Curso de Formação de Jardineiros
A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente-SVMA, em parceria com a Universidade Federal de São Paulo-Unifesp, realizará, em Santo Amaro, a edição de 2020 do Curso de Formação de Jardineiros com o objetivo de formar profissionais para atuarem na implantação e manutenção de viveiros de mudas, de áreas verdes e de arborização urbana.
O curso teórico e prático tem duração de 100 (cem) dias e é certificado pela SVMA.
LOCAL
Unidade de Extensão Universitária de Santo Amaro da Unifesp (Unifesp Santo Amaro)
Av. Padre José Maria, 545 Santo Amaro, São Paulo
Ao lado do Terminal de Ônibus Santo Amaro e próximo à Estação Largo Treze da linha Lilás do Metrô e da Estação Santo Amaro da linha Esmeralda da CPTM.
DURAÇÃO DO CURSO
De segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h00
VAGAS
35 (trinta e cinco)
PÚBLICO ALVO
Adultos e jovens maiores de 16 anos com, no mínimo, Ensino Fundamental 1 (ou equivalente) completo.
INSCRIÇÕES
Unifesp Santo Amaro
Av. Padre José Maria, 545 Santo Amaro, São Paulo
Documentos necessários:
- Documento de identidade (RG, Carteira de Trabalho, Passaporte, etc.);
- Comprovante de residência (conta de água, luz, gás ou telefone);
- Comprovante de conclusão do Ensino Fundamental 1 (ou equivalente) ou nível acima do Fundamental 1;
- 1 foto 3X4;
SELEÇÃO
Os inscritos no curso deverão comparecer à Unifesp Santo Amaro na data e no horário acima para participar da seleção para o preenchimento das vagas e realizar a matrícula, munidos de um documento de identidade com foto.
INFORMAÇÕES
Tel. (11) 5089-9232
CONTEÚDO DO CURSO
- Módulo 1 – Introdução à Jardinagem
Duração: 40 horas
Objetivo do Módulo: Fornecer aos participantes do curso uma visão geral da jardinagem e das principais técnicas nela utilizadas.
- Módulo 2 – Implantação e Manutenção de Viveiros de Mudas
Duração: 120 horas
Objetivo do Módulo: Fornecer aos participantes do curso os conhecimentos teóricos e práticos necessários à implantação e manutenção de viveiros de produção de mudas.
- Módulo 3 – Implantação e Manutenção de Áreas Verdes
Duração: 120 horas
Objetivo do Módulo: Fornecer aos participantes do curso os conhecimentos teóricos e práticos necessários à implantação e manutenção de áreas verdes.
- Módulo 4 – Implantação e Manutenção de Arborização Urbana
Duração: 120 horas (30 dias)
Objetivo do Módulo: Fornecer aos participantes do curso os conhecimentos teóricos e práticos necessários à implantação e manutenção de árvores em meio urbano.
Introdução ao Cultivo de Hortas e à Segurança Alimentar e Nutricional
Inscrições ainda não liberadas! Aguarde liberação. Continue acompanhando por este site!
SOBRE O CURSO
A implantação de hortas pedagógicas envolve aspectos como o desenvolvimento do interesse e do respeito pelas plantas e outros elementos ciclos da natureza, tornando-se, portanto, ferramenta eficaz de educação ambiental.
No âmbito da segurança alimentar e nutricional, contribui para a sensibilização das pessoas sobre a importância das hortaliças na nutrição humana, além de incentivar o maior consumo destes alimentos. É também ferramenta eficaz para a ocupação e integração das pessoas dentro de uma comunidade, bem como para a ocupação qualificada de áreas ociosas, abandonadas ou subutilizadas.
O curso Introdução ao Cultivo de Hortas e à Segurança Alimentar e Nutricional foi estruturado para atender as competências da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente- SVMA relativas à capacitação de pessoas, estabelecidas nos programas municipais de Agricultura Urbana e Peri-urbana – PROAURP (Lei Municipal 13.727/04, Decreto 51.801/10) e de Produção de Fitoterápicos e Plantas Medicinais (Lei Municipal 14.903/09, Decreto 51.435/2010) e do Plano de Introdução Progressiva de Alimentos Orgânicos ou de Base Agroecológica no Programa de Alimentação Escolar do Município de São Paulo (Lei Municipal
16.140/2015, artigo 10, § 1º).
É um curso teórico e prático, ministrado por técnicos da SVMA lotados nas Coordenadorias de Biodiversidade das Divisões Técnicas dos Núcleos de Gestão Descentralizada da Região Sul. É fruto de uma parceria entre a Unifesp e a SVMA, com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo – SDTE que cede a estufa de Santo Amaro do Programa Escola Estufa Lucy Montoro para a realização das aulas práticas e da Secretaria Municipal de Esportes por meio do Clube Municipal Joerg Bruder, onde está instalada a estufa escola e cuja equipe de limpeza e jardinagem separa os restos vegetais para a compostagem, além do fornecimento de água para a irrigação.
Objetivos
O curso tem o objetivo de discutir os principais conceitos relacionados à Segurança Alimentar e Nutricional e capacitar os participantes para a implantação de hortas educativas e domésticas, dentro dos preceitos da agricultura orgânica.
Público-Alvo
O curso é direcionado a servidores da Secretaria Municipal da Educação, a Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Promoção Ambiental (APA) e à população em geral.
Metodologia e Estrutura
A metodologia adotada é baseada na aplicada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR no Programa Olericultura Orgânica. A parte teórica é desenvolvida em exposições dialogadas e a parte prática por meio de oficinas criativas.
O curso está estruturado em cinco encontros de quatro horas cada um, totalizando vinte horas. Os encontros são semanais e denominados módulos e cada módulo é dividido em uma parte expositiva e uma prática.
Os intervalos são utilizados como momentos de trocas e solicita-se que cada participante traga, além da sua caneca, uma contribuição para o café coletivo, sendo a contribuição dos organizadores o café, o chá e a água aromatizada, estes dois últimos preparados com ervas cultivadas na horta do espaço das atividades práticas. O intervalo do último encontro é utilizado para a confraternização e para a realização de uma feira de trocas, para a qual a equipe do curso traz mudas de plantas aromáticas e medicinais, oriundas de produção própria.