Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...
Dia Mundial sem carro
O primeiro passo é a sua atitude!
O primeiro país a comemorar essa data foi a França, em 1997. A partir daí foi adotada por vários países europeus já no ano de 2000.
O Dia Mundial sem carro, celebrado no dia 22 de setembro, tem como objetivo principal incitar a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de sugerir às pessoas que revejam a dependência que criaram. A ideia é que, pelo menos nessa data, as pessoas utilizem alternativas de mobilidade.
É um momento oportuno para que as pessoas experimentem vivenciar a cidade de outra forma. Transporte público, bicicleta e mesmo a caminhada são opções saudáveis e cidadãs, que ajudam o meio ambiente, a sua saúde e até a locomoção daqueles que realmente precisam usar o carro, principalmente em circunstâncias especiais de mobilidade (melhor idade, gestantes, transporte de crianças pequenas, pessoas com necessidades especiais, etc.). Até mesmo a carona solidária, combinada com um amigo que resida próximo da sua casa, já traz benefício.
Os automóveis facilitam a vida de um lado e acarretam problemas por outro, pois o consumo de combustíveis aumenta e, consequentemente, produz mais poluentes para a atmosfera, principalmente o gás carbônico (CO2). Este gás é apontado por muitos cientistas como um dos principais responsáveis pela intensificação do efeito estufa e o agravamento do aquecimento global.
Benefícios do uso da bicicleta
Se você faz uso do carro no dia a dia, desafie a si mesmo e descubra se você está preparado a ficar um único dia útil no ano sem usá-lo.
Veja, a seguir, alguns benefícios dessa prática, uma alternativa de mobilidade capaz de proporcionar vantagens importantes para indivíduos, sociedade e até mesmo para o meio ambiente.
- Melhora a qualidade de vida (acelera o metabolismo, melhora a resistência muscular, desenvolve o bem-estar, aumenta seu fôlego, ajuda a reduzir o colesterol, a controlar a glicemia no sangue, a regular a pressão arterial, entre outros benefícios à saúde);
- Aumento da produtividade e motivação;
- Facilidade no acesso ao trabalho, escola etc.;
- Diminui a quantidade de carros nas ruas;
- Menor incidência de CO2 no ambiente.
Fonte: SantosTurismo
Campus SP – doação de paraciclos
A utilização da bicicleta no lugar do automóvel não depende exclusivamente de uma escolha pessoal, é imprescindível que essa mudança seja estimulada e segura. O Campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (CSP/Unifesp) quer oferecer mais comodidade e segurança aos ciclistas da sua comunidade e àqueles que frequentam a Vila Clementino. O Edital de Chamamento Público nº 06/2020 foi elaborado para viabilizar esta ação.
Para que ela seja concretizada, é necessário a doação de 50 paraciclos financiada por pessoa física e/ou jurídica, cidadãos, comerciantes que atendam às normas legais do edital. Para apoiar e conhecer essa ideia, clique aqui.
Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...
Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...
Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...
Redes Sociais