PROGRAMAS
COM-UNIDADE: SAÚDE, ASSISTÊNCIA SOCIAL, EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Ficha Técnica
Área temática: |
DIREITOS HUMANOS |
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Anderson da Silva Rosa e Carmem Santana |
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Programa Resumido
O Programa Com-Unidade: Saúde, Educação e Direitos Humanos decorre da junção de quatro Projetos de Extensão Universitária que vimos desenvolvendo na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp): o Projeto Saber Cuidar (2001-presente), o Projeto Periferia dos Sonhos (2009-presente), o Projeto A Cor da Rua (2012 - presente) e o Projeto Envelhecer com Arte (2013-presente). Os três primeiros foram criados a partir de demandas do movimento estudantil da Enfermagem, que argumentava a necessidade de construir laços com comunidades extramuros da universidade, extrapolando as ações voltadas à orientação sobre saúde, doença e cuidado, como usualmente ensinado nos currículos dos cursos de graduação. Por sua vez, o projeto A Cor da Rua decorreu da parceria com a Organização de Auxílio Fraterno (OAF) durante o processo de construção coletiva de redes de apoio à população em situação de rua, a partir de reflexões interdisciplinares entre as áreas da Saúde e da Assistência Social. O Com-Unidade está vinculado institucionalmente ao Departamento de Saúde Coletiva da Escola Paulista de Enfermagem (DESC/EPE) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no entanto é aberto à participação de estudantes e trabalhadores de quaisquer Departamentos da Universidade. Objetivo Geral Desenvolver com seus parceiros institucionais e comunidade projetos de educação popular, visando maximizar a habilidade dos participantes e a sua confiança para desenvolver ações, atitudes e práticas coletivas que promovam os direitos humanos.
LÁ FORA
Ficha Técnica
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SAÚDE |
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Ana Lúcia de Moraes Horta |
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Programa Resumido
Desde 2003, o Programa Lá fora, antes projeto, atua em comunidades integrando estudantes dos diversos cursos da UNIFESPl: UBS Milton Santos e Comunidade Mauro I, Maria Helen Drexel (AMHD), Associação de Assistência à Criança com Câncer(AACC) e com a comunidade do entorno da UBS Vila Nogueira, UBS Promissão e Jardim ABC em Diadema. O projeto tem desenvolvido práticas de Educação em Saúde em Escolas de Educação Básica da rede pública, comunidade e usuários dos serviços de saúde,visando o trabalho com famílias. Para viabilizar as ações durante esse percurso, utilizando diversos recursos e estratégias como: oficina de sexualidade; oficina de bonecos; oficina do corpo; filmes educativos; mural do gênero; pintura e arte; recreação e gincanas educativas; técnicas narrativas integrativas, produção de material educativo (cartazes,folder). A experiência adquirida nos últimos anos permitiu verificar a importância de continuar ações dos projetos com famílias e comunidades no contexto de vulnerabilidade, com foco nas áreas de Saúde, Educação e Social por considerar a contribuição para as ciências voltadas à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, possibilitando ao participante da comunidade assistida o acesso as informações sobre os cuidados com a saúde e a prevenção de doenças. A parceria de docentes, graduandos UNIFESP vinculados a projeto de extensão e comunidades, consolida a proposta de contribuir com a formação de estudantes dedicados ao desenvolvimento da área do estudo com família. As ações desenvolvidas nos projetos tem como proposta colocar em prática os conhecimentos acadêmicos em diferentes contextos de atuação, onde a educação em saúde é o principal cenário. Com a finalidade de desenvolver ensino, pesquisa e ações de extensão,afirma-se o compromisso de continuar em 2017/2019 atividades, propondo ações de inserção dos estudantes visando contribuir com as ações e intervenções com famílias, escolares e profissionais da saúde e educação.
GRUPO DE ESTUDOS MASSAGEM E ESTIMULAÇÃO COM BEBÊS (GEMEB)
Ficha Técnica
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SAÚDE |
Contato |
Maria das Graças Barreto da Silva |
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Programa Resumido
Desde 2003, o Programa Lá fora, antes projeto, atua em comunidades integrando estudantes dos diversos cursos da UNIFESPl: UBS Milton Santos e Comunidade Mauro I, Maria Helen Drexel (AMHD), Associação de Assistência à Criança com Câncer(AACC) e com a comunidade do entorno da UBS Vila Nogueira, UBS Promissão e Jardim ABC em Diadema. O projeto tem desenvolvido práticas de Educação em Saúde em Escolas de Educação Básica da rede pública, comunidade e usuários dos serviços de saúde,visando o trabalho com famílias. Para viabilizar as ações durante esse percurso, utilizando diversos recursos e estratégias como: oficina de sexualidade; oficina de bonecos; oficina do corpo; filmes educativos; mural do gênero; pintura e arte; recreação e gincanas educativas; técnicas narrativas integrativas, produção de material educativo (cartazes,folder). A experiência adquirida nos últimos anos permitiu verificar a importância de continuar ações dos projetos com famílias e comunidades no contexto de vulnerabilidade, com foco nas áreas de Saúde, Educação e Social por considerar a contribuição para as ciências voltadas à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, possibilitando ao participante da comunidade assistida o acesso as informações sobre os cuidados com a saúde e a prevenção de doenças. A parceria de docentes, graduandos UNIFESP vinculados a projeto de extensão e comunidades, consolida a proposta de contribuir com a formação de estudantes dedicados ao desenvolvimento da área do estudo com família. As ações desenvolvidas nos projetos tem como proposta colocar em prática os conhecimentos acadêmicos em diferentes contextos de atuação, onde a educação em saúde é o principal cenário. Com a finalidade de desenvolver ensino, pesquisa e ações de extensão,afirma-se o compromisso de continuar em 2017/2019 atividades, propondo ações de inserção dos estudantes visando contribuir com as ações e intervenções com famílias, escolares e profissionais da saúde e educação.
