Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Coleta seletiva solidária é implementada no Campus São Paulo e na Reitoria

Publicado: Segunda, 03 de Julho de 2017, 10h19 | Última atualização em Segunda, 27 de Julho de 2020, 18h01 | Acessos: 23909

Os resíduos recicláveis serão disponibilizados às cooperativas participantes gratuitamente

Coleta seletiva

A Reitoria e o Campus São Paulo da Unifesp iniciaram um novo sistema de coleta seletiva que contempla todas as unidades da universidade situadas no município de São Paulo. A iniciativa da Comissão de Coleta Seletiva Solidária foi efetivada por meio da assinatura de um Termo de Compromisso com duas cooperativas participantes do edital de chamamento nº 001/2017.

Os resíduos recicláveis provenientes das coletas semanais serão disponibilizados gratuitamente às cooperativas ReciclaCity (ReciclaCity – Cooperativa de Trabalho e Produção de Colta e Triagem de Materiais Recicláveis) e CooperCaps (Cooperativa de Trabalho, Produção, Coleta, Triagem, Beneficiamento e Comercialização de Materiais Recicláveis Capela do Socorro).

“Além do caráter ambiental, estimulando a crescente segregação correta dos resíduos, e do formal, em atendimento à uma legislação, a implantação da coleta seletiva solidária possui um viés social, já que garante parte da renda dos cooperados das instituições credenciadas”, detalha o diretor do Departamento de Gestão e Segurança Ambiental (DGA/Unifesp), Julio César Bessa Monqueiro.

A Comissão de Coleta Seletiva Solidária, criada pela Pró-Reitoria de Administração (ProAdm), é formada por servidores do DGA e da Divisão de Serviços da Coordenadoria do Complexo Reitoria e Administração Central, na Reitoria, e pelas Divisões de Gestão Ambiental e de Serviços, do Campus São Paulo.

Anteriormente à implantação dessa coleta, o DGA trabalhou, em conjunto com o Escritório Técnico de Apoio à Gestão e Assuntos Estratégicos (Etagae), na revisão dos Termos de Referência para contratação de serviços de limpeza e conservação, para que haja treinamento continuado e exigência de continuidade no processo de segregação dos resíduos por parte das contratadas.

O departamento também tem atuado na educação ambiental de técnicos e servidores, que através do correto procedimento na separação dos recicláveis, são o início de todo o processo. Além dos constantes treinamentos, em breve cartazes de conscientização serão espalhados digitalmente e fisicamente próximo a pontos de interesse, como lixeiras.

Por meio da Câmara Técnica de Gestão e Segurança Ambiental, outros campi da Unifesp também estão em processo de implementação da coleta seletiva solidária, utilizando o mesmo material e procedimentos da Reitoria e Campus São Paulo, por sua vez inspirado no Campus Guarulhos, pioneiro neste tipo de implantação.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil

Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...

Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil

Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...

Fim do conteúdo da página