Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Programas de pós-graduação da Unifesp têm expressivo desempenho em avaliação da Capes

Publicado: Quarta, 14 de Setembro de 2022, 09h18 | Última atualização em Segunda, 10 de Outubro de 2022, 10h32 | Acessos: 18113

12 programas de pós-graduação alcançaram avaliação máxima, com notas 6 e 7

Ouça acima o conteúdo deste artigo.

Por Valquíria Carnaúba

Foi divulgada a Avaliação Quadrienal 2019-2022 dos cursos de pós-graduação do país. Dos 67 programas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), 18 subiram de nota e 12 tiveram desempenho considerado excelente, com notas que variam entre 6 e 7. No panorama geral da instituição, ainda se tem que 7 programas caíram de conceito, 40 se mantiveram, 1 (um) foi encerrado por demanda própria e 1 (um) será encerrado pela Capes.

A classificação dos cursos de stricto sensu é realizada a cada quatro anos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). É por meio da avaliação que a fundação, vinculada ao Ministério da Educação, elenca qualitativa e quantitativamente todos os Programas de Pós-Graduação do país que compõem o chamado Sistema Nacional de Pós-Graduação.

Para Lia Rita Azeredo Bittencourt, pró-reitora de pós-graduação e pesquisa da universidade, as notas máximas implicam em um grande impacto internacional e nacional, demonstrando a alta produtividade do corpo docente, discente e com relações de grande relevância acadêmico-social.

Débora Cristina Hipólide, coordenadora institucional de pós-graduação, também considerou o resultado muito positivo. “A Unifesp teve um desempenho muito impactante, considerando o momento em que vivemos, tendo conseguido recuperar a marca de 12 programas de pós-graduação de excelência, com notas 6 e 7”.

Fernando Atique, pró-reitor adjunto de pós-graduação e pesquisa frisa, entretanto, que se tratam de resultados preliminares, sobre os quais ainda cabe recurso, e que a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (ProPGPq) está estimulando aos programas que julguem necessária a interposição de reconsideração que apresentem à Capes os argumentos, conforme estipulado pelas normas da própria agência federal. "Por isso, os conceitos finais dos programas de pós-graduação da Unifesp serão conhecidos apenas em dezembro, após esse período de julgamento de recursos".

Para Atique, é notável que a Unifesp tenha alcançado resultados satisfatórios – mesmo em tempos de privação de recursos e crise econômica. “O desempenho da pós-graduação da Unifesp vem crescendo intensamente na última década, demonstrando que a essência da instituição é a busca por excelência nas mais diversas áreas do saber”.

Fonte: Departamento de Comunicação Instittucional - DCI

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil

Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...

Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil

Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...

Fim do conteúdo da página