GESTÃO DO CUIDADO E MÍDIAS DIGITAIS EM PLATAFORMAS SOCIAIS
Ficha Técnica
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SAÚDE |
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Geisa Colebrusco de Souza Gonçalves |
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Programa Resumido
A proposta deste projeto é a criação e distribuição de conteúdos digitais denominado como podcasting por meio da elaboração de Podcasts, termo utilizado para definir programas e episódios de áudios. Na área de saúde, observa-se um aumento do número de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e a mídia digital no formato de podcasts é bastante promissora para disseminar o conhecimento e dialoga com uma população cada vez mais conectada. Diversos exemplos já estão amplamente disseminados e popularizados, tais como: "AvanSUS" e "Saúde que se Comunica" que dialogam com temas relacionadas ao SUS, inclusive sobre Gestão do SUS; o "Fronteiras da Ciência" tem um formato de diálogo de cientista com a sociedade para atualização dos avanços da ciência; outros exemplos são o "Nursecast Brasil" e "Saúde na Veia" que abordam o universo de trabalho da enfermagem. Por isso, este estudo tem como objetivo produzir mídias digitais, tipo podcasts, por estudantes da graduação para educação de trabalhadores de enfermagem. O projeto será desenvolvido como uma atividade de curricularização da extensão das Unidades Curriculares do DASSE. Espera-se que o projeto amplie a capacidade extensionista da universidade e desenvolvam nos estudantes habilidades de construção de conteúdo digital para que esse processo contribua tanto na sua própria formação, como no alcance das informações e conhecimentos produzidos na universidade, por meio da disseminação de informações baseadas em pesquisas recentes e evidências científicas que dialoguem com a sociedade.
UNIVERSIDADE ABERTA ÀS PESSOAS IDOSAS - UAPI CAMPUS SÃO PAULO
Ficha Técnica
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SAÚDE |
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Meiry Fernanda Pinto Okuno |
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Programa Resumido
A UAPI abre oportunidade de acesso a novos conhecimentos e promove a reflexão dos direitos da pessoa idosa compondo o universo dos direitos humanos. Atua também como campo de pesquisa aos estudantes da graduação, da extensão e da pós-graduação, possibilitando desta forma a todos os participantes o aprendizado e experiência em áreas de interesse, troca de informações e interação entre gerações fornecem aos participantes do projeto noções importantes sobre assuntos atuais abordando os eixos bio-psico-sócio-espirituais.
PROJETOS
PROJETO BEM-TE-VI: PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE
Ficha Técnica
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SAÚDE |
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Karen Mendes Jorge de Souza |
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Programa Resumido
O projeto Bem-Te-Vi: Práticas Integrativas e Complementares em Saúde vincula-se ao Núcleo de Enfermagem e Saúde Coletiva, da Escola Paulista de Enfermagem. Em consonância à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares e face ao envelhecimento populacional, pensou-se em estabelecer uma rede de cooperação entre a Universidade Federal de São Paulo e o Ambulatório Multidisciplinar Especializado - Idoso (AME Idoso), situado no bairro Vila Mariana, da cidade de São Paulo - SP, no sentido de integrar o tripé universitário ensino-pesquisa-extensão e a atenção integral aos usuários desse serviço. Os objetivos do atual projeto social de extensão são: (1) possibilitar ao acadêmico vivências e reflexões acerca das práticas integrativas e complementares no cuidado à saúde de idosos; (2) contribuir para a promoção e recuperação da saúde e bem-estar de idosos, usuários do Sistema Único de Saúde, mediante práticas de cuidado holístico. O público alvo é a comunidade usuária do serviço AME Idoso e a comunidade circunvizinha ao serviço, nos bairros da Vila Mariana e Vila Clementino. É norteador deste projeto a premissa de que o cuidado é humano, terapêutico, integral e reflete uma atitude de atenção, ocupação e envolvimento afetivo com o outro. O projeto será desenvolvido por uma equipe interdisciplinar, através da prática corporal Liang Gong; da Terapia Reiki, das Práticas Atencionais, incluindo a Meditação; do Aconselhamento biográfico e da utilização de plantas medicinais e Fitoterapia. Os resultados do projeto serão avaliados periodicamente, mediante indicadores de avaliação para usuários e alunos envolvidos.
PERIFERIA DOS SONHOS
Ficha Técnica
Área temática: |
DIREITOS HUMANOS |
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Anderson Silva Rosa, Anna Martins, Natalia Rocha |
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Programa Resumido
O Projeto de Extensão Periferia dos Sonhos tem a finalidade de propiciar espaços de convivência social e diálogo com a população em situação de rua, visando à reflexão sobre inclusão e exclusão humana no espaço urbano. É desenvolvido em parceria com o Centro de Acolhida do Amparo Maternal, localizado na região sudeste da cidade de São Paulo e que atende mulheres gestantes e puérperas com suas filhas/os. O Projeto fundamenta-se na abordagem pedagógica de Paulo Freire e na perspectiva analítica do pensamento social brasileiro. Ancora-se no princípio de que o ato de educar, acima de tudo, deve ser dialógico entre sujeitos, e requer uma ação transformadora sobre a realidade. No contexto da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão entendemos que cabe à universidade não a tarefa de "adestramento" e treinamento, mas a dimensão participativa, na qual possamos exercitar o ato libertário da educação como prática de transformação social com as pessoas em situação de rua, não apenas para elas. A extensão universitária a partir da Educação Popular é um caminho crítico-emancipatório-reflexivo e como ação criativa - não padronizada - demanda construções coletivas de respostas para as demandas da vida. Desde 2012, o Periferia dos Sonhos integra o Programa de Extensão "Com-Unidade: Saúde, Assistência Social, Educação e Direitos Humanos" com outros três projetos.
PROJETO SABER CUIDAR
Ficha Técnica
Área temática: |
SAÚDE |
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Danila Cristina Paquier Sala |
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Programa Resumido
O Saber Cuidar foi criado em 2001, a partir da demanda dos estudantes de enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. De início, suas atividades voltaram-se para Educação em Saúde e assumiu os objetivos de: implantar com a equipe da ESF e comunidade local um projeto de educação para a saúde em forma de oficinas comunitárias, visando aumentar a habilidade dos participantes e a sua confiança para desenvolver ações de promoção, proteção e vigilância à saúde, contribuindo para ampliar o senso de responsabilidade sobre a saúde individual e coletiva. As atividades eram realizadas em uma comunidade na Vila Maria. Em 2006, o Projeto Saber Cuidar foi contemplado pelo Edital PROEXT/MEC 2005/2006, onde se ampliou as atividades e se estabeleceu novas parcerias em escolas e lideranças locais. A partir de 2009, por meio de uma liderança do movimento popular de saúde dos bairros Jardim São Savério e Parque Bristol, deu-se início à construção de uma nova parceria. O Projeto Saber Cuidar deslocou a sua área adstrita de atuação para essa região e passou a ter por parceiros: o Movimento Popular de Saúde da região, os Projetos "Taekwondo e Cidadania", "Reflorescer para a Vida" e a coordenação pedagógica da Escola Estadual Dr. Álvaro de Souza Lima. As atividades, desde então, estão direcionados para a Educação Popular com vista à Promoção da Saúde. Segue o preceito da indissociabilidade entre as ações de extensão, ensino e pesquisa, na perspectiva interdisciplinar, a partir de metodologias participativas. Desde 2012, passou a integrar o "Programa Com-Unidade: Saúde, Assistência Social, Educação e Direitos Humanos", o qual foi contemplado pelo Edital PROEXT/MEC/2013.
