Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

EPM Entrevista - João Nelson Rodrigues Branco

Publicado: Quarta, 27 de Junho de 2012, 18h10 | Última atualização em Sexta, 21 de Fevereiro de 2020, 12h53 | Acessos: 18811

boletim informativo 2012

EPM Entrevista João Nelson Rodrigues Branco

São Paulo, 27 de Junho de 2012

Joao Nelson Rodrigues Branco chefia depto cirurgia EPMBoletim Informativo da Escola Paulista de Medicina nº 2 - ano 2 - junho de 2012

Professor Livre Docente e atual chefe do Departamento de Cirurgia da EPM/Unifesp, João Nelson Rodrigues Branco igualmente atua em favor do resgate da Escola Paulista de Medicina, entidade pela qual se formou médico e posteriormente cursou pós-graduação em Cirurgia Cardiovascular.

Nesta breve entrevista, ele fala sobre o tema da descentralização da universidade, sobre o trabalho que vem sendo realizado pela nova diretoria da EPM e os projetos que atualmente desenvolve no Departamento de Cirurgia. Acompanhe os principais trechos.

 

Boletim Informativo - Como o senhor enxerga esse atual processo de descentralização pelo qual passa a Unifesp?

João Nelson - Sou totalmente favorável a essa filosofia.Precisamos seguir o exemplo de outras universidades, como a USP, onde as faculdades gozam de autonomia e identidade próprias.

A Unifesp nasceu e cresceu em torno dos conceituados cursos da área da saúde. Com a expansão para universidade mais ampla, a Escola Paulista de Medicina corre o risco de perder um pouco da sua característica. A nossa proposição é que, de fato, trabalhemos para fortalecer a identidade da EPM, sem perder o vínculo com a Unifesp.

 

Boletim Informativo - A EPM desempenha um papel importante no escopo dessa expansão?

João Nelson - Tudo nasceu aqui na EPM e é ela que dá o nome e a força para que as outras unidades acadêmicas continuem crescendo e se aprimorando. Seguramente a Escola Paulista de Medicina tem vida própria e é ela que desempenhará esse papel de liderança em relação a todos os campi.

 

Boletim Informativo - Como o senhor avalia o trabalho que sem sendo realizado em prol do resgate da identidade da EPM?

João Nelson - O Professor Antonio Carlos Lopes está realmente resgatando a nossa autoestima. Sua ideia progressista certamente irá encaminhar a EPM para o seu crescimento dentro da nossa instituição maior, sem, é claro, desvalorizar as outras unidades.

 

Boletim Informativo - Quais são os atuais projetos do Departamento de Cirurgia?

João Nelson - O Departamento de Cirurgia também passa por um período de transformação em busca de valorizar cada vez mais a graduação e os residentes das várias disciplinas.

Estamos tentando promover progressivamente a aquisição de novas habilidades. Para esse fim, um dos nossos grandes projetos é a criação do Centro de Novas Habilidades, que teria a função de fomentar as inovações tecnológicas, especialmente na graduação e extensão. Tenho grande orgulho de dizer que dentro de cada disciplina deste departamento são muitos os trabalhos científicos que ganham destaque internacional. Estou certo de que temos ainda muito a oferecer, não só para o país, como também para o mundo. Para conhecer melhor nossa história e as características das disciplinas, acesse o site www.unifesp.br/dcir.

 

 

 

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil

Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...

Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil

Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...

Fim do conteúdo da página