Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

“Eu não fiz uma faculdade de Medicina, fiz Escola Paulista de Medicina” - Paulo Muzy, egresso da EPM/Unifesp 

Publicado: Domingo, 15 de Maio de 2022, 08h00 | Última atualização em Domingo, 15 de Maio de 2022, 09h20 | Acessos: 112234

 

BANNER Aconteceu paulo muzy

Tenho um orgulho tremendo e falo até hoje, me formei na Escola Paulista, nem preciso falar Medicina… primeiro porque é obvio: se sou médico é porque minha graduação foi em Medicina, que não faria por exemplo na Escola Paulista de Direito… (a qual existe e também é uma Escola, para aqueles que a conhecem…)

O sistema da Escola era simples para cada procedimento, técnica ou raciocínio: Aprenda uma vez, faça uma vez e ensine uma vez. Isso fazia com que aprendêssemos a mesma coisa com nossos mestres, nossos veteranos e nossos colegas para finalmente aprender com a nossa experiencia e dominar o método. Contudo, embutido neste sistema, estava algo que aprendi no seio da minha família: que todo homem deve ter um objetivo moral, e na Medicina, este objetivo é ensinar seu sucessor mais jovem ou mesmo seu colega - algo que não se vê em uma série de trabalhos, já que a razão de uma pessoa estar numa determinada função é muitas vezes a habilidade singular que ela apresenta e portanto, guarda para si.

 

A Medicina da Escola Paulista sempre foi de uma generosidade intelectual ímpar… nunca tive uma porta de professor fechada em todos meus 10 anos de vida dentro da EPM.

A doutrina da Escola também era algo ímpar: ao contrário dos dogmas religiosos, o objetivo sempre foi jamais tratar a ciência como dogma e sim como um amálgama em formação, permitindo conhecimento ser criado e teorias reconstruídas a luz de verdades recentes possibilitadas através da tecnologia crescente. Esta era a única unanimidade no conjunto de ideias, crenças e opiniões que éramos expostos naquela época: Liberdade total desde que fosse para evoluir e desenvolver.

Os médicos da Escola têm este estilo, algo que transcende o jaleco e permeia o discurso e a ação: clínicos fabulosos ainda que cirurgiões e cirurgiões formados e forjados muito além da técnica cirúrgica, todos em uma Medicina que, apesar de ser muito difícil de ser executada, sempre pode ser habilidosamente explicada e compreendida.

Eu não fiz uma faculdade de Medicina, fiz Escola Paulista de Medicina. Esta diferença pode ser vista até no dicionário, que mostra com precisão a razão do orgulho que vejo brilhar nos olhos de todos meus contemporâneos. E que não reste dúvida:

Escola: sistema, doutrina ou tendência estilística ou de pensamento de pessoa ou grupo de pessoas que se notabilizou em algum ramo do saber ou da arte.

Faculdade: o conjunto das matérias que compõem cada uma das áreas do ensino superior.

 

Foto do nosso "O Menisco": onde eu era um apelido parte de um todo que aceitava e ansiava por ser superado.

 

O menisco - Paulo Muzy

 

 

No fundo, nós sambemos que os grandes médicos são aqueles que resolvem seus casos, mas os médicos excepcionais, àqueles com quem aprendi, estudei e dei continuidade neste fluxo de conhecimento, são aqueles que entregam os meios para serem superados.

A todos estes e à minha Escola, com amor,

Paulo Muzy

 

Paulo Muzy autor

Por Paulo Muzy

Médico ortopedista e fisiologista - egresso da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp).

Graduação em Medicina (2004); Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia (2006 a 2008); Especialização (Pós-graduação) em Fisiologia do Exercício (2005 a 2006). Outras informações, clique aqui

 

 

 

 

 

Este artigo faz parte do "Memórias do Campus São Paulo". Clique na imagem abaixo para acessar outras postagens e conhecer este projeto.

capa interna

 

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil

Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...

Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil

Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...

Fim do conteúdo da página