Ir direto para menu de acessibilidade.

SEI!  |  WEBMAIL | INTRANET

Início do conteúdo da página

Dia do Médico

Publicado: Segunda, 18 de Outubro de 2021, 11h16 | Acessos: 10484

Nesta segunda feira, dia 18 de outubro de 2021, sem muito alarde, celebramos mais um “dia dos médicos”. Vivemos tempos difíceis em meio a um flagelo sanitário que, há mais de 18 meses, infringe, em praticamente toda a humanidade, sofrimento, aflição, temor e perdas irreparáveis de vidas. Raras vezes na história humana a medicina foi tão fortemente afrontada. Um novo vírus, um dos menores – o SARS-Cov-2 – pôs à prova conceitos, regras e costumes. A ciência respondeu prontamente e, em poucos meses, adquirimos conhecimentos importantes sobre esta nova doença e, quase milagrosamente, vacinas estavam disponíveis como efetivo recurso para o controle da pandemia.

WhatsApp Image 2021 10 18 at 11.10.54

A COVID-19 expôs algumas fragilidades presentes, não só nos sistemas de saúde, mas também na sociedade como um todo. Além da própria doença, as pessoas sofreram por decisões equivocadas, desinformação, desunião e descaso nos mais variados níveis gerenciais do país. Alguns desmandos impactaram fortemente a ação médica, mas a prática da medicina nos exercita a vencer obstáculos.

Como as demais instituições de saúde, a Escola Paulista de Medicina foi chamada a participar do enfrentamento desta pandemia. A resposta foi maravilhosa. Mais uma vez, a competência, a dedicação e a união de todos os integrantes da grande família epemista foram fundamentais para a superação das dificuldades. Fiéis ao princípio hipocrático de curar quando possível, aliviar quando necessário e consolar sempre, todos se desdobraram para o cumprimento de suas responsabilidades. A despeito das especialidades médicas já exercidas anos a fio, muitos retornaram à Clínica Médica, à Medicina Intensiva, à Infectologia e reaprenderam procedimentos necessários ao atendimento de pacientes portadores de uma doença nova e complexa. Tivemos perdas entre nós, mas ninguém desistiu ou abandou a linha de frente.

E hoje, no dia dedicado a homenagear os médicos, a Diretoria da Escola Paulista de Medicina, com orgulho e admiração, se dirige a todos os colegas para agradecer o empenho com que cada um, a seu modo, trabalhou para minimizar os efeitos da pandemia. Vivemos sim tempos difíceis, mas temos todos muita clareza sobre a história que estamos escrevendo e o futuro que estamos construindo.

As dificuldades ainda não terminaram, mas o horizonte já se mostra mais tranquilizador. Que neste 18 de outubro reafirmemos nosso compromisso público de defender a melhor qualidade de vida de todos os que se acercam de nós e pela valorização e respeito à nossa profissão.

É com esta visão otimista que concitamos a todos manter a união fraterna e fazemos votos para que, no próximo 18 de outubro, possamos estar mais felizes e realizados.

 

Feliz Dia do Médico!!!

Diretoria da Escola Paulista de Medicina - EPM
Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Doação de corpos: um manifesto em vida para o progresso da ciência

Veja como doar seu corpo pode lhe dar uma segunda vida e salvar outras pessoas.

Doe sangue e faça parte dessa corrente de solidariedade pela vida

Ser um herói está ao seu alcance!

CAISM recebe visita do secretário estadual de Saúde

Acompanhado pelo reitor Nelson Sass, Jean Gorinchteyn conheceu as dependências do serviço...

Árvore em homenagem ao Prof. Manoel Girão

Muda de plátano escolhida por sua história e simbologia foi plantada na Atlética

Fim do conteúdo da página