Relacionamento com a Imprensa
A Assessoria de Imprensa é subordinada ao Departamento de Comunicação da Unifesp e tem por objetivo zelar pela imagem da instituição ante os diversos públicos com que se relaciona. Além disso, auxilia servidores, docentes e outros profissionais que falem em nome da Universidade em seus contatos com os meios jornalísticos.
A Assessoria de Imprensa recebe os pedidos de entrevista ou divulga assuntos de interesse da Universidade para diversas mídias. Nos dois casos, cabe à equipe de jornalistas: analisar quais os melhores canais de difusão; levantar todos os pontos que serão abordados na divulgação ou entrevista; trabalhar junto ao porta-voz para preparar um discurso alinhado com as mensagens-chave da instituição; e avaliar riscos de eventuais pontos negativos para evitar crises de imagem. Tendo em vista esse trabalho de alinhamento e a orientação dos porta-vozes para assegurar a melhor e mais correta divulgação das ações da Unifesp voltadas aos diferentes públicos, a Universidade ORIENTA que:
I. Os contatos com jornalistas, em assuntos institucionais, devem ser feitos por meio da Assessoria de Imprensa (vide, no final desta publicação, o tópico denominado Contato).
II. Assuntos estritamente institucionais, que necessitem de respostas oficiais da Universidade, pois a mesma é detentora de informações estruturadas sobre os temas, devem ser tratados pela Reitoria, Gabinete da Reitoria, Pró-reitores, diretores de Campus e cursos ou por servidores indicados pelo Gabinete da Reitoria, Pró-reitores, diretores de Campus e cursos.
III. Os servidores e profissionais da Unifesp não devem participar da divulgação de produtos e serviços de empresas privadas, como fabricantes de equipamentos, ou de pessoas e associações sem vínculo com a Universidade (acordos de cooperação e/ou projetos oficializados na instituição).
IV. Nos canais oficiais de Comunicação Social da Unifesp não se deve ser comentadas por meio dos canais de imprensa especulações sobre a Universidade que ainda não tenham sido investigadas ou comprovadas.
V. Nos canais oficiais de Comunicação Social da Unifesp não devem ser comentadas especulações sobre assuntos não relacionados diretamente à Unifesp.
VI. Solicitamos à gentileza que sempre que for identificado um jornalista circulando sozinho em alguma das instalações da Unifesp ou Hospital São Paulo/Hospital Universitário, a Assessoria de Imprensa deve ser acionada rapidamente para que possa, se desejar, prestar-lhe toda a assistência devida.
VII. Os jornalistas externos precisam ser acompanhados pela equipe de Assessoria de Imprensa quando estiverem nas dependências da Unifesp
Hospital São Paulo/Hospital Universitário
-
Em razão de sua condição de Hospital Universitário (HU) da Unifesp, todo relacionamento do Hospital São Paulo com a mídia também deverá ser conduzido pela Assessoria de Imprensa, conforme descrito anteriormente.
-
Sempre que o Plantão Controlador for procurado diretamente por um jornalista, estedeverá acionar, de imediato, a Assessoria de Imprensa.
-
Gravações ou fotos nas dependências do Hospital São Paulo/HU só poderão ser agendadas após autorização da Diretoria do hospital, a qual será solicitada via Assessoria de Imprensa com as devidas recomendações e acompanhamento.
-
Entrevistas ou imagens de pacientes só poderão ser feitas com autorização expressa (por escrito) da própria pessoa ou de seu responsável.
-
Não serão permitidas fotos ou gravações nas dependências do Pronto-Socorro para não impedir o fluxo do atendimento.
-
Boletins médicos ou informações sobre pacientes do Hospital São Paulo/HU que se destinem à mídia só podem ser produzidos e enviados pela Assessoria de Imprensa, após aprovação da Diretoria do hospital.
E-mail de contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Fonte: Guia da Assessoria de Imprensa do DCI/Unifesp