Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Nova diretoria da EPE/Unifesp toma posse

Publicado: Quarta, 28 de Junho de 2023, 14h58 | Última atualização em Sexta, 30 de Junho de 2023, 10h52 | Acessos: 5799

Janine Schirmer e Elena Bohomol assumem o cargo para mandato do quadriênio 2023-2027

 

Ouça acima o conteúdo deste artigo.

Por Paula Garcia

Janine, Lia e Elena
Janine Schirmer, Lia Bittencourt e Elena Bohomol

Em sessão extraordinária da Congregação da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), realizada na tarde do dia 26 de junho, a nova direção da unidade universitária tomou posse. Janine Schirmer, professora titular livre-docente do Departamento de Enfermagem na Saúde da Mulher, e Elena Bohomol, professora associada do Departamento de Administração em Serviços de Saúde, assumiram, respectivamente, os cargos de diretora e vice-diretora.

Janine e Alexandre
Balsanelli entregando a pelerine verde clara à Janine

Além das empossadas, compuseram a mesa diretora da sessão, o diretor em exercício da EPE, Alexandre Pazetto Balsanelli; o diretor do Campus São Paulo, Ramiro Anthero de Azevedo; a professora titular do Departamento de Enfermagem Pediátrica da EPE, Mavilde da Luz Gonçalves Pedreira; e a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa (ProPGPq), Lia Rita Azeredo Bittencourt, que na ocasião representou a reitora pro tempore, Raiane Assumpção, que está em missão acadêmica na China, pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), sendo a Unifesp a única universidade paulista a participar desta missão.

Cerimônia

Alexandre Pazetto Balsanelli
O diretor em exercício da EPE, Alexandre Pazetto Balsanelli, em seu discurso

A cerimônia se iniciou com uma breve retrospectiva da história da escola e a apresentação de audiovisual com as atividades realizadas durante a gestão 2019-2023. Na sequência, Alexandre Pazetto Balsanelli proferiu o seu discurso, relembrando os desafios enfrentados durante o período da pandemia da covid-19 e ressaltando a importância do papel da enfermagem diante desse cenário. “As medidas sanitárias, então vigentes, exigiram a reprogramação das práticas assistenciais hospitalares e de extensão dos(as) estudantes de enfermagem, ocasionando diversas ações que foram compartilhadas com o quadro de colaboradores da unidade universitária, de forma a não comprometer a formação profissional dos(as) estudantes e o currículo acadêmico”, ressaltou. Encerrou desejando um bom novo ciclo de aprendizagem, crescimento e fortalecimento das relações, agradecendo por fazer parte dessa história como o primeiro homem na direção da EPE/Unifesp, lembrando que “chegamos aqui com o coração em paz e a certeza de que foram trilhados bons caminhos. Deixamos e levamos, ninguém constrói nada sozinho(a), estivemos juntos(as) nessa jornada”. Durante a cerimônia, Balsanelli foi homenageado pela Congregação da EPE/Unifesp, por seu trabalho à frente da direção.

Mavilde da Luz Gonçalves Pedreira
No púlpito, a professora titular Mavilde da Luz Gonçalves Pedreira

Na continuação da cerimônia, Mavilde da Luz Gonçalves Pedreira, representando o grupo de professores(as) titulares da EPE/Unifesp, relembrou a trajetória acadêmica e profissional da diretora eleita, e após a leitura do termo de posse, pela professora titular livre-docente Dulce Aparecida Barbosa, Janine recebeu de Balsanelli a pelerine verde clara, utilizada pela diretora da EPE/Unifesp em cerimônias, e a lâmpada símbolo da Enfermagem, o qual representa luz e esperança para a cura e bem-estar dos enfermos.

Dulce Aparecida Barbosa
A professora titular Dulce Aparecida Barbosa realizando a leitura do termo de posse

Janine iniciou seu discurso de posse agradecendo a todos(as) presentes, como também aqueles(as) que fizeram e fazem parte da sua trajetória na EPE/Unifesp. “Já estive aqui neste púlpito outras vezes, mas é sempre uma grande emoção e, claro, uma responsabilidade muito grande receber a luz da Florence Nightingale, e certamente com esse time que tenho aqui faremos essa luz estar sempre acesa”.

Janine Schirmer
A diretora eleita, Janine Schirmer

Se emocionou ao relembrar os anos de gestão durante a pandemia de coronavírus, e a perda de cinco colegas de trabalho nesse período. “Alexandre e eu estivemos aqui firmes junto com a Unifesp, defendendo o estado democrático de direito que é isso que acreditamos”. Logo após apresentou a sua vice-diretora, Elena Bohomol, frisando a sua importância na criação do Departamento de Administração em Serviços de Saúde, e terminou sua fala utilizando como compromisso de gestão o nome da chapa que a elegeu: “Vamos inovar para crescer, apesar dos difíceis caminhos da reconstrução da democracia, mas contando sim com o apoio de todos(as) vocês. Juntos(as) nós faremos, eu e a Elena, com a nossa força de trabalho a serviço dessa instituição, vamos mais uma vez entregar e fazer tudo o que nós sabemos fazer”, concluiu.

Elena Bohomol
A vice-diretora eleita, Elena Bohomol

Ramiro Anthero de Azevedo parabenizou as eleitas e ofereceu todo o apoio do Campus São Paulo para uma gestão profícua e parceira. Lia Bittencourt comentou a história de sucesso da escola, e agradeceu em nome da Unifesp o trabalho realizado por todos(as) os seus (suas) diretores(as). Salientou a importância da entidade como referência nas áreas de saúde e enfermagem, dando destaque para o Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde (CEDESS), iniciativa pioneira no país para pesquisa e qualificação de docentes e técnicos(as) administrativos(as). “A EPE é referência, é modelo e orgulho para a Unifesp. Desejo a professora Janine e a professora Elena, no quadriênio 2023/2027, sucesso na condução e saibam que terão a Reitoria, Pró-Reitorias e toda a Administração Central ao lado de vocês” finalizou.

Lia Rita Azeredo Bittencourt
A pró-reitora da ProPGPq, Lia Bittencourt

“Trá-Cá-Trá”

Anderson Rosa
O pró-reitor da Praepa, Anderson Rosa

Ao final da cerimônia, os presentes assistiram um vídeo da professora titular e decana da EPE/Unifesp, Alba Lucia Bottura Leite de Barros, desejando uma boa gestão as eleitas, e o pró-reitor de Assuntos Estudantis e Políticas Afirmativas (Praepa), Anderson Rosa, puxou o “Trá-Cá-Trá”, tradicional grito de guerra da escola, encerrando com a apresentação da Enfarta Bateria da EPE/Unifesp.

Enfarta Bateria
Apresentação da Enfarta Bateria da EPE/Unifesp

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil

Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...

Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil

Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...

Fim do conteúdo da página