraestrutura. Gratidão é a memória do coração. Parabéns!”.

Professor Ramiro: “Fiz Pediatria e mudei pra Medicina Preventiva, fiz mestrado aqui. A Preventiva sempre engrandece a escola com suas atividades. É um departamento completo. O Campus precisa proporcionar infraestrutura adequada a todos. Por isso a necessidade de usar emendas parlamentares como nesta obra”. Agradeceu a colaboração da professora Ieda, vice-diretora do Campus.

Deputado Alexandre Padilha: “Uma batalha diária é o que podemos deixar de legado para a sociedade. Eu que agradeço por poder ajudar, há uma luta geral por recursos. A Unifesp é depositária dos nossos sonhos. Na universidade a gente coloca recursos sem intermediários. Tem sido uma forma importante de apoio aos estudantes, estimular espaços de formação profissional. Muitos Cravos vão florescer! Que a universidade ao estudar o espaço do SUS, compreenda que ele é o principal espaço de formação de cidadãos. Fortalecer o SUS é o momento de reafirmar compromissos!”

Professor Nelson Sass: “Sou da Obstetrícia e já fui médico do SUS. É uma imensa honra estar aqui hoje e declarar o meu orgulho ao Professor Baruzzi e que eu já fui para o Xingu. Sempre foi muito fascinante!”

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil

Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...

Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil

Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...

Fim do conteúdo da página