Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Estudante da EPM participa do programa Top España Santander 2023

Publicado: Quarta, 12 de Julho de 2023, 10h04 | Última atualização em Segunda, 31 de Julho de 2023, 10h17 | Acessos: 5125

Iniciativa que oferece curso de língua e cultura espanhola  também contou com a participação de um estudante de São José dos Campos e uma servidora da Unifesp

Clique acima para ouvir o conteúdo deste artigo.

Por Daniel Patini

Matheus, Valquíria e Ingrid na Universidade de Salamanca (imagem: arquivo pessoal)

A aluna Ingrid Christiny Lima de Oliveira, do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BCT) do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT/Unifesp) - Campus São José dos Campos, o aluno Matheus Aparecido de Toledo, do curso de Medicina da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) - Campus São Paulo, e a servidora técnica administrativa em educação Valquíria Fontalva, da Secretaria de Relações Institucionais (SRI/Unifesp), estão em Salamanca, na Espanha, participando do programa Top España Santander 2023.

O programa tem como objetivo possibilitar a mobilidade internacional de estudantes de graduação para participação em curso de língua e cultura espanhola ministrado pela Universidade de Salamanca durante três semanas. O embarque ocorreu no último dia 30 de junho, e o retorno está previsto para 21 de julho.

A experiência em Salamanca

A servidora Valquíria relata que tem gostado muito das aulas de gramática e conversação, avaliando as professoras e a metodologia de ensino como ótimas. Ela também destaca os passeios culturais que a cidade oferece. “Tem sido muito interessante estar em contato com uma cultura diferente da nossa, aprender a ver a vida de um outro ponto de vista. Estou feliz por ter tido essa oportunidade e por imaginar que, de alguma maneira, estou sendo recompensada pelo trabalho que desenvolvo na SRI e por estar aprimorando o meu espanhol, desta vez na Espanha, em contato direto com a língua e a cultura”.

Para a estudante Ingrid, a viagem do Top España – a primeira que ela faz de avião – é uma experiência que vai agregar muito valor em seu currículo e será um diferencial em sua carreira. “Sou professora voluntária em um cursinho popular, e alguns(mas) dos(as) alunos(as) são imigrantes de outros países da América Latina, assim poderei dar uma melhor assistência na questão da língua. Além disso, como quero ser cientista no futuro, o domínio do espanhol vai me ajudar muito”. Sobre as aulas, ela diz que “os(as) professores(as) são muito capacitados(as), eles(as) têm um ensino muito dinâmico, e você aprende bem naturalmente”.

“Tem sido uma experiência incrível!”, expressa, com entusiasmo, o estudante Matheus. “É a primeira vez que viajo para fora do Brasil, e só por isso já seria algo que acrescentaria muito no meu repertório cultural. Mas, ter a oportunidade de vir pra Salamanca e aprender mais sobre a língua e a cultura espanhola tem sido ainda mais incrível. A cidade é linda, com uma arquitetura cheia de detalhes próprios do estilo barroco, e a universidade com mais de 800 anos. É uma completa imersão cultural na história da cidade de Salamanca, da universidade e da cultura espanhola”, ele complementa.

Top España Santander

Fruto de uma parceria entre o Santander Universidades e a Universidade de Salamanca, o programa Santander Top España leva estudantes e docentes para uma imersão no campo acadêmico e cultural em Salamanca, na Espanha. Neste ano, foram oferecidas 139 bolsas de estudos para as universidades brasileiras. As bolsas incluem matrícula, passagens aéreas, alojamento, três refeições diárias, seguro-viagem/médico, um passeio em grupo e certificado de conclusão do curso, tudo integralmente custeado pelo Santander.

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Insegurança alimentar atinge 12,5% da população em São Paulo

Inquérito conduzido por docentes da Unifesp revela disparidades socioeconômicas e destaca a...

Redução de morte súbita em pacientes com doença de Chagas com uso de CDI

Pesquisa publicada no JAMA Cardiology, com participação do docente da Unifesp Angelo Amato de...

Mortalidade por câncer supera a de doenças cardiovasculares em 727 municípios no Brasil

Pesquisa revela mudança nas principais causas de mortalidade no Brasil entre 2000 e 2019,...

Estudo revela novos fatores de risco para demência e abre caminhos para prevenção no Brasil

Publicado na revista The Lancet, estudo elaborado por uma comissão da qual a pesquisadora Cleusa Ferri da...

Fim do conteúdo da página