Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Professor da EPM/Unifesp assume a Diretoria Científica da Fapesp

Publicado: Terça, 28 de Abril de 2020, 21h01 | Última atualização em Segunda, 20 de Julho de 2020, 21h01 | Acessos: 20008

Luiz Eugênio Mello é o primeiro membro de uma universidade federal a ocupar o cargo

LuisEugenioMello Fapesp2020 portal

O professor titular do Departamento de Fisiologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp) - Campus São Paulo Luiz Eugênio Araújo de Moraes Mello assume hoje a Diretoria Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O docente é o primeiro membro de uma universidade federal a ocupar o cargo. Mello foi escolhido por unanimidade pelo Conselho Superior da Fapesp e nomeado pelo governador João Doria em 6 dezembro de 2019.

A reitora da Unifesp, Soraya Smaili, celebra na presente data o início das atividades de Luiz Eugênio Mello no cargo. “É uma imensa satisfação para a Unifesp, pois o professor Luiz Eugênio, desde a sua graduação em Medicina, faz parte da nossa história, tendo se tornado um cientista e pesquisador de renome nacional e internacional nesta instituição. E, com muito orgulho para nossa comunidade, teremos o primeiro pesquisador de uma universidade federal a assumir este cargo de tamanha envergadura e que, sem dúvida, impulsionará ainda mais a ciência paulista e brasileira colocando-a em destaque mundial. Desejamos sucesso na condução desta importante função pública que com certeza será coberta de êxito e de muitas realizações”, conclui.

Sobre Luiz Eugênio Araújo de Moraes Mello

É graduado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1982), mestrado (1985) e doutorado em Biologia Molecular (1988) pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Pós-Doutorado em neurofisiologia na UCLA (1988-1991). Livre-Docente (1994) e Professor Titular de Fisiologia (1998), Membro do CA-BF do CNPq 2000-2003, Coordenador Adjunto da Diretoria Científica da Fapesp 2003-2006, Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (2010), Membro Titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (2007) e da Academia Brasileira de Ciências (2010). Integra o Conselho Deliberativo do CNPq, o Conselho Deliberativo do SEBRAE-SP, o Conselho de Administração do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), o Conselho Superior do Instituto DOr de Pesquisa e Ensino (IDOR), o Conselho Consultivo do Centro de Inovação da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGVIn), o Conselho da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE), o Conselho da Tibet House Brasil e é Editor setorial do Brazilian Journal of Medical and Biological Research. Foi pró-reitor de Graduação da Universidade Federal de São Paulo (2005-2008), presidente da Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE; 2007-2011), conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciencia (SBPC; 2014-2017) e vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI; 2016-2018). Foi Diretor de Tecnologia e Inovação da Vale (Vale S.A.) e responsável pela implantação do Instituto Tecnológico Vale (2009-2018). Foi Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto DOr de Pesquisa e Ensino (2018-2020). Foi Diretor da Agência de Inovação Tecnológica e Social (AGITS) da Unifesp (2019-2020). Atua nas áreas de plasticidade neuronal, epilepsia, degeneração neuronal, gestão de C&T.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil

Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...

Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil

Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...

Fim do conteúdo da página