Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...
Você já parou para pensar o quão é importante cuidar da alimentação diária?
Dia do Nutricionista - 31 de agosto
Você sabia que em 31 de agosto é comemorado o Dia do Nutricionista? A data foi escolhida em homenagem à criação da Associação Brasileira dos Nutricionistas, em 1949, no Rio de Janeiro. O objetivo da data foi melhorar e desenvolver estudos acerca da qualidade da alimentação e de todo o campo da nutrição.
Nutricionista é o profissional que se dedica a promover, recuperar e manter a saúde através dos alimentos. E, com isso, ajudar o paciente a começar a sentir alívio de sintomas que até então eram vistos como normais, tais como enxaqueca, falta de energia e de motivação, agitação mental, falta de foco, constipação intestinal, má digestão, azia, grande produção de gases e insônia, dentre outros.
Um dos desafios atuais da profissão é exatamente esse: mostrar à população que é possível ter prazer na alimentação, desde que a escolha dos alimentos e a forma de preparo sejam adequadas.
Evite os alimentos ultraprocessados, como salgadinhos, margarinas, macarrões instantâneos e refrigerantes.
Limite o consumo de alimentos processados, como queijos, pães e enlatados.
Modere o uso de sal, açúcar, óleos e manteiga.
Prefira os alimentos frescos, orgânicos e naturais.
Áreas de atuação
Existem muitas áreas em que esse profissional pode atuar. Independentemente do local, seu objetivo final é sempre promover a alimentação saudável e proporcionar mais qualidade de vida às pessoas.
Nutrição Clínica: É a especialidade que atua na prevenção e o tratamento de doenças e problemas de saúde associados à alimentação. O nutricionista clínico presta atendimento individualizado para pessoas com os mais diversos objetivos. Atuando em clínicas e consultórios, o profissional pode elaborar um plano alimentar específico, prescrever suplementos e prestar orientações para quem busca:
- Controlar a diabetes, o colesterol, a hipertensão e outras doenças;
- Emagrecer ou ganhar massa muscular;
- Controlar alergias alimentares;
- Reaprender a se alimentar depois de uma cirurgia bariátrica;
- Fazer reeducação alimentar para ter uma vida mais saúdável;
- Evitar ou eliminar o consumo de glúten ou lactose.
O nutricionista busca conhecer o estilo de vida, as preferências alimentares e as condições orgânicas do paciente para assim promover a reeducação alimentar e proporcionar melhores condições de saúde.
Nutrição Esportiva: O profissional especializado na área esportiva atende atletas profissionais ou amadores, proporcionando benefícios a eles por meio da alimentação. Para trabalhar com esse público, o nutricionista precisa ter conhecimento técnico sobre cada modalidade esportiva além de dominar aspectos de fisiologia e bioquímica humanas no contexto do exercício. A sua presença é frequente em equipes e clubes, mas também pode atuar em consultório, de forma semelhante ao clínico, e prestar atendimento individual. Pode indicar planos e suplementos alimentares dependendo das exigências do esporte ou da atividade física com diversos objetivos, tais como:
- Atingir ou manter o peso adequado;
- Aumentar a força, a velocidade ou a resistência durante a prática esportiva;
- Reduzir o tempo de recuperação do organismo depois do treino;
- Melhorar o desempenho do atleta em geral.
Nutrição Funcional: Todo bacharel em Nutrição que atende pacientes de forma individualizada leva em consideração as necessidades de cada um, mas essa preocupação é ainda maior para o profissional que se especializa na parte funcional. Este segmento busca entender como as necessidades e os desequilíbrios orgânicos do paciente estão relacionados à sua alimentação, seja pela falta ou pelo excesso de determinados nutrientes. A Nutrição Funcional explora o alimento ao máximo, não enxergando apenas os macronutrientes (proteínas, carboidratos e gorduras), mas sim toda sua composição, propriedades químicas, terapêuticas e bioativas. O especialista analisa a individualidade bioquímica e genética para elaborar o plano alimentar que atenda a parte nutricional em nível celular e reduza as inflamações.
Nutrição Comportamental: O grande objetivo da nutrição comportalmental é ajudar as pessoas a se relacionarem melhor com a comida e com o corpo, ou seja, buscar reduzir ou extinguir o sentimento de culpa ao comer e o descontrole alimentar que é ocasionado, muitas vezes, por emoções e sentimentos como: raiva, tristeza, medo, preocupação, tédio e tantos outros. A atuação do profissional envolve muita escuta, conversa e técnicas, em vez de elaborar dietas, para auxiliar a pessoa a construir um relacionamento positivo com a comida e a adotar uma alimentação saudável como consequência. Essa abordagem é principalmente para quem tem dificuldade de seguir dietas e/ou não aguenta mais fazer restrição e ter compulsões alimentares.
Outras áreas de atuação do nutricionista:
- Nutrição domiciliar, ambulatorial e hospitalar;
- Indústria de alimentos e suplementos alimentares;
- Gastronomia: criação de pratos exclusivos, elaboração de cardápios com restrições alimentares;
- Cozinha industrial: cozinha de escolas, hospitais, hotéis, empresas, etc.
Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...
Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...
Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...
Redes Sociais