Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Discentes da EPE/Unifesp lançam podcast Florencast

Publicado: Terça, 02 de Fevereiro de 2021, 14h21 | Última atualização em Quinta, 18 de Fevereiro de 2021, 19h21 | Acessos: 33619

Nome é homenagem à Florence Nightingale, símbolo da Enfermagem Moderna

Por Juliana Cristina

Florencast portal

Estudantes e docentes de graduação no curso de Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem (EPE/Unifesp) - Campus São Paulo lançarão, no dia 2 de fevereiro, um novo projeto de extensão sobre mídias digitais e saúde do trabalhador, o podcast Florencast – nome escolhido em homenagem à Florence Nightingale, símbolo da Enfermagem Moderna. O projeto, voltado aos profissionais e estudantes da área da saúde, terá seus conteúdos divulgados mensalmente por meio da plataforma Spotify®, e o primeiro episódio abordará a questão Necessidades Humanas Básicas também servem para nós, profissionais?.

O podcast é coordenado pelas docentes Geisa Colebrusco e Lucíola Demery da EPE/Unifesp e constituído por 14 estudantes extensionistas e da Unidade Curricular Gerenciamento de Serviços de Saúde e Enfermagem I. Demery menciona que a ideia surgiu da necessidade de se comunicar por meio de plataformas digitais e produzir conteúdo científico e informativo para profissionais de Enfermagem e estudantes, além de instrumentalizá-los na produção de conteúdo digital. “A universidade pública deve estar atenta às necessidades dos trabalhadores da saúde, e o contexto da pandemia diminuiu a possibilidade de estar junto. Então por que não entregar conteúdo de qualidade por meio das mídias digitais?”, completa Colebrusco.

Os(as) estudantes são responsáveis por toda produção dos episódios, desde a criação da logomarca, gestão das mídias digitais, criação do roteiro e organização dos episódios, até a gravação dos episódios e convite aos entrevistados. Maria Clara Araújo Oliveira, discente do primeiro ano do curso de Enfermagem, explica que a experiência com as ferramentas utilizadas para produzir conteúdo foi nova para todos, mas a vontade, iniciativa e energia do grupo ajudou a construir o projeto. Em relação aos temas, Caroline Inacio da Silva, estudante do segundo ano de Enfermagem, menciona que decidiram abordar também questões ligadas a outras áreas da saúde como, por exemplo, saúde mental - pensando sobretudo no atual contexto pandêmico.

“Tem sido enriquecedor me deparar com assuntos e perspectivas diferentes. E é muito gratificante fazer parte de um projeto em que todo o conteúdo desenvolvido dentro da universidade pode ser levado para outros profissionais da área da saúde de forma acessível, prática, leve e que se enquadra no cotidiano”, finaliza Larissa Carvalho Saletti, discente do primeiro ano do curso de Enfermagem.

 

Florencast nas redes sociais: Instagram e Spotify

 

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil

Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...

Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil

Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...

Fim do conteúdo da página