CLUBE DO SABER
Ficha Técnica
Área temática: |
SAÚDE |
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Andrea Cristina de Moraes Malinverni |
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Programa Resumido
Este Projeto de Extensão tem como objetivo dar a oportunidade aos discentes do 2º ano da graduação do curso de Enfermagem a disseminar os conhecimentos adquiridos durante as aulas da Disciplina de Patologia de forma lúdica por meio de boletins informativos elaborados por eles no mês correspondente de cada Patologia (por exemplo: outubro o câncer de mama e novembro câncer de próstata). Esses boletins serão supervisionados pelos coordenadores, colaboradores de conteúdo e monitores do projeto, visando à transmissão tanto do conhecimento das Patologias como suas prevenções, diagnósticos, tratamentos e cuidados. O público alvo para esta comunicação será o Hospital São Paulo, Revistas e sites da nossa Instituição - UNIFESP e demais Instituições públicas, privadas ou ONGS que possam contribuir na divulgação das informações do Clube do Saber.
ACOLHE-ONCO: INTERDISCIPLINARIDADE NO CUIDADO INTEGRAL AO PACIENTE COM CÂNCER E SUA FAMÍLIA
Ficha Técnica
Área temática: |
SAÚDE |
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Edvane Birelo Lopes De Domenico |
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Programa Resumido
O Programa de Extensão Acolhe-Onco destina-se aos pacientes portadores de cânceres, bem como de seus cuidadores e familiares, usuários do Sistema Único de Saúde- SUS, respeitando-se os princípios da universalidade e equidade na saúde, nas diferentes fases do processo de adoecimento em oncologia, prevenção/detecção precoce, diagnóstica, tratamento e seguimento (sobrevivente de câncer). As ações educativas-assistenciais ocorrem unidades ambulatoriais semanalmente e por meio de aconselhamento telefônico, mantido pelos integrantes do programa. Na área de formação profissional e investigação científica, destina-se à graduandos e pós- granduandos da Enfermagem, Medicina, Serviço Social, Farmácia, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia, entre outras profissões. As parcerias atuais com diferentes profissões pertencentes ao Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia da UNIFESP buscam fortalecer o caráter interdisciplinar do programa e estão consolidadas entre o departamento de Enfermagem Clínica e Cirúrgica da Escola Paulista de Enfermagem, o departamento de Oncologia Clínica e Experimental da Escola Paulista de Medicina e os departamentos administrativos do Hospital São Paulo. Na prática, a maioria dos usuários atendidos é pertencente a classes econômicas menos favorecidas, com baixo nível de escolaridade, moradores de áreas geográficas periféricas ou municípios próximos, conformando uma população com vulnerabilidades econômica, educacional, cultural, ambiental e de acesso a serviços de saúde que contemplem as demandas de cuidados no adoecimento na cronicidade.
PROJETO JANO - CULTURA DE PAZ
Ficha Técnica
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DIREITOS HUMANOS |
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Hugo Fernandes |
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Programa Resumido
O projeto de extensão "Jano"- Cultura de Paz, tem como norteamento legal a Política Nacional de Extensão Universitária de 2012, criada por meio de exaustivas discussões de pró-reitores de universidades públicas brasileiras, a qual cita, em seu primeiro objetivo, o compromisso da Extensão Universitária como processo acadêmico, definido e efetivado, em função das exigências da realidade, além de indispensável na formação do estudante, na qualificação do professor e no intercâmbio com a sociedade. Assim, surgiu entre docentes e estudantes da Escola Paulista de Enfermagem (EPE) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) o desejo de contribuir com um projeto de extensão de aspecto cultural, que aborde temáticas voltadas à Cultura de Paz, tão necessárias para o progresso de qualquer sociedade. No mundo todo a agressividade tem sido uma preocupação, pois pode provocar danos à coletividade e prejuízos (econômicos, sociais e comportamentais), porém pesquisadores, ativistas e pessoas comuns rejeitam a violência como forma de solução de problemas, contudo raramente ocupam-se em conhecer e praticar as premissas da Cultura de Paz. Assim, no ano 2000, a Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura (UNESCO) lança o Manifesto 2000 por uma Cultura de Paz e Não-Violência, (4) que propõem a todos o seguimento de seis premissas para busca de uma sociedade não violenta, que são: 1. respeito a vida 2. rejeição da violência 3. uso da generosidade 4. escuta para compreensão 5. preservação do planeta 6. redescobrimento da solidariedade Esse projeto propõe orientar estudantes, principalmente da graduação de enfermagem, a planejar, organizar, implementar e avaliar atividades culturais que de alguma forma contemplem ao menos uma das premissas de Cultura de Paz e Não-Violência elaboradas pela UNESCO. Objetivo geral: - Promover ações culturais voltadas à Cultura de Paz, cidadania, prevenção de violência e melhoria do bem-estar da sociedade.
O FANTÁSTICO MUNDO DA GENÉTICA HUMANA
Ficha Técnica
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SAÚDE |
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Andrea Cristina de Moraes Malinverni |
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Programa Resumido
Este projeto destina-se à formação do estudante, tanto da sua qualificação técnico-científica, quanto crescimento pessoal e social. É um projeto didático-pedagógico, que envolve alunos da primeira série do curso de Graduação em Enfermagem, regularmente matriculados na Unidade Curricular (UC) de Genética Humana, bem como envolve atividades complementares para aqueles alunos que quiserem aprimorar o trabalho desenvolvido na atividade curricular da UC. O objetivo é gerar material multimídia, difundindo assim conhecimentos na área de Genética Humana para todos os seguimentos da sociedade, em especial para profissionais da área de saúde e ciências biológicas. Os trabalhos revisados e editados são publicados no site http://ucgenetica.sites.unifesp.br/index.php/pt/ e disponibilizado para o público em geral. Assim, o impacto social deste trabalho é a transferência de conhecimentos e a ampliação de oportunidades educacionais, promovendo o acesso a informação de forma pública e gratuita.
