Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Docente da EPM/Unifesp é premiado por desenvolver dispositivo que facilita realização de diálise peritoneal

Publicado: Quarta, 10 de Janeiro de 2018, 09h59 | Última atualização em Segunda, 27 de Julho de 2020, 18h51 | Acessos: 24549

O prêmio Inovação Tecnológica do HIAE 2017 é uma prova da importância deste projeto para facilitar a vida dos doentes renais

Por Renato Conte

Docente premio inovador

Laércio Gomes Lourenço, docente da Disciplina de Gastroenterologia Cirúrgica do Departamento de Cirurgia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), recebeu no último dia 20 de dezembro o Prêmio Colaborador Inovador 2017.

O prêmio é concedido pelo Centro de Inovação Tecnológica (CIT) da Sociedade Israelita Albert Eisntein, que é o responsável por viabilizar as propostas de inovação recebidas, desenvolvendo protótipos de baixa, média e alta fidelidade dos projetos e desenvolver as soluções junto às universidades e ou empresas para atingir o mercado, visando sempre soluções que possam mudar o sistema de saúde como um todo e não beneficiar apenas o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE).

Lourenço revela que procurou o CIT com a ideia de desenvolver um dispositivo para facilitar a introdução de cateter para realização de diálise peritoneal. “A diálise é uma forma importante de tratamento para os doentes que perderam definitivamente ou temporariamente a função renal. A diálise peritoneal é mais prática, confortável, e de baixo custo entre outras inúmeras vantagens que a diálise feita pelo sangue (hemodiálise)”, explica o docente.

Atualmente, a introdução do cateter para diálise peritoneal é feita por nefrologista experiente ou cirurgião geral especializado. “O objetivo desse projeto é facilitar todo o procedimento, baixando os custos e permitindo que possa ser realizado a nível ambulatorial após um simples treinamento”, completa.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil

Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...

Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil

Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...

Fim do conteúdo da página