Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Inauguração oficial do Biobanco da Unifesp no Campus São Paulo

Publicado: Sexta, 06 de Maio de 2022, 18h20 | Última atualização em Segunda, 09 de Maio de 2022, 08h55 | Acessos: 36405

Um salto na qualidade e quantidade de pesquisas

Por Renato Conte

A cerimônia aconteceu na manhã do dia 6 de maio, no primeiro andar do Edifício de Pesquisas I - Horácio Kneese Mello, Rua Pedro de Toledo, 781, onde reuniu pró-reitores, diretores e ex-diretores das escolas, Paulista de Medicina e Paulista de Enfermagem, a diretoria do Campus São Paulo e a equipe do Biobanco. Contou também com a presença da professora Soraya Smaili, ex-reitora, que iniciou em 2020, o projeto de estruturação do Biobanco da Unifesp, junto ao Ministério da Educação (MEC) e Capes.

O coordenador do Comitê Gestor do Biobanco, Gilles Landman, fez um breve relato de como foi pensado, em 2011, a criação e a importância de adquirir um local na universidade, semelhante a uma biblioteca da vida, um acervo de material biológico humano agregados a dados de histórico pessoal e familiar de saúde, sob guarda confidencial. Citou as dificuldades que também enfrentaram.

Lplacabiobancoigado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, é um órgão complementar que visa armazenar materiais biológicos humanos congelados. “Estes estarão disponíveis para pesquisadores que apresentem projetos nas diferentes áreas das Ciências Biológicas e da Saúde, conforme normas técnicas e operacionais pré-definidas, sob responsabilidade e gerenciamento Institucional, sem fins comerciais e após serem aprovados pelo Comitê Científico que necessitem de amostras'', explica Landman.

O coordenador gestor ressaltou também, que os pesquisadores terão mais um instrumento de auxílio à pesquisa. “Um salto na qualidade e quantidade de pesquisas, uma vez que disponibilizará material biológico humano de alta qualidade, sobretudo, para validação de experimentos nas diversas fases da pesquisa clínica, incluindo amostras da Covid-19”.

Antes do descerramento da placa inaugural, os gestores, ex- gestores e diretores, parabenizaram pela inauguração oficial do Biobanco da Unifesp, seguido dos agradecimentos do professor Gilles.

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil

Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...

Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil

Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...

Fim do conteúdo da página