Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Projeto do Campus SP conquista Prêmio Josué de Castro 2021

Publicado: Quinta, 21 de Outubro de 2021, 22h20 | Acessos: 40947

Projeto na área da Nutrição ficou em 1º lugar

Trabalho desenvolvido na área da Nutrição pelo Campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) ganhou o Prêmio Josué de Castro 2021, na categoria Pesquisa Científica. Promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea/SP), o prêmio condecora iniciativas voltadas à formulação de soluções concretas para o combate à fome e a promoção de segurança alimentar e nutricional.

O projeto Plantando mais do que vegetais: horta comunitária e educação alimentar e nutricional em Heliópolis, realizado por pesquisadoras do Campus São Paulo: Aline Zoia (mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva); Catarina Manfrinato (mestranda do Programa de Pós-Graduação em Nutrição); Vitória Condé (graduanda de Enfermagem); Maria do Carmo Franco (docente do Departamento de Fisiologia); e Elke Stedefeldt, Luciana Y. Tomita e Regina Matsue (docentes do Departamento de Medicina Preventiva), obteve o primeiro lugar na premiação.

 

horta comunitária CohabRedondinhos portal Prêmio Josué de Castro 2021 horta
Horta comunitária na Cohab "Redondinhos" (Foto: arquivo pessoal)



Diante de um cenário de insegurança alimentar, constatado por um estudo conduzido durante a pandemia de Covid-19 na comunidade de Heliópolis, localizada na zona sul da cidade de São Paulo, a professora Luciana Tomita explica que foi iniciada a implantação da horta comunitária na Cohab "Redondinhos", um projeto piloto formado por moradores voluntários, sendo majoritariamente mulheres acima de 60 anos, utilizando o espaço e materiais disponíveis para o plantio no condomínio.

"A horta possibilitou o cultivo de hortaliças e ervas aromáticas, plantas alimentícias não convencionais (PANC), práticas de compostagem e troca de saberes. Durante as atividades de plantio e manutenção, o grupo conversa sobre experiências de vida, como o uso de plantas medicinais e lembranças da época vivida na área rural. Essa sociabilização, junto com o aumento das atividades físicas e a possibilidade de inserir na alimentação vegetais diversos, de consumo integral, produzidos livres de agrotóxicos e pelas próprias mãos, impulsiona mudanças, seja na saúde física, mental e ambiental. Ao longo das atividades desenvolvidas no espaço, temos recebido novos moradores, inclusive, uma criança com deficiência auditiva, com baixa estatura e baixo peso", relata a nutricionista.

A cerimônia de premiação ocorreu na manhã da quarta-feira, dia 20 de outubro, no salão nobre da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo. O primeiro colocado recebeu uma salva de prata.

 

 cerimônia Prêmio Josué de Castro 2021 portal1
Cerimônia de entrega do prêmio (Foto: Mastrangelo Reino/Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP)

 

Fonte: DCI/Unifesp

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Perda de peso se torna mais ainda mais preocupante quando associada a tumores sólidos – iStock/Getty Images

Perda de peso pode ter relação com o diagnóstico de câncer, diz estudo com participação da Unifesp

Nova estratégia de tratamento reduz inflamação e risco cardiometabólico em adolescentes com obesidade

Abordagem interdisciplinar testada na Unifesp combina aconselhamento clínico, nutricional,...

Fim do conteúdo da página