REEXISTIR
Ficha Técnica
Área temática: |
SAÚDE |
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Thais Fernanda Vieira |
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Programa Resumido
O Projeto de extensão Reexistir foi criado no fim do segundo semestre de 2018, a partir das particularidades e demandas das questões do movimento LGBTQIA+ e do interesse das/os estudantes da Universidade Federal de São Paulo. Em princípio, suas atividades voltaram-se para rodas de conversa com temas referentes às esferas da comunidade LGBTQIA+. A finalidade foi desenvolver nas/os participantes a ampliação dos olhares em busca da promoção da saúde e dignidade humana, respeitando o próximo e coexistindo ativamente em sociedade. As atividades serão realizadas conjuntamente com o Centro de Referência da Diversidade Sexual. O projeto pretende consolidar sua parceria com o centro e iniciar suas oficinas com o objetivo de promoção da educação em saúde e cidadania da população LGBTQIA+ conforme a demanda do local. As ações irão visar o autocuidado, a promoção da saúde, o desenvolvimento da capacidade de entendimento sobre a saúde do próprio corpo, a promoção do conhecimento aos participantes sobre proteção, a vigilância à saúde, violência e direitos humanos. O projeto é alinhado com o preceito da indissociabilidade entre as ações de extensão, ensino e pesquisa, na perspectiva interdisciplinar. Nesse sentido, a partir de metodologias participativas, em 2018, ocorrem encontros para discussão de temáticas relevantes ao projeto e elaboração do cronograma de 2019.
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA DOENÇA ARTERIAL CORONARIANA: EDUCA-COR
Ficha Técnica
Área temática: |
SAÚDE |
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Vinicius Batista Santos |
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Programa Resumido
Introdução: A prevalência de recorrência de novos eventos agudos coronarianos está diretamente relacionada à intervenções multiprofissionais que favoreçam a adesão medicamentosa e não medicamentosa nesses pacientes e, portanto, melhorem o autocontrole da doença. A implementação dessas intervenções deve ser iniciada durante a internação dos pacientes com doença arterial coronariana aguda com um plano de alta hospitalar estruturado utilizando tecnologias educacionais atuais visando a melhora do conhecimento dos pacientes o que pode possibilitar a modificação do estilo de vida. Objetivo: Orientar os pacientes quanto a importância e a forma de controle dos fatores de risco cardiovascular, possibilitar ao discente extensionista a experiência da aplicação da Educação em Saúde para pacientes com doença arterial coronariana e desenvolver projetos de pesquisa que envolvam o uso de tecnologias leves e duras para a aplicação da educação em saúde. Método: Trata-se de um projeto de extensão voltado para implementação de um plano de alta com foco na promoção à saúde cardiovascular e controle dos fatores de risco cardiovascular e para os pacientes hospitalizados nas unidades de Cardiologia do Hospital São Paulo por qualquer manifestação da doença arterial coronariana com idade superior a 18 anos. Este projeto será dividido em três fases, sendo elas: desenvolvimento de tecnologias educativas, treinamento dos discentes extensionistas para a aplicação do plano de alta e Implementação do processo educacional nos pacientes com afecções coronarianas.
PROCESSO DE SAÚDE-DOENÇA NA ENFERMAGEM CLÍNICA: EDUCAÇÃO, PROMOÇÃO E PREVENÇÃO
Ficha Técnica
Área temática: |
SAÚDE |
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Cassiane Dezoti da Fonseca |
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Programa Resumido
O projeto intitulado Processo saúde-doença na enfermagem clínica: educação, promoção e prevenção vislumbra a aproximação do discente e o profissional da saúde com a sociedade e suas necessidades de cuidado e educação em saúde, frente às afecções clínicas. Será estabelecida uma parceria entre a Escola Paulista de Enfermagem da UNIFESP e as unidades de internação do Hospital Universitário, também da UNIFESP, que servem como campo de estágio da Unidade Curricular (UC) de Enfermagem Clínica. Os objetivos do referido projeto são: possibilitar o discente/profissional de saúde a vivência e reflexões sobre o manejo das afecções clínicas; empoderar o paciente/familiar/cuidador favorecendo o autocuidado; desenvolver estudos sobre promoção à saúde, prevenção e tratamento das diversas doenças clínicas prevalentes entre os pacientes internados nas unidades. O público alvo são pacientes internados nas unidades do Hospital São Paulo,e seus acompanhantes na cidade de São Paulo, fortalecendo o tripé ensino-pesquisa-extensão. O projeto será desenvolvido pelos alunos do segundo ano de graduação em enfermagem sob supervisão dos professores que serão responsáveis pela elaboração do material educativo e aplicação do mesmo. As atividades se darão durante o período em que a UC é desenvolvida no ano letivo. Os resultados serão avaliados periodicamente por meio de indicadores e satisfação dos usuários atendidos.
SOPRO DE AR FRESCO: É TEMPO PARA BRINCAR
Ficha Técnica
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SAÚDE |
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Aline Santa Cruz Belela Anacleto |
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Programa Resumido
O direito da criança brincar enquanto usuário de serviços de saúde tem respaldo na Política Nacional de Humanização (PNH), uma vez que seus princípios buscam qualificar as práticas do cuidado, de forma criativa e inclusiva, e convergem com a filosofia do Cuidado Centrado na Criança e Família ao valorar a pessoa como legítima cidadã de direitos e protagonista, parceria/corresponsabilidade e a autonomia dos sujeitos. Corrobora o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), que tem como um de seus objetivos envolver os pacientes e familiares nas ações de segurança, o que é potencializado quando a comunicação com o público é adequada e eficiente por meio de intervenções lúdicas educativas. Ademais, é preciso reforçar ações que visem o cumprimento da Agenda 2030, especialmente, no objetivo 3, Saúde e Bem-estar da população. Assim, diante dos organismos defensores do direito da criança brincar em qualquer cenário de atendimento à sua saúde e suas normativas; em resposta ao desejo delas de que seu cuidado seja qualificado por meio de ações lúdicas; da necessidade dos profissionais de saúde promover o brincar e utilizar o Brinquedo Terapêutico em seu cuidado diário, o Projeto de Extensão Sopro de ar fresco: é tempo para brincar, tem o propósito de desenvolver ações que valorizam, defendam o direito e a importância do brincar como indicador de saúde ao longo de toda a vida, bem como fortalecer os laços de extensão entre a comunidade dentro e fora da universidade. Assim, terá como objetivo geral promover ações valorizadoras do brincar ao longo de toda a vida com crianças, adolescentes, famílias e profissionais de saúde que vivenciam o atendimento à saúde e fomentar práticas lúdicas em diferentes cenários do cuidado à saúde, assegurando o direito de crianças e adolescentes a receberem uma assistência promotora de qualidade, na qual o lúdico é o mediador.
