Página inicial > NOTÍCIAS > Discentes da EPE/Unifesp lançam podcast Florencast

Nome é homenagem à Florence Nightingale, símbolo da Enfermagem Moderna

Por Juliana Cristina

Florencast portal

Estudantes e docentes de graduação no curso de Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem (EPE/Unifesp) - Campus São Paulo lançarão, no dia 2 de fevereiro, um novo projeto de extensão sobre mídias digitais e saúde do trabalhador, o podcast Florencast – nome escolhido em homenagem à Florence Nightingale, símbolo da Enfermagem Moderna. O projeto, voltado aos profissionais e estudantes da área da saúde, terá seus conteúdos divulgados mensalmente por meio da plataforma Spotify®, e o primeiro episódio abordará a questão Necessidades Humanas Básicas também servem para nós, profissionais?.

O podcast é coordenado pelas docentes Geisa Colebrusco e Lucíola Demery da EPE/Unifesp e constituído por 14 estudantes extensionistas e da Unidade Curricular Gerenciamento de Serviços de Saúde e Enfermagem I. Demery menciona que a ideia surgiu da necessidade de se comunicar por meio de plataformas digitais e produzir conteúdo científico e informativo para profissionais de Enfermagem e estudantes, além de instrumentalizá-los na produção de conteúdo digital. “A universidade pública deve estar atenta às necessidades dos trabalhadores da saúde, e o contexto da pandemia diminuiu a possibilidade de estar junto. Então por que não entregar conteúdo de qualidade por meio das mídias digitais?”, completa Colebrusco.

Os(as) estudantes são responsáveis por toda produção dos episódios, desde a criação da logomarca, gestão das mídias digitais, criação do roteiro e organização dos episódios, até a gravação dos episódios e convite aos entrevistados. Maria Clara Araújo Oliveira, discente do primeiro ano do curso de Enfermagem, explica que a experiência com as ferramentas utilizadas para produzir conteúdo foi nova para todos, mas a vontade, iniciativa e energia do grupo ajudou a construir o projeto. Em relação aos temas, Caroline Inacio da Silva, estudante do segundo ano de Enfermagem, menciona que decidiram abordar também questões ligadas a outras áreas da saúde como, por exemplo, saúde mental - pensando sobretudo no atual contexto pandêmico.

“Tem sido enriquecedor me deparar com assuntos e perspectivas diferentes. E é muito gratificante fazer parte de um projeto em que todo o conteúdo desenvolvido dentro da universidade pode ser levado para outros profissionais da área da saúde de forma acessível, prática, leve e que se enquadra no cotidiano”, finaliza Larissa Carvalho Saletti, discente do primeiro ano do curso de Enfermagem.

Florencast nas redes sociais: Instagram e Spotify

Discentes da EPE elaboram livreto sobre Alzheimer

Obra traz Informações para portadores e familiares

"Colinho Meu": alunas e professoras da EPE lançam livro sobre a importância do colo