SEI!  |  WEBMAIL | INTRANET

HSP e EPE/Unifesp são os novos componentes da Rede Sentinela da Anvisa

Publicado: Quarta, 08 de Setembro de 2021, 10h14 | Acessos: 12745

Participação visa fortalecer o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária

Montagem das fachadas da EPE/Unifesp e do HSP/HU Unifesp (Créditos:Alex Reipert)

Montagem das fachadas do HSP/HU Unifesp e da EPE/Unifesp (Créditos:Alex Reipert)

O Hospital São Paulo, hospital universitário (HSP/HU Unifesp), e a Escola Paulista de Enfermagem (EPE/Unifesp) - Campus São Paulo foram credenciados, no último dia 31 de agosto, como novos componentes da Rede Sentinela da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A resolução estabelece o HSP como participante, colaborador e Centro de Referência e a EPE como colaboradora e Centro de Cooperação da Anvisa.

Iniciada em meados do ano de 2001, a Rede Sentinela tem o objetivo de ser observatório ativo do desempenho e segurança de produtos de saúde regularmente usados, como medicamentos, kits para exames laboratoriais, órteses, próteses, equipamentos e materiais médico-hospitalares, saneantes, sangue e seus componentes. A rede é uma importante estratégia para o Sistema de Notificação e Investigação em Vigilância Sanitária (VIGIPOS), instituído em julho de 2009. "O HSP/HU Unifesp já é hospital sentinela há muitos anos, mas só agora que passou à condição de referência", pontua o diretor-superintendente, José Roberto Ferraro.

Envolvida no credenciamento da EPE na Rede Sentinela, a docente Bartira de Aguiar Roza também foi uma das responsáveis, juntamente com a professora Janine Schirmer e sob a liderança da Anvisa e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), pelo projeto de implantação do Sistema Nacional de Biovigilância, que teve participação de pesquisadores na área de doação e transplantes do Brasil e exterior e de docentes da EPE/Unifesp e Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp).

Conteúdo criado pelo DCI/ Unifesp

Dia do Médico

Nesta segunda feira, dia 18 de outubro de 2021, sem muito alarde, celebramos mais um “dia dos...

Alunos da EPM criam almanaque sobre consumo excessivo de açúcar nos alimentos ultraprocessados