Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Evento discute investimento em educação e inclusão de estudantes vulneráveis

Publicado: Terça, 30 de Maio de 2023, 17h38 | Última atualização em Sexta, 30 de Junho de 2023, 10h44 | Acessos: 6292

Relatos de participantes como bolsistas do programa promovido pela Fundação Estudar enriqueceram o debate

Ouça acima o conteúdo deste artigo.

A importância do apoio financeiro, políticas de acesso e engajamento político na busca por uma educação equitativa foram temas debatidos durante encontro realizado no Campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (CSP/Unifesp). O evento, promovido pela Fundação Estudar - organização sem fins lucrativos brasileira de incentivo à educação, contemplou a experiência de Gabriel Ronatty Tavares Santos, discente do curso de medicina da Escola Paulista de Medicina (EPM) da Unifesp, como um dos 30 bolsistas do Programa Líderes Estudar 2022.

A mesa do evento, realizado no Anfiteatro Leitão da Cunha, no dia 19 de maio, contou com a presença da deputada federal por São Paulo, Tabata Amaral, do diretor da EPM, Magnus Régios Dias da Silva, da representante da Fundação Estudar, Janaina Paixão, e sob moderação de Ivaldo Silva, docente do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da EPM.

O diretor da EPM iniciou o evento destacando a importância do investimento em educação e mencionou que projetos da Unifesp têm recebido recursos de emendas parlamentares após serem selecionados e participarem de votação popular através de editais especiais da deputada.

Durante o encontro, Tabata agradeceu o convite e compartilhou sua experiência como estudante periférica, ressaltando a importância do apoio dos professores para sua trajetória acadêmica. Ela enfatizou a importância do investimento em saúde mental dos estudantes e defendeu políticas de acesso e permanência estudantil em escolas e universidades. O estudante epemista destacou sua origem pobre e periférica, enaltecendo a importância do apoio dos professores e do incentivo para buscar oportunidades de crescimento.

Janaína Paixão apresentou  a Fundação Estudar como uma organização que busca atrair talentos e proporcionar oportunidades de desenvolvimento profissional. Após a fase de abertura, a mesa debateu ações de permanência estudantil realizadas pelo Núcleo de Apoio Estudntil (NAE) com o apoio da direção do CSP especialmente durante a pandemia, a importância do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) tornar-se uma política de estado e a importância de um Estado e de uma política fortes para a formação de uma educação inclusiva, com reflexos em uma sociedade com mais equidade. Nesse sentido, destacaram a importância de que pessoas engajadas na pauta da educação se candidatem a cargos eletivos para que, dessa forma, seja possível mudar o atual cenário político para que a educação passe a ser uma prioridade. 

 

 

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil

Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...

Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil

Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...

Fim do conteúdo da página