Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projeto da EPE/Unifesp conscientiza população sobre vacinas e doenças imunopreveníveis

Publicado: Quinta, 05 de Janeiro de 2023, 10h34 | Última atualização em Segunda, 16 de Janeiro de 2023, 10h13 | Acessos: 9378

@Vaci.amar propõe atividades de extensão que disseminam informações sobre vacinação à sociedade

Ouça acima o conteúdo deste artigo.

Por Paula Garcia

Com início em agosto de 2022, o projeto de extensão @Vaci.amar: ações em vacinação realiza atividades em saúde voltadas à imunização de doenças imunopreveníveis. A iniciativa conta com a participação de 12 estudantes e a coordenação de três docentes da disciplina de Puericultura e Pediatria Social do Departamento de Enfermagem Pediátrica da Escola Paulista de Enfermagem (EPE/Unifesp) – Campus São Paulo.

 

Logotipo do projeto Vaciamar com fundo azul claro, com o nome do projeto em branco em cima de um borrão em azul mais escuro. No meio da imagem temos o desenho da um braço com jaleco branco, segurando uma seringa onde na ponta existe um coração em vermelho.

 

“A intenção é disseminar informações científicas de forma fácil, acessível e sem jargões científicos, de modo a levar conhecimento e combater fake news sobre a temática”, explica a professora Anneliese Domingues Wysocki, uma das coordenadoras da iniciativa. Até o momento, o perfil @vaci.amar.unifesp, criado no Instagram, conta com 580 seguidores(as) e faz publicações voltadas ao público em geral sobre vacinação, vacinas e doenças imunopreveníveis.

 

Cinco mulheres participantes do projeto.
Da esquerda para a direita: Mariana, Laura, Anneliese, Lívia e Tânia, na capacitação sobre vacinação

 

Considerando o papel que as mídias sociais possuem na veiculação de informações em saúde, e por meio da compreensão do tema pela sociedade, o projeto pretende melhorar o conhecimento da população e combater fake news sobre vacinação, o que possibilitará elevar as taxas de cobertura vacinal de crianças e adolescentes, que se encontram abaixo do esperado.

“A sociedade tem muito a ganhar com o projeto, visto que a temática em questão possui importância internacional no quesito prevenção de doenças. Sabe-se que a vacinação se trata de uma medida de prevenção individual e coletiva segura e efetiva e que, historicamente, livrou muitos(as) do acometimento de doenças imunopreveníveis. No entanto, têm-se revelado que a aceitação das vacinas não é universal entre pais/responsáveis de crianças e adolescentes, o que ocorre por diversas razões, incluindo a falta de conhecimento e o consumo de informações não fidedignas sobre o assunto”, afirma a docente.

 

Print screen da tela da reunião virtual do grupo, com doze participantes.
Reunião virtual das integrantes do projeto para a discussão das estratégias de alcance dos objetivos traçados

 

Os próximos passos do projeto são a continuação da ação educativa por meio do perfil no Instagram, como também formar e fortalecer parcerias com Unidades Básicas de Saúde do Município de São Paulo para a elaboração de estratégias que visem aumentar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes.

Fonte: DCI/ Unifesp

 

 

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil

Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...

Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil

Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...

Fim do conteúdo da página