Projeto de extensão da Unifesp transforma estudantes de Enfermagem em facilitadores(as) de informação

Publicado: Quarta, 18 de Janeiro de 2023, 11h05 | Acessos: 8164

Graduandos(as) usam tecnologia digital e redes sociais para disseminar conhecimento acadêmico, deixando de lado a linguagem técnica

Por Paula Garcia

Ouça acima o conteúdo deste artigo.

Desenvolvido por graduandos(as) da Enfermagem, o programa Gestão do Cuidado e Mídias Digitais em Plataformas Sociais promove a comunicação científica sobre temas relacionados à gestão do cuidado, por meio da produção de quatro formatos diferentes de recursos audiovisuais: cordéis digitais, cartuns (histórias em quadrinhos), podcasts e pitches (vídeos curtos). As atividades extensionistas ocorrem nas unidades curriculares do Departamento de Administração em Serviços de Saúde e Enfermagem (Dasse), da Escola Paulista de Enfermagem (EPE/Unifesp) – Campus São Paulo.

Fotos dos integrantes do programa de extensão, coladas digitalmente em um fundo verde, tendo como legenda de cada imagem o nome do participante em branco.
Estudantes e docentes que integram o programa de extensão.

“Atualmente os podcasts são divulgados no perfil do Instagram @florencastepe e hospedados no Anchor e Spotify, os cordéis fizeram parte de algumas mostras, como no Congresso Acadêmico e também na Semana de Consciência Negra da EPE/Unifesp, os cartuns atualmente estão hospedados no Padlet e os vídeos começarão a ser publicados agora em 2023. O próximo passo é unir todas essas mídias digitais para divulgação no Instagram”, explica a docente Geisa Colebrusco de Souza Gonçalves, coordenadora do programa.

Print screen da página do Instagram Forencast, com uma borda verde clara.
Instagram FlorenCast

Cada mídia é planejada para transmitir um determinado tipo de conteúdo:

• Projeto Florencast: podcast sobre temas de saúde do(a) trabalhador(a) de saúde e de enfermagem, ampliando sua capacidade crítico-reflexiva e resolutiva no que tange aos problemas de saúde desses(as) profissionais;
  • Cartoon Nightingale: cartuns ou histórias em quadrinhos sobre design baseado em evidências de edificações de saúde voltados à sustentabilidade, conforto e bem-estar;
  • QualiEnf Vídeo: vídeos rápidos sobre algumas das competências gerenciais e o impacto na qualidade e segurança em saúde;
  • CordEnf - História da Enfermagem: cordéis digitais que divulgam a história da Enfermagem brasileira e da EPE/Unifesp.

“A nossa compreensão é a de que as mídias digitais, veiculadas nas redes sociais, se tornam uma comunicação ágil e rápida, diferentemente dos artigos científicos, informando a sociedade sobre temas que fazem parte do nosso repertório de ensino. Ou seja, pela curricularização da extensão, direcionada pela Portaria nº 7 de 2018, do MEC, o(a) estudante toma contato com os temas e conteúdos e, a partir deles, propõe uma tradução do conhecimento em mídias diversas, para sensibilizar a comunidade sobre os temas de interesse comum a profissionais e à sociedade”, afirma a coordenadora.

Até o presente momento, foram produzidos mais de 30 episódios do podcast, reproduzidos 617 vezes, e a conta do Instagram possui mais de 600 seguidores. O tema Necessidades humanas básicas também servem para nós, profissionais? é o campeão de audiência, e teve seu conteúdo de áudio reproduzido 215 vezes. Em relação aos(às) ouvintes, 64% acessam pelo Spotify, 86% encontram-se no Brasil, 76% são mulheres e a maioria (31%) tem entre 18 e 22 anos.

Print screen da página do podcast Florencast, no Spotify.
Podcast FlorenCast

Fora o alcance das produções, o programa de extensão também espera formar enfermeiros(as) sensíveis às necessidades da sociedade em construção de forma conjunta na busca por soluções, por meio da entrega de conteúdos baseados em evidências científicas, de forma crítica, reflexiva, acessíveis e de interesse público.

Fonte: DCI/ Unifesp