RECREAÇÃO PARA PESSOAS IDOSAS
Ficha Técnica
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SAÚDE |
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Meiry Fernanda Pinto Okuno |
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Programa Resumido
Com o envelhecimento populacional observa-se aumento do número de idosos que são hospitalizados. A hospitalização tende a tornar-se desagradável para o indivíduo uma vez que exige mudanças nos seus hábitos de vida, bem como o distanciamento de familiares, amigos e objetos pessoais. A recreação permite criar, satisfaz o espírito estético do ser humano e permite escapar do desagradável. Objetivos: Criar espaços de diálogo aos extensionistas discutindo sua inserção na sociedade, seu papel ético, político como cidadão e o trabalho interprofissional com questões relativas ao envelhecimento por meio de atividades recreativas. Metodologia: Este projeto tem como princípio metodológico o planejamento participativo da comunidade idosa e a educação popular em saúde como práticas de promoção da saúde. Possui o propósito de ocupar o tempo ocioso dos idosos durante a internação por meio de atividades recreativas, Considerações: Partindo do pressuposto que a hospitalização provoca alterações significativas na vida dos idosos, este projeto propõe atividades de recreação aos idosos internados nas enfermarias clínicas e cirúrgicas do Hospital São Paulo, uma vez que se acredita que a recreação pode ajudar a enfrentar a doença resgatando o lado saudável de cada idoso.
PROJETO SONECA: PROMOÇÃO E PROTEÇÃO DO AMBIENTE PARA QUALIDADE DO SONO
Ficha Técnica
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SAÚDE |
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Eliana Moreira Pinheiro |
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Programa Resumido
O presente projeto visa por meio de ações e materiais específicos preparados pelos extensionistas, oferecer conhecimentos necessários para aquisição de hábitos saudáveis de sono para pacientes, famílias e profissionais de saúde.
APRENDER SAÚDE
Ficha Técnica
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SAÚDE |
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Ana Paula Dias Franca Guareschi |
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Programa Resumido
No contexto pediátrico, a gestão do cuidado é realizada pelos responsáveis da criança, por isso, os profissionais de saúde precisam valorizar a literacia em saúde das famílias das crianças, para que a educação em saúde possa contribuir para a redução da morbimortalidade infantil. A fundamentação teórica deste projeto está pautada na Política Nacional de Extensão Universitária e de Promoção da Saúde, Cuidado Centrado na Pessoa e Família e Cuidado Transcultural. O objetivo é desenvolver ações assistenciais e educativas com crianças e suas famílias, na busca da promoção da saúde no âmbito de atenção primária de saúde. O Projeto "Aprender Saúde" será desenvolvido no Instituto Cristão de Ensino e Cultura (INCEC), que é uma associação civil sem fins lucrativos, localizado no bairro da Vila Mariana. Neste cenário existem três projetos com atendimento às crianças e suas famílias, que serão parceiros do "Aprender Saúde". O público alvo será de até 10 estudantes extensionistas "multiplicadores" da primeira à quarta série da graduação em enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem, divididos em áreas ou segmentos de acordo com sua aptidão. Espera-se com a execução do projeto que os estudantes desenvolvam habilidades e competências distintas das já realizadas nas atividades teórico práticas na graduação. Trazendo-os à reflexão ampliada sobre o fazer do profissional de saúde, aprendida por meio da interação com a comunidade, propiciando crescimento individual para a formação do futuro profissional e também o fortalecimento das ações de atenção primária de saúde da criança no país. Acredita-se ainda que as ações educativas executadas pelo projeto podem gerar impacto positivo na saúde da população atendida, reafirmando a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão.
GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE E MÍDIAS DIGITAIS
Ficha Técnica
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SAÚDE |
Contato |
Geisa Colebrusco de Souza Gonçalves |
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Programa Resumido
A proposta deste projeto é a criação e distribuição de conteúdos digitais denominado como podcasting por meio da elaboração de Podcasts, termo utilizado para definir programas e episódios de áudios. Na área de saúde, observa-se um aumento do número de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e a mídia digital no formato de podcasts é bastante promissora para disseminar o conhecimento e dialoga com uma população cada vez mais conectada. Diversos exemplos já estão amplamente disseminados e popularizados, tais como: "AvanSUS" e "Saúde que se Comunica" que dialogam com temas relacionadas ao SUS, inclusive sobre Gestão do SUS; o "Fronteiras da Ciência" tem um formato de diálogo de cientista com a sociedade para atualização dos avanços da ciência; outros exemplos são o "Nursecast Brasil" e "Saúde na Veia" que abordam o universo de trabalho da enfermagem. Por isso, este estudo tem como objetivo produzir mídias digitais, tipo podcasts, por estudantes da graduação para educação de trabalhadores de enfermagem. O projeto será desenvolvido como uma atividade de curricularização da extensão das Unidades Curriculares do DASSE. Espera-se que o projeto amplie a capacidade extensionista da universidade e desenvolvam nos estudantes habilidades de construção de conteúdo digital para que esse processo contribua tanto na sua própria formação, como no alcance das informações e conhecimentos produzidos na universidade, por meio da disseminação de informações baseadas em pesquisas recentes e evidências científicas que dialoguem com a sociedade.
