Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

EPE/Unifesp recebe 1º Simpósio Nacional Maio Furta-Cor

Publicado: Segunda, 22 de Maio de 2023, 14h02 | Última atualização em Terça, 30 de Maio de 2023, 10h56 | Acessos: 6419

Evento on-line reuniu especialistas para promover saúde mental materna e quebrar estigmas

Clique acima para ouvir o conteúdo abaixo.

No dia 19 de maio de 2023, a Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp) sediou o 1º Simpósio Nacional Maio Furta-Cor. O evento, que ocorreu de forma on-line, reuniu profissionais e representantes engajados na promoção da saúde mental materna.

Visando disseminar informações e discutir questões relacionadas à saúde mental materna, o simpósio contou com a participação de renomados especialistas da área. A fala inicial ficou sob responsabilidade da psiquiatra perinatal Patricia Piper, uma das idealizadoras da campanha, que explicou os propósitos e a importância da iniciativa.

O simpósio foi organizado pela equipe de coordenação nacional e contou com a participação de mais de 300 representantes espalhados por todo o Brasil. Esses representantes são responsáveis por promover a campanha em suas respectivas cidades e territórios, em parceria com instituições locais, como secretarias de saúde e universidades.

Além disso, o Maio Furta-Cor pretende influenciar a política pública, buscando a aprovação de leis municipais e até mesmo uma lei federal para estabelecer o mês de maio como o período de conscientização e discussão sobre a saúde mental materna.

 

aula maio furta cor
Pesquisadores durante evento on-line do Maio Furta-Cor 

 

Abordagem e disseminação do conhecimento

A campanha sem fins lucrativos fundada em 2021 busca disseminar informações embasadas em evidências científicas e quebrar estigmas e tabus em relação à saúde mental materna.

Durante o simpósio, foram abordados diversos temas, tais como: psiquiatria perinatal, psicologia perinatal, ciclo de vida, cultura em torno das mulheres e recém-nascidos, economia do cuidado e masculinidades. O objetivo principal era transformar o sofrimento materno, proporcionando um espaço de diálogo, reflexão e apoio para as mães.

A campanha sem fins lucrativos fundada em 2021 busca disseminar informações embasadas em evidências científicas e quebrar estigmas e tabus em relação à saúde mental materna. Através do site, redes sociais e um canal no YouTube, são compartilhadas aulas, debates e materiais educativos.

O simpósio foi um marco importante na expansão da campanha, que visa promover uma cultura de valorização e apoio à maternidade, além de enfatizar a importância do cuidado com a saúde mental das mulheres. Através de palestras, manifestos e discussões, o evento proporcionou um espaço para a troca de experiências e a construção de uma nova cultura, baseada no respeito, na empatia e na valorização do papel das mães.

O sucesso do 1º Simpósio Nacional Maio Furta-Cor reforça a importância crescente do tema da saúde mental materna e a necessidade de promover a conscientização e o apoio adequado a todas as mulheres que enfrentam desafios durante a maternidade. A campanha continua sua trajetória de disseminação de conhecimento e busca de mudanças na sociedade, visando criar um ambiente mais acolhedor e saudável para todas as mães.

Mais informações:

Youtube do Maio Furta-cor

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil

Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...

Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil

Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...

Fim do conteúdo da página