Ir direto para menu de acessibilidade.

SEI!  |  WEBMAIL | INTRANET

Início do conteúdo da página

E-mail institucional

Publicado: Segunda, 19 de Outubro de 2020, 14h02 | Acessos: 4216

Email institucional é mais do que serviço de correio eletrônico

gmail


Uso do "@unifesp.br" evita que mensagens sejam consideradas spam e garante acesso a serviços

Servidores e alunos de graduação e pós-graduação da Unifesp possuem um email institucional “@unifesp.br”, e esse é o principal meio de comunicação da Universidade com a comunidade.

Após a conclusão do processo de padronização nos sistemas institucionais realizado pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), o cadastro de emails em todos os sistemas foi unificado, eliminando endereços antigos e dados incorretos.

O uso do email “@unifesp.br” dá segurança aos usuários para o recebimento de mensagens institucionais, evitando a identificação delas como “spam”.

Ocasiões para utilizar o e-mail institucional: Eleições/Consulta

eleições 2021

Um dos motivos para utilizar o e-mail institucional é estar preparado para participar dos processos eleitorais e de consultas online. Todos serão realizados através do e-mail institucional.

Exemplos: 

  • Eleições para Reitor(a)
  • Eleições para Diretor(a)
  • Eleições para o Consu
  • Consultas Públicas à Comunidade
 

Benefícios para os usuários do e-mail institucional

Além da conta de e-mail, todos os alunos, ex-alunos e servidores terão acesso a:

  • Google Drive Ilimitado — permite armazenar, com capacidade ilimitada, documentos em 19 tipos de formatos diferentes.
  • Documentos — permite criar e editar documentos em compartilhamento com outras pessoas.
  • Planilhas— permite criar planilhas de dados.
  • Classroom — permite aos docentes e alunos fazerem trabalhos e organizar apresentações de aula e seminários.
  • Agenda— permite organizar uma agenda com lembretes.
  • Formulários — permite criar formulários de pesquisa, enquetes e coleta de dados on-line.
  • Meet— facilita a comunicação por meio de videochamadas e conferências on-line de até 250 pessoas, com gravação e compartilhamento no Google Drive.

Perguntas & Respostas

 

Como criar o e-mail ?

O próprio usuário deverá fazer a solicitação se logando na Intranet. Clicar no menu à esquerda e localizar a aplicação: Intranet / Informática / “Solicita Email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Clique no ícone e siga os passos. O sistema solicitará troca de senha. Essa nova senha será a mesma senha do email. Lembre-se que se você utiliza o wifi ou quaisquer sistemas acadêmicos/ administrativos as senhas também serão alteradas.
Imediatamente seu email estará pronto para enviar e receber mensagens. Basta acessar mail.google.com ou webmail.unifesp.br de seu browser.
A caixa postal com as mensagens antigas serão encaminhadas para uma pasta no seu email chamada ANTIGAS.Embora sua conta seja criada imediatamente e já esteja pronta para uso, a cópia das mensagens antigas pode demorar alguns dias para aparecer no gmail.

 

Como posso localizar os e-mails institucionais de servidores e alunos ?

Os endereços podem ser encontrados na intranet: http://intranet.unifesp.br  Informações/Institucionais

 

Quais são os benefícios acadêmicos da conta institucional?

Microsoft Office 365:

você tem à disposição uma plataforma de comunicação que oferece acesso a diversas ferramentas de colaboração on-line. Todos os estudantes e professores que possuem email institucional @unifesp da Universidade Federal de São Paulo têm direito a esse benefício.

Portal de Periódicos da Capes com acesso pela Rede CAFe:

biblioteca virtual, que reúne e disponibiliza à instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional.

Wifi Eduroam:

serviço de acesso sem fio seguro, desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa. A iniciativa permite que estudantes, docentes e técnicos administrativos da Unifesp obtenham conectividade à internet, através de conexão sem fio (wi-fi), dentro de seu campus e em qualquer localidade que ofereça essa facilidade como provedora de serviço.

Webconferência da RNP:

transmissão via internet, de palestras, apresentações de expositores ou aulas com a possibilidade de interação de múltiplos participantes via áudio e vídeo, além de outros recursos de colaboração

AWS Educate:

oferece aos seus membros acesso gratuito a conteúdo de aprendizado e a serviços da AWS criados para gerar conhecimentos e habilidades de computação em nuvem.

Dúvidas

Em caso de dúvidas entre em contato com a STI através dos canais de atendimento:

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (11) 5089-9222 

Horário de Atendimento:
Segunda - Sexta (Atendimentos: Telefone, Formulário ou Presencial) das 07h00min às 18h00min.
Finais de Semana e Feriados (Atendimento: Telefone) das 07h00min às 19h00min - regime de plantão 12x36 - atendimento emergencial

 

Categoria:

Fim do conteúdo da página