Diga sim à vida. Doe órgãos

Publicado: Segunda, 27 de Setembro de 2021, 09h57 | Acessos: 72498

Falar com seus familiares é o primeiro passo para ser doador

A campanha Setembro Verde é relativa ao Dia Nacional da Doação de Órgãos,  27 de setembro de cada ano, instituído pela Lei nº 11.584, de 28 de novembro de 2.007. A data tem por objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de órgãos, tecidos e células, e pretende incentivar as pessoas a conversarem com seus familiares e amigos sobre o assunto, pois a ação só ocorre com autorização dos parentes mais próximos.

Um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) identificou três motivos principais para a alta taxa de recusa familiar, presentes também em outros países: incompreensão sobre o diagnóstico de morte encefálica e, portanto, de entender que a pessoa faleceu; falta de preparo da equipe assistencial para fazer a comunicação sobre a morte; e crenças religiosas.

No Brasil, a doação de órgãos após a morte só acontece com a autorização dos familiares, portanto, comunique sua família sobre o desejo de doar.

doação de órgãos laço verde

Doar órgãos é doar vida. (Imagem: Biometrix)

Como a Unifesp se insere nesse contexto?

gedott e epeA Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) conta com profissionais de saúde, mestres e doutores, que conduzem pesquisas visando o aprimoramento do processo de doação e transplante de órgãos, tecidos e células. Por meio das pesquisas são identificados pontos críticos do processo doação-transplante em busca de melhorias.

Na Escola Paulista de Enfermagem, Unidade Universitária do Campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (EPE/CSP/Unifesp), há o Grupo de Estudos em Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Gedott), que conduz pesquisas na área.

Neste ano, conforme a Resolução nº 3.340, de 31 de agosto de 2021, a EPE/Unifesp se tornou colaboradora e Centro de Cooperação da Rede Sentinela da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com o objetivo de fortalecer o Sistema Nacional de Biovigilância, além disso o Hospital São Paulo, hospital universitário (HSP/HU Unifesp), também se tornou participante, colaborador e Centro de Referência na vigilância de eventos adversos, fortalecendo sua importância no cenário da Rede Sentinela.

Ação em prol do Setembro Verde

Como mencionado anteriormente, no dia 27 de setembro comemora-se o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Com o intuito de prestigiar e divulgar esta data, os residentes do Programa de Residência Multiprofissional de Transplante e Captação de Órgãos e Tecidos da Unifesp realizarão neste ano uma homenagem simbólica com objetivo de dar visibilidade ao tema e reforçar a importância social do mesmo na Unidade de Internação de Transplante de Órgãos.

Autoras*

bartira e janineBartira de Aguiar Roza

Professora associada do Departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica da Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo (EPE/Unifesp), líder do Gedott/Unifesp e coordena o Projeto de Implantação do Sistema Nacional de Biovigilância em parceria com a Anvisa e pesquisadores da área no Brasil, financiado pelo Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (Pnud). Outras informações, clique aqui

Janine Schirmer

Professora titular e livre docente do Departamento de Enfermagem em Saúde da Mulher da EPE/Unifesp, coordenadora do Programa de Residência Multiprofissional em Transplante e Captação de Órgãos da Unifesp, vice-líder do Gedott/Unifesp e coordena o Projeto de Implantação do Sistema Nacional de Biovigilância em parceria com a Anvisa e pesquisadores da área no Brasil, financiado pelo Pnud. Outras informações, clique aqui

(*) Colaboração: Carolina Francielli Soares Benedetti e Marina Chakmakian Nigro, residentes do Programa de Transplante e Captação de Órgãos da Unifesp.