MASSAGEM E ESTIMULAÇÃO COM BEBÊS (MEB)
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Maria das Graças Barreto da Silva |
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Programa Resumido
Desde 2003, o Programa Lá fora, antes projeto, atua em comunidades integrando estudantes dos diversos cursos da UNIFESPl: UBS Milton Santos e Comunidade Mauro I, Maria Helen Drexel (AMHD), Associação de Assistência à Criança com Câncer(AACC) e com a comunidade do entorno da UBS Vila Nogueira, UBS Promissão e Jardim ABC em Diadema. O projeto tem desenvolvido práticas de Educação em Saúde em Escolas de Educação Básica da rede pública, comunidade e usuários dos serviços de saúde,visando o trabalho com famílias. Para viabilizar as ações durante esse percurso, utilizando diversos recursos e estratégias como: oficina de sexualidade; oficina de bonecos; oficina do corpo; filmes educativos; mural do gênero; pintura e arte; recreação e gincanas educativas; técnicas narrativas integrativas, produção de material educativo (cartazes,folder). A experiência adquirida nos últimos anos permitiu verificar a importância de continuar ações dos projetos com famílias e comunidades no contexto de vulnerabilidade, com foco nas áreas de Saúde, Educação e Social por considerar a contribuição para as ciências voltadas à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, possibilitando ao participante da comunidade assistida o acesso as informações sobre os cuidados com a saúde e a prevenção de doenças. A parceria de docentes, graduandos UNIFESP vinculados a projeto de extensão e comunidades, consolida a proposta de contribuir com a formação de estudantes dedicados ao desenvolvimento da área do estudo com família. As ações desenvolvidas nos projetos tem como proposta colocar em prática os conhecimentos acadêmicos em diferentes contextos de atuação, onde a educação em saúde é o principal cenário. Com a finalidade de desenvolver ensino, pesquisa e ações de extensão,afirma-se o compromisso de continuar em 2017/2019 atividades, propondo ações de inserção dos estudantes visando contribuir com as ações e intervenções com famílias, escolares e profissionais da saúde e educação.
GESTÃO DO CUIDADO E MÍDIAS DIGITAIS - CARTOON NIGHTINGALE
Ficha Técnica
Área temática: |
SAÚDE |
Contato |
Patrícia Bover Draganov |
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Programa Resumido
O cartum é um desenho humorístico, animado ou não, que tem como característica a crítica, de maneira breve, dos momentos que abrangem o dia a dia de uma sociedade. No contexto moderno, o cartum se mostra como uma obra de arte atemporal frequentemente utilizada com intenção de humor e comunicação crítica. O objetivo desse projeto será desenvolver e distribuir cartuns a partir do diagnóstico da estrutura arquitetônica de estabelecimentos assistenciais de saúde. A metodologia será de estudo descritivo observacional como subsídio para intervenção social extensionista aplicado a unidade curricular de gerenciamento de serviços de saúde e enfermagem. O público alvo será composto por estudantes e a comunidade usuária de serviços de saude. O projeto será implementado em duas fases, a primeira durante a teoria da unidade curricular por meio de problematizarão com estudos de casos gerenciais hipotéticos, e a segunda no Hospital São Paulo, nas unidades de internação durante o estágio. Os resultados esperados são ampliar a capacidade extensionista da universidade e desenvolver, nos estudantes, habilidades de construção de cartuns contribuindo tanto na sua própria formação crítico-reflexiva, como no alcance das informações e conhecimentos produzidos na universidade, por meio da disseminação de informações baseadas em pesquisas recentes e evidências científicas que dialoguem com a sociedade e também, para a sociedade comunidade usuária de serviços de saúde que se beneficiará de sugestões para resolução de questões relativas a sustentabilidade, conforto e bem-estar.
CUIDADOS DE TRANSIÇÃO NA ALTA HOSPITALAR DO SERVIÇO DE EMERGÊNCIA
Ficha Técnica
Área temática: |
SAÚDE |
Contato |
Cássia Regina Vancini Campanharo |
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Programa Resumido
As readmissões são um problema em potencial nos Serviços de Emergência, pois podem aumentar a demanda pela procura destes locais. A transição de cuidados é uma estratégia para evitar readmissões hospitalares, pois contribui para a organização e continuidade dos cuidados, minimizando complicações após a alta. Objetivos: Criar espaços de diálogo aos extensionistas discutindo sua inserção na sociedade, seu papel ético, político como cidadão e o trabalho interprofissional com questões relativas aos cuidados prestados aos pacientes no período de transição do Serviço de Emergência para o domicílio. Metodologia: Este projeto tem como princípio metodológico o planejamento participativo para os cuidados de transição do paciente com a equipe interprofissional. Possui o propósito de fornecer orientação de alta individualizada, proporcionando autonomia e confiança no autocuidado, maior adesão ao tratamento e controle da doença, diminuindo o retorno do paciente ao Serviço de Emergência.
EDUCAÇÃO EM SAÚDE: PREVENÇÃO A COVID 19 EM ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Ficha Técnica
Área temática: |
SAÚDE |
Contato |
Ana Lucia de Moraes Horta |
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Programa Resumido
Projeto de extensão vinculado ao Programa Extensão Lá Fora, Inserido no Departamento de Saúde Coletiva da Escola Paulista de Enfermagem EPE-UNIFESP Campus São Paulo, tem como principal finalidade instrumentalizar graduandos de enfermagem, medicina, e fonoaudióloga para reflexão e construção de proposta de avaliação, promoção e prevenção sócio- educativa. Considerando a comunidade assistida no entorno da universidade e bairros na região sudeste no município de São Paulo, abrangendo funcionários das instituições de saúde e educação, família e comunidade da área de abrangência, o programa propõe desenvolver essa proposta com foco na de educação em saúde de acordo com as necessidades dos participantes da ação, ampliando as possibilidades de prática de estudantes para situações que favoreçam uma construção no processo de ensino aprendizagem dos participantes.
