Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...
30 de outubro - Dia Nacional de Luta Contra o Reumatismo
Diagnóstico e tratamento corretos na qualidade de vida do paciente
O dia 30 de outubro é o Dia Nacional de Luta contra o Reumatismo, este fato revela a importância das doenças reumáticas, muito prevalentes, acometendo grande parte da população.
Esta data é importante porque traz a discussão sobre essas doenças, ajudando a desfazer a confusão de informações que a população tem a respeito delas.
Os “reumatismos” compreendem uma serie muito grande de doenças, muitas com manifestações bem diferentes daquelas imaginadas pelo publico em geral.
As doenças reumáticas mais comuns e, portanto mais conhecidas, como a artrose e a artrite reumatóide, causam dores articulares, este fato, somado a desinformação, faz com que as pessoas pensem que “reumatismo” é tudo que “doe as juntas”, como se tudo fosse apenas uma doença.
Na verdade são muitas as doenças reumáticas, cada uma com acometimento preferencial de juntas diferentes, acometimento de órgãos e tecidos fora do aparelho locomotor e em alguns casos, sem acometimento articular.
Artrose
A artrose (também conhecida como osteoartrose ou osteoartrite), por exemplo, é uma doença inflamatória não auto-imune que acomete a cartilagem e pode levar a lesão do osso, dos ligamentos e tendões na proximidade da articulação acometida. É uma doença muito comum, especialmente em idosos e pode levar a incapacidade motora, dependendo do grau de destruição articular. É observada, sobretudo em mãos, joelhos e quadris.
Crédito: HCFMB Unesp
Informe-se sobre as doenças reumáticas, quando sentir dores, procure um médico.
Um esclarecimento final importante se refere à palavra “artrite”, esta palavra, sozinha, quer dizer apenas “junta inflamada” e pode ocorrer em diversas doenças, a palavra artrite sozinha não define uma doença, assim artrites são comuns em pacientes com artrose, em pacientes com artrite reumatóide, em pacientes com gota, em pacientes com lúpus, entre outros.
Diante do diagnóstico de “reumatismo”, procure saber de qual se trata e informe-se a respeito da doença exata, pois o prognóstico e os tratamentos dos diversos reumatismos são bem diferentes.
Links úteis:
Sociedade Brasileira de Reumatologia
Sociedade Paulista de Reumatologia
Arthritis Foundation
Por Jamil Natour
Professor Associado e chefe da Disciplina de Reumatologia, e vice-chefe do Departamento de Medicina da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp). Possui graduação em Medicina (Unifesp, 1983), mestrado (1989), doutorado (1993) e livre-docência (2004) em Reumatologia pela Unifesp. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Reumatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: coluna vertebral, reabilitação e procedimentos em reumatologia. Outras informações, clique aqui.
Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...
Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...
Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...
Redes Sociais