Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

WebHall EPM – O Currículo do Futuro 

Publicado: Sexta, 13 de Novembro de 2020, 10h31 | Última atualização em Segunda, 16 de Novembro de 2020, 10h07 | Acessos: 57065

Evento acontece dias 20 e 21 de novembro

WhatsApp Image 2020 10 29 at 10.23.06

Ao idealizarmos este evento múltiplas reflexões vem a mente, entre elas a que prevalece com toda a certeza é qual o perfil do médico que melhor atenderá a sociedade deste século? Quais valores e competências? Numa era de inteligência artificial, de telemedicina, diretrizes, protocolos e desfechos, onde fica o humanismo e atendimento individualizado? Como conciliar o atendimento básico, a alta tecnologia, o humanismo e os sentimentos? Vários perfis profissionais surgem desta análise e junto um imenso desafio, como adequar o currículo e, portanto, a formação do médico às potencialidades de cada aluno, mas respeitando as necessidades da nossa sociedade? Como preparar os futuros profissionais para a próxima pandemia?

As Escolas Médicas precisam interagir com a sociedade, entender melhor suas necessidades e características. O profissional do futuro precisa conhecer e dominar áreas complementares do conhecimento, perceber sua corresponsabilidade de fiscalizar e desenvolver o sistema único de saúde, ter capacidade crítica e discernimento ao introduzir novas tecnologias em saúde, bem como ser capaz de transitar entre o atendimento básico (essencial para o equilíbrio do sistema) e a alta tecnologia, tudo atrelado a manutenção do humanismo e sentimentos de responsabilidade e compaixão.

Se o desafio de pensar o ensino médico já era imenso, com o advento desta pandemia, ficou ainda maior. Muitas iniciativas que já estavam em análise precisaram ser implementadas com uma rapidez nunca vista antes. Plataformas digitais, aulas a distância, “lives”, avaliações remotas entre outras.

Qual o real impacto destas mudanças na formação médica, na capacidade de interação humana, na relação médico-paciente? Como dosar com exatidão os limites deste novo formato?

Muito teremos a discutir e analisar durante este evento, mas nosso desejo é que este momento seja um catalisador, um ponto de início deste imenso trabalho que é o repensar o ensino médico a partir de agora.

O desafio está lançado!!!

Bom evento a todos.



Diretoria da Escola Paulista de Medicina


Inscreva-se e venha debater O Currículo do Futuro com a gente!

Saiba mais em https://webhallepm.com.br/landing
Inscreva-se em https://webhallepm.com.br/inscricao

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil

Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...

Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil

Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...

Fim do conteúdo da página