ENFCAST: DIVULGANDO CONHECIMENTO DE ENFERMAGEM PELAS MÍDIAS SOCIAIS
Ficha Técnica
Área temática: |
SAÚDE |
Contato |
Vinicius Batista Santos |
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Programa Resumido
A tecnologia educacional vem há tempos assumindo um importante papel na formação de estudantes e no aprimoramento dos profissionais da saúde. Um dos grandes recursos tecnológicos utilizados para a divulgação de conhecimentos na área da enfermagem são as mídias sociais por meio de banners, vídeos e até mesmo podcast sobre diversas temáticas. Porém sabe-se que, em algumas dessas situações, a divulgação pode ser equivocada, disseminando informações técnicas com falta de sustentação científica. Objetivo: Desenvolver materiais educacionais relacionados à área assistencial da enfermagem e divulgar esses materiais nas mídias sociais do projeto de extensão. Método: Trata-se de um projeto de extensão voltado para divulgar conhecimentos atuais acerca da área assistencial de enfermagem para alunos e profissionais de enfermagem. Os assuntos a serem discutidos serão elencados na disciplina de Enfermagem Fundamental juntamente com os alunos e responsáveis por este projeto e deverão retratar assuntos relacionados com a temática da disciplina referida, ou seja, processo de enfermagem, semiologia clínica e semiotécnica. Após o desenvolvimento teórico, os alunos desenvolverão os materiais educativos em diversos tipos de formatos: banners, vídeos, entrevistas e/ou podcasts e os mesmos serão divulgados nas mídias sociais do projeto de extensão com uma regularidade de um banner por semana.
INFANTE: INTERVENÇÃO COM FAMÍLIA DE CRIANÇA COM NECESSIDADES DE CUIDADOS COMPLEXOS EM SAÚDE
Ficha Técnica
Área temática: |
SAÚDE |
Contato |
Myriam Aparecida Mandetta |
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Programa Resumido
O projeto busca integrar o ensino, pesquisa e extensão garantindo sua indissociabilidade ao promover o aprendizado do discente e dos profissionais de saúde em relação à experiência da família no manejo da criança com condição crônica de saúde e necessidade de cuidados complexos, aproximando-os do contexto vivenciado pela criança e pela família e oferecendo oportunidades para o desenvolvimento de competências e habilidades para o cuidar. Está ancorado nos referenciais teóricos do Cuidado Centrado no Paciente e Família (CCPF), na Teoria motivacional do coping (TMC), nos Marcos da Primeira infância e no conceito de Parentalidade. Objetivo Geral Promover a integração de saberes entre famílias, discentes, docentes e profissionais da equipe de saúde sobre o cuidado da criança com anomalia congênita do sistema nervoso. Método: Pesquisa-ação, uma vez que engloba o ensino, pesquisa e extensão, e tem por objetivos contribuir para uma melhor resolução ou equacionamento de problemas considerados de pesquisa e melhorar o conhecimento sobre determinadas situações. Público-alvo: graduandos e pós-graduandos de enfermagem, medicina, psicologia, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, família de crianças com cuidados complexos em saúde e profissionais de saúde das áreas de enfermagem, medicina, psicologia, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia e serviço social.
@VACI-AMAR: AÇÕES EM VACINAÇÃO
Ficha Técnica
Área temática: |
SAÚDE |
Contato |
Anneliese Domingues Wysocki |
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Programa Resumido
As ações de imunização configuram-se como essenciais na prevenção de agravos de saúde na população. No entanto, têm-se observado movimentos anti-vacinação, veiculação de fake news por meio das mídias sociais e aumento da hesitação vacinal. Realizar ações em vacinação que possibilitem aumentar taxas vacinais e educar a população são essenciais. O projeto de extensão @vaci.amar: ações em vaciação¿ objetiva realizar ações em saúde voltada à imunização e doenças imunopreviníveis, especificamente: 1)Desenvolver ações educativas em saúde por meio da rede social Instagram, pelo perfil @Vaci.amar.unifesp, no qual são divulgadas informações científicas em linguagem clara e acessível sobre vacinação, fake news, novidades e atualizações; 2)Realizar a vigilância da cobertura vacinal em crianças e adolescentes e ações de busca ativa de faltosos em unidades de atenção básica do Sistema Único de Saúde do município de São Paulo e, a partir desse levantamento, analisar a cobertura vacinal da população e identificar crianças e adolescentes em atraso vacinal, formulando estratégias de busca a esses faltosos; 3)Realizar atividades educativas voltadas à imunização com crianças e adolescentes de escolas pactuadas no Programa Saúde na Escola (PSE) de unidades de atenção básica do Sistema Único de Saúde do município de São Paulo ; e 4)Estabelecer parceria e ações de colaboração junto à Divisão de imunização municipal de São Paulo; . Espera-se que as atividades contribuam para sensibilização em relação à atuação da enfermagem na vigilância e atividades relacionadas à vacinação voltadas a crianças e adolescentes.
MULHERES EM AÇÃO PELA SAÚDE, CIDADANIA E INCLUSÃO
Ficha Técnica
Área temática: |
SAÚDE |
Contato |
Camilla Pontes Bezerra |
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Programa Resumido
Introdução: Conforme o censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, mais de 45 milhões de brasileiros apresentam algum tipo de deficiência, o que equivale a 23,9% da população total do país. As principais causas das deficiências são: as doenças congênitas ou hereditárias; as decorrentes da falta de assistência ou da assistência inadequada às mulheres durante a gestação e o parto; a desnutrição; as que são consequências de doenças transmissíveis; as doenças e eventos crônicos; as perturbações psiquiátricas; e os traumas e as lesões associados às causas externas. Dessa forma, ações de promoção à saúde e prevenção de agravos e doenças para mulheres com deficiência tornam-se prioritárias. Objetivo geral: Promover ações educativas voltadas à saúde, cidadania e inclusão social para mulheres com deficiência. Metodologia: Este projeto tem como princípio a pesquisa-ação, por envolver etapas consecutivas que são complementares e interdependentes. Os resultados retroalimentam o processo e as pesquisas são conduzidas por atores que estão no cenário. Resultados esperados: Espera-se desenvolver ações de educação e promoção à saúde, e prevenção de agravos e doenças à saúde da mulher com deficiência, bem como, a qualificação da assistência, por meio do conhecimento que será compartilhado e a ampliação de oportunidades educacionais e assistenciais, tanto para os estudantes, quanto para os profissionais envolvidos, promovendo o cuidado integral à mulher, podendo estender-se à família e sociedade. Ademais, espera-se que o extensionista reflita e desenvolva um olhar crítico-reflexivo político e social relacionado às questões referentes à saúde das mulheres com deficiência.
CLÍNICA DA ENFERMAGEM NA SAÚDE MENTAL
Ficha Técnica
Área temática: |
SAÚDE |
Contato |
Maria Cristina Mazzaia |
E-mail |
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Programa Resumido
O Centro de Atenção Integrada em Saúde Mental apresenta forte potencial para o desenvolvimento de ações diagnósticas e propostas de tratamentos para as demandas apresentadas pela comunidade assistida, o que ocorre durante o atendimento médico. O serviço tem contribuído com o matriciamento da rede de atenção psicossocial (RAPS) já que realiza o encaminhamento implicado dos usuários. No entanto, ações educativas no sentido de fortalecer os usuários e familiares quanto ao seu processo de saúde e tratamentos se fazem necessárias para garantir a continuidade do tratamento na RAPS. Objetivos: desenvolver grupos educativos sobre as modalidades de tratamento ofertadas; aplicar os princípios da educação em saúde para fortalecimento da pessoa em adoecimento psíquico e seus familiares; propiciar o desenvolvimento de literacia em saúde mental; propiciar ao estudante reflexão crítica sobre as evidências das modalidades de tratamento em saúde mental e sobre a experiência do usuário em sofrimento psíquico junto a familiares. Método: A proposta contempla atividades com o uso da estratégia de grupos educativos em que será valorizado a leitura de mundo dos participantes a partir de seu contexto cultural e suas vivências, respeitando os pressupostos da reabilitação psicossocial. Resultados: Espera-se que o desenvolvimento do projeto de extensão possa atender demandas oriundas dos usuários e familiares, envolvendo-os nos tratamentos acordados no projeto terapêutico singular, bem como atender à necessidade da aquisição de conhecimentos, atitudes e habilidades necessárias aos estudantes para ações educativas em grupo de caráter interdisciplinar.
SEGURANÇA ALIMENTAR NA REGIÃO CENTRAL DA CIDADE DE SÃO PAULO EM TEMPOS DE PANDEMIA COVID-19
Ficha Técnica
Área temática: |
SAÚDE |
Contato |
Ana Rojas Acosta |
E-mail |
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Programa Resumido
A distribuição de itens de higiene para a população em situação de rua, especialmente a distribuição de marmitas, foi uma medida paliativa, por parte da sociedade civil organizada (instituições religiosas e filantrópicas). A pobreza se escancarou no meio desta situação de pandemia, quando a maioria da população se resguardava em casa, estas pessoas deambulam nas ruas, diante da falta do elemento vital como agua, álcool e alimento, pois os comércios e os serviços na cidade ficaram também fechadas, assim como os programas de alimentação, como Bom Prato e Rede Cozinha Cidadão. O papel do município e do Estado teve marcada letargia razão que nos motivou a acompanhar o trabalho de distribuição de marmitas para esta populaça no região central da cidade de São Paulo desde 2021 com o objetivo de melhor orientar à respeito da segurança alimentaria.
ARTICULAÇÃO DE PESQUISADORES DAS ÁREAS DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS E SAÚDE NO CONTEXTO DO COVID-19
Ficha Técnica
Área temática: |
EDUCAÇÃO |
Contato |
Ana Rojas Acosta |
E-mail |
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Programa Resumido
De conformidade a Resolução nº 01/2022/2022/Conselho de Extensão e Cultura de 17/01/2022 no seu Art. 3º - ¿Os programas e projetos de extensão devem: I. Democratizar o conhecimento acadêmico e a participação efetiva da sociedade na vida da Universidade. II. Incentivar a prática acadêmica que contribua para o desenvolvimento da consciência social e política, formando profissionais-cidadãos. III. Participar criticamente das propostas que objetivem o desenvolvimento regional, econômico, social e cultural. IV. Contribuir para reformulações de concepções e práticas curriculares da Universidade, bem como para a sistematização do conhecimento produzido¿. Assim como o Art. 4º que diz: "A articulação, coordenação e supervisão dos programas e dos projetos de extensão são de competência da Coordenadoria de Programas e Projetos de Extensão". Esta proposta trata-se de um projeto de extensão vinculado ao Programa Universidade e Participação Social e ao Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Famílias e Políticas Públicas - NEF/UNIFESP cujo fundamental interesse é de socializar experiencias de práticas desenvolvidas em diferentes territórios junto a famílias em situação de vulnerabilidade social a nível nacional e internacional (América e Europa) com atividade formativas através de eventos quinzenais aberto para o público geral (estudantes da graduação / pós-graduação, técnicos e comunidades) via remoto.
PROJETO DE EXTENSÃO EM SAÚDE DA MULHER: FLORESCER
Ficha Técnica
Área temática: |
SAÚDE |
Contato |
Karla Oliveira Marcacine |
E-mail |
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Programa Resumido
Introdução: As mulheres são a maioria da população brasileira e as principais usuárias do Sistema Único de Saúde. A morbimortalidade materna e de mulher em idade fértil reflete a qualidade de atenção à saúde dessa população e seu enfrentamento é uma das ações prioritárias em saúde, comprometendo todo o país com sua redução. Dessa forma, ações de promoção à saúde e prevenção de agravos e doenças tornam-se prioritárias. Objetivos: Desenvolver espaços de promoção à saúde das mulheres e a prevenção de agravos e doenças em todo o seu ciclo vital, proporcionando aos extensionistas, além da experiência prática profissional e a qualificação do cuidado, a reflexão quanto a inserção e representatividade da mulher na sociedade e, seu papel ético e político como cidadão nas questões relativas à saúde das mulheres, incluindo aquelas em situação de vulnerabilidade e em sofrimento psíquico. Metodologia: Este projeto tem como princípio a pesquisa-ação, por envolver etapas consecutivas que são complementares e interdependentes. Os resultados retroalimentam o processo e as pesquisas são conduzidas por atores que estão no cenário. Resultados esperados: Espera-se desenvolver ações de educação e promoção à saúde, e prevenção de agravos e doenças à saúde da mulher, bem como, a qualificação da assistência, por meio do conhecimento que será compartilhado e a ampliação de oportunidades educacionais e assistenciais, tanto para os estudantes, quanto para os profissionais envolvidos, promovendo o cuidado integral à mulher, podendo estender-se à família e sociedade. Ademais, espera-se que o extensionista reflita e desenvolva um olhar crítico-reflexivo político e social relacionado às questões referentes à saúde das mulheres, incluindo aquelas em situação de vulnerabilidade e em sofrimento psíquico.